Lição 02 – Ester, um espelho para o cristão de hoje – Revista Betel Adultos 1 trimestre 2021

Lição 02 – Ester, um espelho para o cristão de hoje

Revista Betel Dominical Adultos – 1 Trimestre de 2021

1 Trimestre de 2021, ano 31 nº 118
Comentarista: Bispo Abner Ferreira
Data: 10 de janeiro de 2021

Texto Áureo

“(…) e alcançava Ester graça aos olhos de todos quantos a viam”
Ester 2.15b

👍 Verdade aplicada

As atitudes da rainha Ester enfatizam a necessidade de sermos pessoas honradas.

🎯 Objetivos da lição

  • ENTENDER qual é o papel do cristão no mundo.
  • APRESENTAR Ester como um exemplo de fidelidade.
  • RESSALTAR que Ester era íntegra e temente a Deus.
📜 TEXTO BÍBLICO
ESTER 2
8. Sucedeu, pois, que, divulgando-se o mandado do rei e a sua lei, e ajuntando-se muitas moças na fortaleza de Susã, debaixo da mão de Hegai, também levaram Ester à casa do rei, debaixo da mão de Hegai, guarda das mulheres.
16. Assim foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real, no décimo mês, que é o mês de tebete, no sétimo ano do seu reinado.
17. E o rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens; e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.

Introdução

Ester foi uma das mulheres mais importantes da Bíblia e sua vida nos traz grandes aprendizados. A vida de Hadassa, mais conhecida como Ester, tinha tudo para dar errado, visto que ela era órfã de pai e mãe. Mas em toda sua história vemos claramente a ação de Deus. Sua conduta equilibrada e suas atitudes corajosas e altruístas, salvaram o seu povo de um extermínio. Suas inúmeras qualidades não só fizeram sucumbir os maquiavélicos projetos de Hamã (3.13; 9.1-5) como também a tornaram uma pessoa exemplar. O apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo disse: “… sê o exemplo dos fiéis, na Palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12).

1 – O PAPEL DO CRISTÃO NO MUNDO

Assim como Ester, devemos compreender nosso papel na história. Ester deu um exemplo importante de coragem e altruísmo, se colocando como intercessora pelo seu povo perante o rei. O relato bíblico nos deixa claro que não foi fácil para aquela jovem enfrentar o medo e os protocolos rígidos e revelar as astúcias e propósitos do primeiro-ministro, homem de confiança do rei. Mas, com muita humildade, coragem e sabedoria ela revelou o plano malévolo elaborado pelo inimigo do seu povo. Mas antes disso, ela buscou e humilhou-se com jejum diante de Deus, o Rei dos reis, a fim de abençoá-la na sua missão (4.15-16). Como já sabemos, nosso Deus desde sempre, estabeleceu um plano eterno para as nossas vidas, convidando-nos a respondê-Lo com amor e generosidade. Não somos chamados para uma vida individual e egoísta, mas para colaborar com os propósitos de Deus na terra, sendo instrumentos de “salvação” para os povos. Essa responsabilidade começa com o nosso papel básico de sermos sal e luz em nossa comunidade (Mt 5.13-16).

1.1. Devemos confiar no amor de Deus

Confiar em Deus é acreditar no Seu amor, é saber que a Sua vontade é o melhor para nós. Ester não sabia, mas não foi coroada para viver apenas uma grande história de amor. Depois ela compreendeu que foi colocada também em uma posição estratégica e com propósitos (4.14). O mesmo acontece conosco. Também devemos compreender que estamos onde estamos por uma razão maior do que as nossas próprias vidas. Por causa de algo superior aos nossos desejos individuais. Por isso, devemos e podemos usar nosso poder de influência, no contexto em que estamos inseridos, para os fins corretos, e para aquilo que Ele nos direcionar. Devemos confiar que quando Deus escreve a nossa história, nada é por acaso. Tudo faz parte do plano desenhado por Ele, ainda que em alguns momentos as situações não sejam tão claras. Só precisamos estar dispostos e confiar no grande amor de Deus.

