A beleza da cruz – EBD Hoje

Os dois discípulos caminham lentamente. A jornada deles hoje não é longa, mas seus corações estão pesados ​​de tristeza e confusão. Eles tinham certeza de que Jesus seria o Messias, aquele que redimiria Israel, aquele que traria restauração e paz ao mundo, para que todas as nações conhecessem o único Deus verdadeiro. E agora ele estava morto. Todas

Estudo Bíblico: A beleza da cruz – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico A beleza da cruz – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | A beleza da cruz – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Os dois discípulos caminham lentamente. A jornada deles hoje não é longa, mas seus corações estão pesados ​​de tristeza e confusão. Eles tinham certeza de que Jesus seria o Messias, aquele que redimiria Israel, aquele que traria restauração e paz ao mundo, para que todas as nações conhecessem o único Deus verdadeiro.

E agora ele estava morto. Todas as promessas, todas as suas esperanças parecem ter morrido com ele. Não houve substituto, como houve para Isaque quando Abraão o ofereceu há muito tempo. Deus não interveio no último segundo. Eles o viram morrer. E eles falam dessas coisas enquanto voltam para casa, em Emaús.

Um estranho se junta a eles no caminho e pergunta sobre o que estão falando. Eles param brevemente, surpresos por alguém ignorar os acontecimentos dos últimos dias. É difícil reviver aquelas horas horríveis, mas mesmo assim eles contam ao estranho o que aconteceu com Jesus e como todas as suas esperanças foram frustradas.

Para sua surpresa, ele começa a contar-lhes por que era necessário que o Messias sofresse e morresse, explicando-lhes a partir das escrituras, começando por Moisés…

Os discípulos esmagados

Esta história maravilhosa é encontrada em Lucas 24:13-35. Não é sempre que falamos da morte de Jesus sem falar também da sua ressurreição. Às vezes, porém, pode ser esclarecedor absorver o desespero esmagador que seus discípulos devem ter sentido entre os dois acontecimentos.

Esperava-se que o Messias trouxesse paz ao mundo inteiro, para que todas as nações conhecessem e adorassem a Deus. Como ele poderia fazer isso se estivesse morto? Uma vida e um ministério tão promissores, todos os milagres, todos os ensinamentos – tudo estava perdido. Tinha acabado. O melhor que podiam esperar era não serem entregues ao mesmo destino.

O teólogo e professor Jeremy Begbie, da Duke University, tem o seguinte a dizer:

Somos convidados a ver a crucificação à luz do resplandecente amanhecer da Páscoa; A manhã de domingo justifica Jesus crucificado, anunciando que ele foi realmente o escolhido de Deus, que o pecado do mundo foi derrotado nele. Isto é ver a cruz de fora, por assim dizer, com o olhar sinóptico que alcançamos quando conhecemos o final: a Sexta-feira Santa é vista como uma iniciativa salvadora, ‘Bom’. Mas junto com isso, também somos convidados a ler a história por dentro, na perspectiva daqueles que vivem nas sombras da sexta e do sábado sem saber o final, para quem a sexta-feira é um final catastrófico para o pretenso Messias. vida, um dia sem vitória, um dia de esperanças despedaçadas, sem bondade.

O Evangelho Diluído

É mais agradável focar no resultado da morte de Jesus do que no evento real, ou focar na ressurreição em vez da crucificação (aviso: não estou minimizando a ressurreição aqui; por favor, tenha paciência comigo!). Pode ser bom imaginar um mundo sem a Queda do Homem. Mas se não encararmos a dor como dor, se negarmos ou banalizarmos o mal que Jesus superou, diluiremos a própria mensagem do evangelho.

Se falamos apenas da derrota aparente, falamos como quem não tem esperança. Mas se falamos apenas da vitória da ressurreição, negamos o mal, a dor e o sofrimento de Jesus e daqueles que o seguiram. Isso é o pior do sentimentalismo.

Considere um momento de sofrimento em sua própria vida. Você já foi realmente tirado disso por algum axioma incisivo como “toda nuvem tem um forro prateado” ou “quando Deus fecha uma porta, ele abre uma janela?” Provavelmente não. O mais provável é que você tenha sido ajudado por alguém que estava disposto a entrar na sua dor e passar por ela com você, em vez de alguém tentando animá-lo imediatamente.

Devemos estar dispostos a absorver o horror das profundezas a que o amor de Deus descerá para redimir. Precisamos viver no momento da narrativa bíblica em vez de ceder constantemente ao nosso desejo de “avançar rapidamente para as coisas boas”. Por que? Porque isso é a vida. Essa é a realidade. Esse é o mundo que Jesus Cristo veio salvar.

Se não nos envolvermos e compreendermos a nossa necessidade dele e a necessidade do mundo, então como poderemos valorizar adequadamente o que ele oferece?

A Cruz Desafiadora

Ele oferece vida em abundância! Como podemos compreender quão maravilhoso isso é se fecharmos os olhos ao pecado e à morte, e ao domínio aparentemente inquebrável em que o mundo está preso? De que adianta dizer que o Senhor da vida entrou na morte, que aquele que não tem pecado levou os nossos pecados, se nos recusamos a olhar para o pecado e a morte como eles são?

Sim, a tristeza dá lugar à vitória. Mas para alcançar a vitória, devemos lamentar a tristeza.

Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e familiarizado com o sofrimento; e como alguém de quem os homens escondem o rosto, ele foi desprezado e não o estimamos. (Isaías 53:3)

Uma grande obra de arte nem sempre é agradável, mas é sempre desafiadora – ela muda aqueles que a encontram. Achamos que a beleza é algo agradável aos olhos. Não é. A beleza tem buracos nas mãos e nos pés. O sangue escorre pelo rosto da beleza, espancado e irreconhecível. A beleza não é aquilo que é agradável e fácil, mas sim aquilo que transforma.

Fonte: BíbliaComentada

Encontre conforto, esperança e propósito através do estudo bíblico: A beleza da cruz – EBD Hoje proporciona uma experiência emocional única, guiando-o a uma compreensão mais profunda da fé.

Os dois discípulos caminham lentamente. A jornada deles hoje não é longa, mas seus corações estão pesados ​​de tristeza e confusão. Eles tinham certeza de que Jesus seria o Messias, aquele que redimiria Israel, aquele que traria restauração e paz ao mundo, para que todas as nações conhecessem o único Deus verdadeiro. E agora ele estava morto. Todas.

📑 Seu guia completo para a EBD está aqui! Clique para acessar e mergulhar nas lições que transformam vidas.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *