Como obter e manter uma boa consciência – EBD Hoje

Esforço-me sempre para manter minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. (Atos 24:16)  A consciência lhe dá a capacidade de avaliar seus próprios pensamentos e desejos, de discernir o que é certo e errado e de distinguir entre o que é bom e o que é melhor.   Para nos ajudar a controlar a

Estudo Bíblico: Como obter e manter uma boa consciência – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Como obter e manter uma boa consciência – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Como obter e manter uma boa consciência – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Esforço-me sempre para manter minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. (Atos 24:16) 

A consciência lhe dá a capacidade de avaliar seus próprios pensamentos e desejos, de discernir o que é certo e errado e de distinguir entre o que é bom e o que é melhor.  

Para nos ajudar a controlar a consciência e como ela funciona, quero que você pense em um despertador. Um bom despertador faz duas coisas: fica quieto quando você deveria estar dormindo e faz barulho quando você precisa acordar! 

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

É assim que a sua consciência deveria funcionar. Quando você está no caminho certo, uma boa consciência estará em paz ( Colossenses 3:15 ). Mas quando você for tentado a seguir o caminho errado, uma boa consciência soará o alarme. O problema com a consciência é que, como qualquer outra parte da sua alma, ela foi desordenada pelo pecado. 

Como um despertador, a consciência pode funcionar mal e ficar em silêncio quando deveria tocar. 

Meu alarme não disparou! 

A consciência corrupta 

Para os puros todas as coisas são puras, mas para aqueles que estão corrompidos e não acreditam, nada é puro. Na verdade, tanto as suas mentes como as suas consciências estão corrompidas. (Tito 1:15) 

Agir contra a sua consciência trará uma mudança na sua vida interior. Isso mudará o funcionamento da sua consciência. Uma consciência corrupta aprova as coisas erradas. 

Uma maneira fácil de ver isso é imaginar um adolescente usando drogas pela primeira vez. Ele sabe que as drogas viciam e são destrutivas, e sua consciência lhe diz que tomá-las é errado. Mas seus amigos o estão incentivando a experimentá-los. Ele quer que seus amigos gostem dele. Então ele supera sua consciência.

Ao dominar a sua consciência, ele diminui o seu poder. Sua consciência está enfraquecida. É menos sensível e, portanto, menos eficaz. Da próxima vez, a decisão de tomar o medicamento será muito mais fácil. Se o menino repetir essa escolha novamente, sua consciência muda. Depois de um tempo, ele sentirá que não há nada de errado com o que está fazendo.  

O ponto importante a entender aqui é que a consciência é corrompida sempre que uma pessoa age contra ela ao longo do tempo. Quando a consciência de uma pessoa é corrompida com o tempo, ela pode ficar cauterizada. 

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

A consciência cauterizada 

Tais ensinamentos vêm de mentirosos hipócritas, cujas consciências foram cauterizadas como se fossem ferro quente. (1 Timóteo 4:2) 

No mundo antigo, os médicos usavam um ferro quente para cauterizar uma ferida. Não vale a pena pensar em como deveria ter sido antes da anestesia, mas se você tivesse um ferimento e o sangramento não pudesse ser estancado, sua melhor esperança seria o ferro quente pressionado contra sua carne.

Depois de se recuperar da dor, você descobriria que o sangramento havia parado, mas também descobriria que havia perdido toda a sensibilidade na área que havia sido queimada. O ferro quente matou os nervos, de modo que você não sentiu mais onde o ferro foi aplicado. 

Paulo diz: “É assim que acontece com a consciência de algumas pessoas”. Eles foram “queimados como com ferro quente” (Efésios 4:19). A consciência deles perdeu toda a sensibilidade. Quando isso acontece, uma pessoa pode mentir, trapacear ou roubar sem que sua consciência levante qualquer objeção. Eles não sentem culpa porque sua consciência está cauterizada. 

Enquanto estava a caminho de Damasco, foi exatamente isso que Saulo de Tarso pensou. Você acha que ele estava preocupado em fazer algo errado? A consciência cauterizada chama o mal de “bom” e o bem de “mal” ( Isaías 5:20 ).  

Esforço-me sempre para manter minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. (Atos 24:16) 

Se uma consciência se tornou corrompida, de modo que não funciona mais corretamente, como pode tornar-se pura? Se a consciência ficou cauterizada, tornou-se insensível, como uma pele grossa. Como pode ser tornado sensível novamente? 

Uma boa consciência é alimentada pelo Espírito: se eu tirar as pilhas do despertador, ele não funcionará. Também é estabelecido pela Palavra e purificado pelo sangue de Jesus Cristo. 

Uma boa consciência é alimentada pelo Espírito Santo 

Quando ele vier, convencerá o mundo da culpa em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento. (João 16:8) 

Jesus está falando sobre o Espírito Santo. Quando ele chegar, quando começar a atuar na sua vida, o que você pode esperar é que ele desperte a sua consciência. Quando o Espírito Santo vem, ele te desperta para a realidade. Jesus descreve essa realidade de três maneiras – pecado, justiça e julgamento: 

O Espírito Santo convence da culpa em relação ao pecado 

A primeira obra do Espírito Santo é profundamente perturbadora – ele ativa a sua consciência. Ele leva você a um lugar onde você vê seu próprio pecado. 

O Espírito Santo convence da culpa em relação à justiça 

Você não sabe o que é justiça até conhecer Jesus. Quando você o conhece, você vê que sua justiça está tão além do que você tem de melhor que você não tem esperança de se aproximar dele. 

O Espírito Santo convence da culpa em relação ao julgamento  

O Espírito Santo convence do pecado, da justiça e do julgamento. Um verdadeiro cristão quer mais disto, e não menos, porque é isso que a piedade autêntica procura.

Quer saber mais sobre o seu próprio pecado e mais sobre a justiça de Deus, para poder abraçar ainda mais a misericórdia de Deus.  

Uma boa consciência é estabelecida pela Palavra de Deus 

Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. (Salmo 119:11) 

Para que o despertador funcione, ele precisa ser ligado, mas também precisa ser ajustado. Uma boa consciência é alimentada pelo Espírito e definida pela Palavra. Esconder a Palavra de Deus em seu coração treinará sua consciência para soar o alarme e mantê-lo longe do pecado. 

Você está, como Davi, escondendo a palavra de Deus em seu coração? Ou está apenas passando pelo seu cérebro? Quando você esconde a Palavra de Deus em seu coração, essa Palavra molda e fortalece sua consciência. E uma boa consciência é a sua melhor defesa contra o pecado e a tentação 

Uma boa consciência é purificada pelo sangue de Cristo 

Quanto mais, então, o sangue de Cristo, que através do Espírito eterno se ofereceu imaculado a Deus, purificará as nossas consciências de atos que levam à morte, para que possamos servir ao Deus vivo! (Hebreus 9:14) 

Esta é uma promessa incrível! Cristo limpando nossas consciências de atos que levam à morte!  

Como ele faz isso? Pelo sangue de Cristo, porque na cruz ele se ofereceu imaculado a Deus! Ele se ofereceu – sua vida imaculada e perfeita – como sacrifício a Deus por nós por causa de nossos pecados. Portanto, só ele é capaz de limpar a nossa consciência através do seu sangue.  

Sua consciência pode ter sido corrompida, até mesmo cauterizada. Cristo pode torná-lo bom. É disso que se trata a redenção. É alimentado pelo Espírito, estabelecido pela Palavra e purificado pelo sangue. 

Fonte: BíbliaComentada

Desperte sua alma para uma jornada espiritual íntima através do estudo bíblico: Como obter e manter uma boa consciência – EBD Hoje é um convite caloroso para aprofundar sua jornada espiritual.

Esforço-me sempre para manter minha consciência limpa diante de Deus e dos homens. (Atos 24:16)  A consciência lhe dá a capacidade de avaliar seus próprios pensamentos e desejos, de discernir o que é certo e errado e de distinguir entre o que é bom e o que é melhor.   Para nos ajudar a controlar a.

📑 Aprenda, cresça e inspire-se com as lições da Escola Bíblica Dominical. Clique agora para encontrar a lição completa que você procura.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *