🎁 Receba materiais exclusivos para EBD! Cadastre-se!
Revista Betel Adolescer+ – Lição 08: Jezabel, a rainha má – 2 Trimestre de 2025
Jezabel, a rainha má
Estude a Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025: Jezabel, a rainha má da Escola Bíblica Dominical deste domingo.A Revista Betel Adolescer+ – Lição 08 ensina sobre a história de Jezabel, a rainha má, e descubra como suas atitudes impactaram negativamente um reino inteiro. Uma lição importante para os adolescentes cristãos de hoje.
- Tema da Revista: Reinos, Reis e Rainhas
- Editora: Betel | 2 Trimestre 2025
Resumo da Lição 08 Betel Adolescer 2 Trimestre 2025
A Lição 08 da EBD Betel Adolescer 2 trimestre 2025 mostra a trajetória de Jezabel, a rainha má, serve de alerta para todos que desejam andar nos caminhos de Deus. Nesta lição da Revista Betel Adolescer+ 2º trimestre de 2025, entenda como más escolhas e influência negativa podem destruir vidas — e como viver na contramão desse exemplo.
O que você vai aprender nesta lição
- Quem foi Jezabel e por que ela ficou conhecida como a rainha má.
- Como sua influência corrompeu o povo de Israel.
- Quais lições práticas os adolescentes podem aplicar para viver de forma agradável a Deus, mesmo em meio a más influências.
👉 Você sabe o que torna uma pessoa realmente má? A história de Jezabel vai te mostrar.
👉 Jezabel foi rainha, mas seu legado foi marcado por idolatria, manipulação e destruição.
👉 Essa história bíblica vai te ajudar a fazer melhores escolhas e resistir às más influências.
🧑🏫 Começando a Aula
Objetivo
Saber que o pecado da idolatria separa o homem de Deus.
Texto(s) Bíblico(s)
lRs 21; 2Rs 8;9
Preparando a lição
Esta lição é a continuidade da anterior, por isso sugerimos que seja feita uma recapitulação da lição passada. Elabore questões objetivas (falso x verdadeiro ou múltipla escolha), abordando o reinado de Acabe e Jezabel sem se esquecer da idolatria que havia na época. Verifique as respostas após fazer a leitura da Mensagem Valiosa, para dar dinamismo a aula e promover uma melhor fixação do conteúdo.
🎖️Ganhe Créditos e Recompensas Exclusivas!
Complete lições, participe de desafios semanais e acumule prêmios incríveis enquanto fortalece sua fé. Comece agora sua jornada de crescimento espiritual! 🙌
👉 Faça login e desbloqueie seus benefícios
Introdução
Inicie a aula discutindo sobre o papel da mulher nos dias atuais. Você pode abordar a atuação da mulher na Igreja, na família e no mercado de trabalho. Faça um contraponto com as mulheres de outras épocas. Para isso, você pode citar filmes ou programas que mostram qual era o papel da mulher em épo-cas passadas. Estimule a participação de todos, procurando envolver os alunos mais introspectivos por meio de perguntas dirigidas a eles ou pedindo que opinem sobre o assunto. Inicie comentando que Jezabel influenciava negativamente Acabe e o seu reinado. Por se casar com uma mulher estrangeira, o rei oficializou a idolatria em Israel.
Embasamento Bíblico
Na Lei Mosaica, havia uma clara proibição quanto ao casamento ,de israelitas com pessoas de povos pagãos. Essa regra era frequentemente ignorada, especialmente quando a união envolvia interesses políticos. Assim foi o casamento entre Jezabel e Acabe. A narrativa bíblica nos mostra que Jezabel é um clássico exemplo do que não devemos fazer, pois ela combinava prepotência, violência e licenciosidade. As Escrituras Sagradas revelam Jezabel como um símbolo de iniquidade e barbárie. Em Apocalipse 2.20, por exemplo, seu nome é usado, simbolicamente, para representar o domínio feminino que corrompeu a Igreja cristã primitiva.
Ponto Final
Escreva no quadro algumas palavras relacionadas à lição, como: engano, vigilância, verdade, ousadia, profecia, maldade, hereditário. Peça a cada aluno que escolha duas palavras e forme uma frase sobre o tema estudado. Finalize lendo Mateus 24.4 e ore para que o Senhor guarde a mente dos adolescentes do que é mau. EBD Hoje | Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025 – Escola Dominical
📥 Baixe o PDF com 11 Dinâmicas para EBD 2025 – Escola Dominical
Receba agora o PDF gratuito com essas 11 dinâmicas.
Prontas para imprimir, com instruções e materiais!
Texto Bíblico
Mensagem Valiosa
“Por isso, meus queridos amigos, fujam da adoração de ídolos”. lCo 10.14
Lendo a Bíblia 📘
Segunda | 📖 1 Reis 21.25 “Acabe e Jezabel: Um alerta contra a influência maligna que corrompe o coração” Ensinamento sobre como alianças erradas destroem princípios e afastam o servo de Deus. |
Terça | 📖 1 Coríntios 10.14-22 “Fuja da idolatria: Você não pode servir à mesa de Deus e dos demônios” Um chamado à santidade e separação radical para quem deseja comunhão verdadeira com o Senhor. |
Quarta | 📖 1 João 4.1-6 “Discernindo espíritos: Como identificar o que vem de Deus e o que é engano” Aprenda a testar doutrinas e vozes espirituais com base na verdade bíblica. |
Quinta | 📖 2 Coríntios 7.1 “Purifiquemo-nos! A santidade é o caminho para viver as promessas de Deus” O chamado à limpeza espiritual e ao temor santo como estilo de vida cristão. |
Sexta | 📖 Hebreus 13.7-9 “Lembre-se dos líderes fiéis: O Evangelho não muda, mesmo quando as vozes mudam” Uma exortação à firmeza doutrinária e à valorização de bons exemplos na fé. |
Sábado | 📖 Apocalipse 2.18-25 “Jesus vê tudo: Tolerar o pecado é se afastar do centro da vontade de Deus” Uma mensagem profética e confrontadora sobre a pureza da igreja diante do olhar penetrante de Cristo. |
Introdução
O casamento de Acabe foi muito prejudicial para Israel. Ao aceitar uma rainha estrangeira, Acabe violou os mandamentos de Deus. E, mesmo tendo justificado a decisão com questões políticas, ele foi condenado pelo Senhor por ter se rendido ao que era mau (1Rs 21.25}. Jezabel exerceu uma influência extremamente negativa na vida do marido e da nação.
🧑🏫 Quem foi Jezabel, a rainha má?

Jezabel, uma fenícia cruel e perversa que disseminou a idolatria no reino do Norte. Foi esposa do rei Acabe, rei de Israel, e ficou conhecida por sua perversidade e idolatria. Ela não apenas influenciou negativamente seu marido, como também levou todo o povo a se afastar de Deus. Era filha do rei Etbaal, de Tiro, e trouxe consigo o culto a Baal, um falso deus. Jezabel usou seu poder e autoridade para exterminar os profetas do Senhor, promover a idolatria e perseguir aqueles que se opunham às suas práticas malignas.
Mas quem eram os fenícios?
Na antiguidade, os fenícios habitavam uma estreita faixa de terra o longo da costa do atual Líbano, Síria e norte de Israel, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Os fenícios eram um povo de origem Cananeia, hábeis construtores e grandes navegadores, que em suas viagens marítimas construíram várias colônias em toda costa do Mar Mediterrâneo, uma delas foi Catargo, no norte da África, o que mais tarde se tornou um grande Império, incomodando terrivelmente a antiga civilização romana. Este povo também foi responsável pela criação do primeiro alfabeto fonético da humanidade.
Os fenícios eram politeístas, ou seja, adoravam vários deuses, dentre eles seus principais eram Baal, que era considerado o deus da tempestade, Astarote, considerada a deusa da fecundidade e Aserá, considerada a mãe de todos os deuses. Os rituais às divindades baseavam-se em sacrifícios de animais, e muitas vezes, em terríveis sacrifícios humanos.
A Bíblia relata sobre o encontro do profeta Elias com os profetas de Baal e Aserá no monte Carmelo. Naquela ocasião o profeta Elias desafiou os profetas, que tinham feito de tudo o que podiam, a fim de demostrar alguma reação do seu falso deus. Então, o único Deus, o Deus de Israel, se manifestou mandando fogo sobre o altar, envergonhando os profetas de Baal e Aserá, ocasionando em suas mortes. Jezabel, como era uma rainha muito má, ao saber do acorrido ameaçou de morte, o profeta de Deus, profeta Elias (1°-Reis 18 e 19). EBD Hoje | Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025 – Escola Dominical
1. Maldade sem limites
Embora fosse proibído pela Lei de Deus, o casamento de hebreus com mulheres pagãs não era novidade naquela época. O grande problema estava no fato de as mulheres estrangeiras ensinarem suas religiões e seus costumes pagãos aos maridos e, consequentemente, essa influência atingia o povo.
Foi assim também com Jezabel, que extrapolou todos os limites da ousadia: além de levar suas práticas religiosas para o casamento e contaminar o seu marido, ela as impôs ao povo. A passividade do rei Acabe fez com que Jezabel instituísse o culto a Baal e condenasse à morte os profetas de Deus (1Rs 18.4).
A liderança de Acabe sobre o povo e o reino era forte e incontestável, porém ele mostrou-se fraco na condução do prqprio casamento, e Jezabel se aproveitou disso. No episódio da vinha de Nabote, por exemplo, ela acabou tomando a frente da situação ao ver o marido fragilizado, magoado e descontente com a vida.
Quando Acabe ficou aborrecido e deixou de comer por não ter conseguido negociar a vinha de Nabote, Jezabel lhe disse: “Governas tu, agora, no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita”. lRs 21.7.
Jezabel não tinha parâmetros morais, por isso achou que o rei tinha o direito de fazer o que quisesse. Para conseguir aquela vinha, ela inventou uma situação em que Na bote foi acusado falsamente de blasfêmia. Como mandava a lei, ele foi apedrejado até a morte, e seus bens passaram para o rei, como era o costume. EBD Hoje | Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025 – Escola Dominical
📚 Acabe demonstrou ser um homem fraco ao se deixar levar pela influência nociva de Jezabel. A partir daí, a rainha perversa começou um tempo de maldades no reino.
🧑🏫A influência maligna de Jezabel
Jezabel manipulava o rei Acabe e agia com crueldade para atingir seus objetivos. Um dos exemplos mais claros disso é o caso da vinha de Nabote. Quando Acabe desejou a terra de Nabote e foi recusado, Jezabel tramou sua morte com testemunhas falsas. Sua sede de poder a fazia cometer atrocidades em nome de conveniência e dominação.
Isso nos mostra que, quando uma pessoa se afasta da verdade e do amor de Deus, suas ações se tornam perigosas não apenas para si, mas para todos ao seu redor. Jezabel, a rainha má, é símbolo do perigo de um coração endurecido e dominado pelo pecado. EBD Hoje | Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025 – Escola Dominical
2. Uma herança maldita
Nem sempre “filho de peixe, peixinho é“; no caso de Jezabel, porém, foi o que aconteceu: tanto mentiras quanto assassinatos estiveram presentes em sua história familiar. Etbaal, o pai dela, chegou ao trono mediante complôs e assassinatos. Logo, tirar a vida de alguém para possuir o que não era seu por direito era algo aceitável. Além disso, a idolatria lhe foi transmitida como uma herança familiar: o nome do pai significa “Baal está vivo”. Segundo o historiador Flávio Josefo, o nome Jezabel significa: “onde está o príncipe (Baal)” ou “o príncipe (Baal) existe”.
Se o comportamento de Jezabel aponta para uma forte influência de seu pai, o relato bíblico nos mostra que ela também exerceu forte influência sobre os filhos. Acazias, o filho mais velho, cometeu os mesmos pecados que Jezabel e Acabe (lRs 22.53).
Jorão, o outro filho, foi morto por Jeú, rei de Israel, como punição por todas as coisas que os seus pais tinham feito aos profetas de Deus (2Rs 9.24-26). Também a filha de Acabe e Jezabel, Atalia, herdou a maldade da mãe. Sendo israelita, ela se casou com Jeorão, rei de Judá (2Rs 8.16-18).
Como o seu marido e o seu filho morreram, para tomar posse do trono, Atalia matou toda a descendência real – com exceção de Joás, que foi escondido por Jeoseba (2Rs 11.1-3). Atalia reinou durante seis anos às custas da vida dos próprios netos.
A maldade de Jezabel não afetou apenas a Israel, o reino do Norte, mas a Judá também. A Bíblia diz que Jeorão, rei de Judá, “andou no caminho dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque tinha por mulher a filha de Acabe, e fez que era mal aos olhos do Senhor”. 2Rs 8.18. EBD Hoje | Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025 – Escola Dominical
📚 Promova um breve debate sobre a influências de uniões fora da presença de Deus e suas consequências. Pergunte aos alunos se eles têm algum exemplo conhecido para compartilhar.
✌O jeito grátis, divertido e eficaz de aprender lições bíblicas
3. O fruto da maldade
A rainha Jezabel marcou a história do povo hebreu, e a sua má reputação está registrada na história do cristianismo. Ela é citada no livro de Apocalipse tomo uma advertência à igreja de Tiatira: “Porém tenho contra vocês uma coisa: é que toleram Jezabel, aquela mulher que diz que é profetisa. Ela leva os meus servos para o mau caminho, ensinando-os a cometer imoralidade sexual e a comerem alimentos que foram oferecidos aos ídolos”, Ap 2.20.
O nome Jezabel acabou virando sinônimo de falsidade, “tolerar Jezabel” é o mesmo que tolerar o pecado, a iniquidade e a heresia. Jezabel também tinha um alto poder de sedução. Isso fica claro quando, antes da sua morte, ela tentou seduzir Jeú,
“pintando os olhos e arrumando o cabelo” (2Rs 9.30). Popularmente, Jezabel passou a ser um termo que faz referência às mulheres com comportamento semelhante ao da rainha do AT: uma mulher sedutora e falsa.
A Igreja de Tiatira se deixou seduzir pela “doutrina de Jezabel”, porque o mal sempre se apresenta de forma camuflada: status, bom nome e beleza radiante, por exemplo. A desobediência do rei Acabe, quando se casou com uma mulher má e que não servia ao Senhor, acabou se transformando em um triste episódio da história de Israel. EBD Hoje | Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025 – Escola Dominical
📚 Pergunte aos alunos como o cristão deve se preparar para não entrar em relacionamentos que o afastam dos caminhos do Senhor (ex. orando, prestando atenção às conversas e aos hábitos dos amigos, observando o comportamento das famílias com as quais se envolvem).
🧑🏫 O fim de Jezabel, a rainha má
Deus não deixou suas ações impunes. Por meio do profeta Elias, foi declarada uma profecia de juízo: Jezabel morreria de forma trágica. Anos depois, durante o reinado de Jeú, essa profecia se cumpriu. Ela foi lançada de uma janela, morreu e os cães devoraram seu corpo, como havia sido profetizado.
O fim de Jezabel é um alerta claro: ninguém zomba de Deus impunemente. A justiça divina pode demorar, mas nunca falha. Jezabel, a rainha má, colheu exatamente o que plantou. EBD Hoje | Lição 08 Betel Adolescer 2 trimestre 2025 – Escola Dominical
SUGESTÃO DE LEITURA 📘

🔖Como se tornar um cristão inútil – 👉Veja Aqui
O convite ao discipulado e à vida cristã não é um chamado para ser o protagonista da história, mas para ser parte de um povo. Deus não procura quem sonha com cargos e títulos ou quem deseja receber medalhas. Ele está à procura de verdadeiros adoradores, de cristãos comuns que testemunham do evangelho sem precisar subir no palco. Afinal, no reino dos céus não há lugar para especiais, orgulhosos, para quem quer ser o primeiro, mas para gente arrependida e para cristãos “inúteis”!

🔖O Deus que destrói sonhos – 👉 Veja Aqui
Uma tentação constante que cerca a vida cristã é a inversão do chamado: a presunção de que Deus precisa abençoar nosso caminho e seguir nossos planos e sonhos. Essa postura é enganosa e faz parecer que Deus só é fiel quando nos abençoa. Mas e se Deus derrubar o nosso sorvete, ele deixa de ser fiel? Claro que não! Ele continua sendo um Pai sábio e um Deus misericordioso mesmo em meio às nossas frustrações. Às vezes, ele só quer chamar nossa atenção para o caminho certo. Você já deve ter testemunhado gente adulta se comportando como criança por não ter a vida que pediu a Deus. É porque pediu errado!
Neste livro, Rodrigo Bibo, do podcast Bibotalk, apresenta o caminho do discipulado, o meio para “sonhar” o que Deus já planejou. Aprenda a enxergar e seguir a vontade soberana de Deus expressa em Sua Palavra, tendo uma vida de serviço dedicada a Cristo.

🔖Desconforme-se – 👉 Veja Aqui
O que é o chamado de se desconformar?
Em sua carta aos Romanos, Paulo faz uma convocação que alcançou a Igreja de todas as eras, chegando até os nossos dias: “Não vos conformeis com este século”. Ok, isso não é novidade. Mas como fazer isso na prática em um mundo pós-moderno? Do que exatamente devemos nos desconformar?
Richarde Guerra vai ajudar você, adolescente e jovem do século 21, a responder a essas questões e a cumprir esse chamado. Em cada capítulo de Desconforme-se, você conhecerá algumas das principais características da atualidade e encontrará dicas de como abordá-las à luz da Bíblia e mudar sua mente e seu comportamento para se conformar à Palavra, em vez de entrar no formato deste século.
Concluindo
O poder de Jezabel cresceu devido ao consentimento de Acabe, que se aliançou com ela e abandonou os Mandamentos de Deus. A Palavra relata que o rei Acabe se vendeu ao que era mau (1Rs 21.25). Jezabel, além de estrangeira, cultuava a Baal, um falso deus pagão, e logo começou a perseguir os profetas de Deus. Nesta lição, vimos que a história da família de Jezabel é um bom exemplo das consequências da idolatria, da falsa doutrina e da falta de temor ao Deus Vivo.
Aplicações práticas para adolescentes
- Rejeite toda forma de idolatria moderna (como vaidade excessiva, vícios ou obsessões digitais).
- Não se deixe levar por amizades ou influências que afastam você de Deus.
- Use sua voz para defender a verdade, mesmo quando ela for impopular.
- Cultive um coração sensível, humilde e arrependido diante do Senhor.
- Escolha ser como Elias: corajoso, fiel e obediente ao chamado de Deus.
- 📥 Como baixar revista Adolescentes Betel 2 Trimestre 2025
- 📖 Ver revista Adolescentes Betel 2 Trimestre 2025 online
- 🔽 Download da revista Adolescentes Betel 2 Trimestre 2025 em PDF
- 📆 Qual é a lição deste domingo – Adolescentes Betel 2 Trimestre 2025?
- 🕊️ Tema da revista Adolescentes Betel 2 Trimestre 2025
- 📘 Material de apoio para líderes e professores EBD Adolescentes Betel 2025
- ⛪ Lição 08: Jezabel, a rainha má – 2 Trimestre de 2025 | Adolescentes Betel
- 📝 Revista Adolescentes Betel 2 Trimestre 2025 completa
🥰 Queremos saber a sua opinião!
Sua participação é essencial para melhorarmos cada vez mais nossos conteúdos da EBD.
📌 Pressione Ctrl + D para adicionar esta página aos seus favoritos e acessá-la com mais facilidade depois.