1.2. Um exemplo para os cristãos de hoje

As oportunidades de Ester foram maiores ou menores do que as nossas? Deus usou Ester, uma órfã judia, para Seus propósitos e, assim também poderá usá-lo para cumprir os propósitos dEle mesmo sendo você a pessoa mais improvável que exista. Estamos dispostos a agir de maneira sábia e corajosa, mesmo tendo que enfrentar perigos ou mesmo a morte para estar no centro da vontade de Deus? As “oportunidades” vêm para aqueles que estão dispostos a tirar o melhor partido delas.

1.3. Uma fé inabalável

“Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 125.1). Confiar é sinônimo de ter fé. Assim, os que acreditam no Senhor têm uma fé alicerçada em Deus, a Rocha inabalável (Sl 62.2). Ainda que a sua fé não seja grande como uma montanha, considera a grandeza do Seu Deus! O importante não é o tamanho da sua fé, mas em quem ela está posta. Se a sua confiança está firmada no Deus que é maior que todas as coisas, não precisa temer nem se abalar com o que possa acontecer. Entregue-se e confie Nele.

✍️ Subsídio

Devemos em nossa vida cotidiana orar e confiar totalmente no Senhor. Somente assim desenvolveremos em nosso caráter a sensatez, a paciência e a fé necessárias a uma vida vitoriosa na presença de Deus e dos homens. E, como Ester, triunfaremos a despeito das adversidades. Confiemos sempre no Senhor!

😊 Está gostando desse artigo? Curta e compartilhe essa lição!!

2 – UM EXEMPLO DE FIDELIDADE

Deus exaltou Ester porque sabia que poderia contar com ela para livrar o seu povo. Quando estava na casa de seu primo a jovem foi fiel ao Senhor. Quando foi levada para a casa do eunuco do rei para ser preparada como pretendente do rei ela continuou sendo fiel a Deus. Por isso, foi escolhida para ser rainha e quando seu povo foi perseguido poderia esquecer-se deles por causa de sua prosperidade, mas ela continuou sendo fiel a Deus. O povo judeu não se salvou porque Ester era rainha, mas porque ela era um exemplo de fidelidade a Deus.

2.1. Faça a diferença onde você estiver

Fazer a diferença não é simplesmente ser conhecido como “crente”, fazer a diferença é ter a postura de um cristão que anda com Deus e que reflete esse andar nos seus relacionamentos. Quando as pessoas olham para nossas vidas e percebem que somos diferentes, que somos sal da terra e luz do mundo, através disso, elas podem glorificar a Deus. Infelizmente, muitos cristãos estão vivendo um cristianismo insípido, de fachada, que não faz a diferença, que não causa impacto em sua geração. Como cristãos, temos a missão de fazermos a diferença na vida das pessoas, de marcarmos a vida dos nossos familiares, vizinhos, colegas de trabalho, enfim da nossa sociedade. Somos chamados para levarmos a sério que somos filhos da luz, na certeza de que nossa vida expõe toda obra das trevas perante as pessoas, constrangendo o pecador a uma nova vida. Será que estamos fazendo a diferença onde Deus nos colocou? E se estamos, que tipo de diferença estamos fazendo? Jesus nos chamou para fazermos diferença.

2.2. As estratégias de Deus para a nossa vida

Nós cristão somos partes do grande projeto de Deus na terra; Por isto, devemos viver com fé, como pessoas destinadas a um propósito. Deus será honrado quando invocarmos a Sua graça para sermos aquilo que Ele quer que sejamos e façamos aquilo que Ele quer que façamos na atual circunstância. Precisamos aproveitar as oportunidades que Ele nos dá aqui e agora. Talvez, mais tarde, Ele abra oportunidades mais amplas se for esse o Seu propósito, mas isto está em Suas mãos. Nossa responsabilidade é deixá-LO nos usar onde estivermos. Quando precisamos sempre contamos com Deus. E Deus pode contar conosco?

2.3. Deus tem um propósito na vida de cada crente

Deus tem um propósito para você, exatamente agora, exatamente onde você está, não importa quem você seja, onde more, com que seja casado, o que tenha vivido no passado ou o que tenha de enfrentar no futuro. Na verdade, Ele permitiu que você chegasse até aqui para um propósito definido, “para um momento como este”. Ele tem algo específico para você realizar na presente situação e quer que você procure as oportunidades para isso na sua esfera atual de influência.

Está gostando desse artigo? Deixe seu apoio em forma de curtida 😊

3 – ESTER, MULHER ÍNTEGRA E TEMENTE A DEUS

As principais características de uma pessoa de valor está na sua integridade e no seu temor a Deus. A integridade e o temor de Deus são como o oxigênio para a vida do discípulo. Sem integridade e temor a Deus não existe o discípulo (Dt 10.12). Ser íntegro e temente a Deus significa que, além de ser justo e verdadeiro, precisamos também nutrir sentimentos de respeito e reverência a Deus e aos Seus preceitos, odiar o que Ele odeia, andar em seus caminhos e buscar conhecê-lo cada vez mais (Hb 12.28-29). Para ser íntegro e temente a Deus não é necessário ser uma “personalidade” ou “pessoa especial”, na verdade o caminho é inverso: muitos homens e mulheres mudaram o curso da história simplesmente porque temiam a Deus. Deus quer se manifestar na vida de todos, basta buscá-Lo e seguí-Lo sempre, mesmo que as situações sejam adversas, mesmo que implique em abrir mão de regalias. Qualquer pessoa, desde a mais marginalizada até ao mais importante precisam estar no centro da vontade de Deus para que possam fazer diferença no seu contexto. Ester conseguiu ser verdadeira e nutria sentimentos de respeito e reverência a Deus mesmo diante de uma sociedade corrompida. Ela não se apresentou dividida em seus pensamentos e atitudes. Isto fez dela uma jovem sábia (Pv 9.10).

3.1. A benção do Senhor estava sobre a vida de Ester

Ester foi uma mulher abençoada por Deus. Podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester quando, ainda jovem, se tornou órfã de pai e mãe e Deus lhe providenciou tudo para que ela não fosse desamparada, mas que tivesse todos os cuidados necessários (2.7); podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester, quando levada ao palácio, Hegai (guarda das mulheres) deu a ela preferência e cuidados especiais (2.9); podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester quando selecionada a mais bela das moças não fora apenas escolhida para ser rainha no lugar de Vasti, mas, que alcançara graça, benevolência e foi amada pelo rei (2.17); podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester quando, decidida a arriscar a sua vida, alcançou o favor do rei e teve o cetro de ouro apontada para si (4.11,16; 5.1-2); podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester, quando ela conseguiu convencer o rei de que o conselheiro em que ele mais confiava era um homem perverso e manipulador; podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester, quando esta conseguiu a salvação do seu povo e de sua própria vida (7.3-6); podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester, quando esta conseguiu transformar a derrota em vitória, o pranto em alegria, o que seria a maior tragédia em uma incomparável conquista para o seu povo (3.13; 9.1,5,18-19); podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester, quando esta conseguiu mudar sorte de seu primo Mordecai de candidato à forca a primeiro-ministro do rei, invertendo os desígnios com o seu algoz (7.9-10; 8.1-2; 9.25; 10.1); podemos ver a bênção do Senhor sobre a vida de Ester, quando esta conseguiu colocar seu nome no livro da vida e na galeria dos “heróis da fé” (9.28).

3.2. A vida eterna: tesouro incomparável

A busca por tesouros sempre exerceu um fascínio sobre a humanidade. Um tesouro, como comumente conhecemos, consiste em uma volumosa riqueza: pode ser em dinheiro, joia, ouro, prata, e inúmeros outros bens que alguém possua. Na vida, não há nada mais precioso do que encontrar a Jesus Cristo e receber o presente da vida eterna (Rm 8.18; 1 Tm 6.19; Hb 11.26). Por isto, as Escrituras nos aconselha a nunca abandonar as bênçãos espirituais pelas riquezas materiais: “Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens” (At 17.29). Infelizmente muitos rejeitam Jesus e a vida eterna para confiar em coisas perecíveis, preferindo assim ficar fora do reino dos céus (Lc 18.22-24). O conselho que Jesus nos dá é este: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam (Mt 6.19-20).

3.3. A verdadeira paz só em Jesus Cristo

As pessoas procuram paz em lugares e circunstâncias, mas, a verdadeira paz não é encontrada em uma esquina ou em lazer, paz não é ter bens materiais ou qualquer outra coisa. A verdadeira paz e felicidade só se tem no único e verdadeiro Deus, Jesus Cristo. A paz que Jesus tem pra nós não precisa de um lugar especial, não precisa de objetos e nem dinheiro. A paz de Jesus se apresenta até nos piores lugares, você pode não ter uma casa boa, o carro do ano, ou ser alguém viajado, mas se você tiver Jesus em seu coração, então, recebe a paz que o mundo não tem. Por isso, Jesus disse que ele deixava uma paz diferente, uma paz que não depende de coisas concretas. No momento que você entender a paz de Jesus, as demais coisas virão automaticamente em sua vida. O que está esperando para descobrir a paz que nunca encontrará neste mundo?

✍️ Subsídio

Ester: chamada para orar

Nesta história, onde Xerxes representa DEUS e Hamã representa Satanás, adivinhe quem o representa – Ester. Ester representa você. Você e Ester têm muito em comum. Veja, Ester era uma órfã abandonada. Nós não sabemos por que seus pais a deixaram, mas ela era uma órfã abandonada. Nós, também. Não temos nome. Não temos futuro. Mas alguém veio amavelmente e nos adotou. Nosso Rei nos adotou. Neste caso, Mordecai, seu primo, a criou. Ele era mais do que apenas um pai. Ele também era um conselheiro para ela. E quando foi necessária uma rainha para servir na Pérsia – estamos encurtando muito uma longa história aqui por nem mencionar por que foi necessária uma nova rainha – é suficiente dizer que ela entrou no concurso de Miss Pérsia e ganhou. E o rei teve uma nova rainha. Mordecai, então, chega como seu conselheiro. Mordecai no livro de Ester representa o papel do ESPÍRITO SANTO, porque você, também, tem o ESPÍRITO SANTO que chega como seu conselheiro, que o orienta, que o aconselha. E ele sabiamente disse a Ester para não revelar que ela era judia. E então ela assume o trono como rainha e ninguém sabe que ela é judia. Ele também foi quem disse a ela para ir ao rei Xerxes e pedir misericórdia por causa do que Hamã estava para fazer.

Agora, ela estava resistente em fazer isso, o que pode deixá-lo curioso. Deixa a mim. Acho que a primeira coisa que eu faria seria pedir ajuda. Então ela explica a Mordecai por que ela não quer ir e falar com o rei Xerxes. Em Ester capítulo 4 e versículo 11 ela diz, “Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte, a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva; mas eu já há trinta dias não sou chamada para entrar a ter com o rei.”

Bem, por mais peculiar e remoto que isso possa soar para nós, essa era a prática do reino, que ninguém, nem mesmo a rainha, poderia entrar na sala do trono a não ser que ela ou ele fosse primeiramente convidado. E se eles entrassem e o rei não estendesse seu cetro, que é seu ato simbólico de recebê-los, eles perderiam suas cabeças. E Ester meio que gosta de sua cabeça. E ela não está pronta para correr esse risco. Então Mordecai vai até ela e oferece sua palavra de encorajamento, assim como o ESPÍRITO SANTO vai até você e oferece suas palavras de encorajamento. Ele diz, “Não imagines que, por estares no palácio do rei, terás mais sorte para escapar do que todos os outros judeus. Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?”

Note, por favor, que Mordecai tem certeza de que o povo judeu terá livramento. Ele não está preocupado a respeito da salvação do povo judeu. Ele sabe que alguém irá aparecer e salvá-los, porque eles são a linhagem através da qual JESUS nascerá. Ele fala com sabedoria como o ESPÍRITO SANTO fala conosco. O que está em questão aqui não é a sobrevivência do povo. O que está em questão aqui é o papel de Ester na história de DEUS. O que está em questão na sua vida não é se algum dia haverá céu e se algum dia haverá inferno, se DEUS mais cedo ou mais tarde reinará supremo. Isso acontecerá. O que está em questão é se o Max Lucado estará ao Seu lado ou não. Dizem a Ester que, a menos que você se envolva, sua família sofrerá. Bem, eu não sou muito esperto, mas posso fazer essa tradução. A menos que eu me alinhe com o meu Rei, minha família sofrerá. Sua família sofrerá. As pessoas a sua volta sofrerão. Ao contrário, sua família será abençoada. Sua família será conservada. Sua santidade – seu senso de santidade e constante intercessão por sua família serão honrados, se você realmente se alinhar com o Rei.

Agora, temos que ir rápido aqui. Aqui está o que Ester responde no capítulo 4 e versículo 16. Ela diz, ”Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.”

Agora, se você já leu a história de Ester, o que você quer fazer agora é ir rápido para aquela conversa que ela teve com o rei Xerxes. Mas espere só um segundo. Eu quero dar uma palavra de um parágrafo aqui que é muito importante. Você acabou de ler sobre os heróis do livro de Ester. Mordecai é digno do nosso aplauso. Ester é digna de nossa admiração. Mas os verdadeiros heróis são esses cidadãos anônimos, que passaram três dias em jejum e oração. E se o rei Xerxes receberá a rainha Ester, será apenas porque esse povo foi primeiro ao seu Rei e ficou em Sua presença. Muito é dito a respeito do fato de o livro de Ester ser o único livro da Bíblia onde o nome de DEUS nunca é mencionado. Sua marca é encontrada em todas as páginas, mas Seu nome nunca aparece. Acho igualmente curioso o fato de que nenhuma religião é mencionada. Sem templo. Sem sacerdote. Sem igreja. Apenas simples pessoas – sapateiros e cozinheiros e ladrões e seus povos regulares que vivem em uma vizinhança que sabe que o mundo inteiro está caindo a menos que orem. Então eles, em um ato de coragem desesperada, dizem, “Nós iremos orar.” Estes são os heróis da história. E meu pressentimento é que, quando todos nós chegarmos em casa, encontraremos os verdadeiros heróis de nossa história. (Por Max Lucado)

CONCLUSÃO

A vida de Ester nos ensina que as adversidades moldam as situações, as pessoas influenciam nas suas condutas e que Deus está sempre presente mesmo que não pareça. O livro foi, inclusive, escrito por alguém que não ela: Ester não contou a história, mas fez história. Ester nos ensina a sermos protagonistas da nossa própria história.

Lição 02 Betel 2021, Lição 02 Betel adultos, lição 02 revista Betel, Lição 02 revista Betel adultos, Lição 02 – Ester, um espelho para o cristão de hoje – Revista Betel Adultos 1 trimestre 2021, lições Betel adultos, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2021, Betel dominical 1 trimestre 2021, EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel 1 trimestre 2021, editora Betel 1 trimestre 2021, revista EBD Betel 1 trimestre 2021, Revista Betel Adultos, revista Betel 1 trimestre 2021, revista Betel 1 trimestre 2021 pdf, revista Betel 1 trimestre 2021 pdf download, revista escola dominical 1 trimestre 2021,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *