Como se tornar um homem ou uma mulher com uma missão – EBD Hoje

O livro de Deuteronômio moldou significativamente minha vida. Mais de quarenta anos atrás, eu o li de uma só vez na biblioteca da London School of Theology, onde eu estava estudando. Nosso professor disse: “Se você quer sentir o peso deste livro, você precisa lê-lo de uma só vez. Você nunca vai sentir o impacto

Estudo Bíblico: Como se tornar um homem ou uma mulher com uma missão – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Como se tornar um homem ou uma mulher com uma missão – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Como se tornar um homem ou uma mulher com uma missão – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

O livro de Deuteronômio moldou significativamente minha vida. Mais de quarenta anos atrás, eu o li de uma só vez na biblioteca da London School of Theology, onde eu estava estudando. Nosso professor disse: “Se você quer sentir o peso deste livro, você precisa lê-lo de uma só vez. Você nunca vai sentir o impacto do livro se você dividi-lo.” São trinta e quatro capítulos, então é uma leitura bem longa. Saí da biblioteca naquela noite com uma impressão avassaladora: eu nunca tinha percebido que há tanto do amor de Deus no Antigo Testamento.

Essa descoberta foi decisiva para mim. Vi claramente, pela primeira vez, que a Bíblia não é dois livros diferentes com duas mensagens diferentes — um livro velho e desagradável cheio de leis e um livro novo e agradável cheio de amor — como se houvesse dois deuses diferentes, ou que Deus tivesse mudado de alguma forma durante o curso da história. Não! Há um Deus e Ele nunca muda. Devemos amá-Lo como O tememos e devemos temê-Lo como O amamos. Ele deve ser amado tanto no Antigo Testamento quanto temido no Novo.

Deuteronômio é para todo o povo de Deus — para líderes, famílias, igreja e comunidades inteiras. Por quê? Para que possamos aprender a temê-Lo e obedecer a Seus mandamentos. Os reis foram instruídos a “lê-lo todos os dias de [suas vidas]” (Dt 17:18). A cada sete anos, deveria ser lido diante de toda a comunidade. “Reúna o povo — homens, mulheres e crianças… para que ouçam e aprendam…” (Dt 31:10-12). Este livro é até mesmo para pessoas que se esqueceram do Senhor, assim como o povo de Deus que experimentou meio século de liderança nacional sem acesso à Palavra de Deus.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

Deuteronômio é uma história sobre o povo de Deus enfrentando uma grande transição. Este livro é para pessoas no limiar de uma experiência inteiramente nova. A grande questão do livro é: Como o povo de Deus com fé pode se tornar o povo de Deus com uma missão? Como você pode deixar de ser uma pessoa com fé para se tornar uma pessoa com missão? Como podemos deixar de ser uma igreja com fé para se tornar uma igreja com missão?

Dois passos para avançar em direção à missão

Veja, eu lhe dei esta terra. Entre e tome posse da terra que o Senhor jurou que daria a seus pais, Abraão, Isaque e Jacó, e aos seus descendentes depois deles (Dt 1:8).

1. Liberte-se da definição do seu passado. 

Pense no povo de Deus parado na beira do Jordão, a menos de 100 dias de entrar na terra de Canaã. Todos eles nasceram no deserto — não conheciam mais nada.

Imagine que você está na casa dos 30 e nasceu no deserto. Você tem uma família jovem e seus filhos também nasceram no deserto. Deus tem sido bom para você. Ele tem fornecido maná todos os dias, e você nunca conheceu outra coisa. Você acredita nele e é grato por tudo o que ele fez por você. Mas toda a sua vida foi moldada pelos instintos e escolhas de seus pais. Eles eram crentes, mas eram tão cautelosos, tão medrosos do risco, e isso definiu você.

A única fé que você já experimentou é uma fé que o deixa vagando por aí, experimentando a provisão de Deus, mas não fazendo nada para avançar Seu propósito no mundo. Você é um crente, mas sua vida não tem uma missão definidora! Se sua vida vai contar para Deus, você precisa se libertar de ser definido pelo seu passado. Você precisa se libertar de pensar que acreditar em Deus e desfrutar de Sua provisão é tudo o que existe.

2. Supere seu medo do futuro.

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

Deus estava chamando Seu povo para fazer algumas coisas que nenhum deles jamais havia feito antes. Moisés diz: “Vamos morar em casas!” Como você mora em uma casa quando a única coisa que você conhece é dormir sob lona? Moisés diz: “Vamos plantar e colher!” Mas a única coisa que você conhece é reunir maná do céu.

Deus os estava levando a um lugar onde nunca tinham estado e a uma vida que nunca tinham conhecido. Talvez você esteja indo para uma nova escola, ou esteja começando um novo casamento, e tudo é novo. Quando você se muda para algo que nunca experimentou antes, sempre há medos.

Aqui está o desafio que o povo de Deus estava enfrentando: Podemos nos libertar do passado, ou o passado sempre nos moldará? Posso superar meus medos do futuro, ou esses medos sempre me segurarão?

E então Moisés se levanta para falar as palavras deste livro para uma comunidade de crentes que foram definidos pelo passado e temerosos do futuro. Ele fala para pessoas com fé, mas não com uma missão, e sobre o que ele fala a elas?

Moisés falou a eles sobre o chamado de Deus porque, quando Deus chama você, Ele lhe dá o poder de se libertar dos padrões definidores do passado. E Moisés falou a eles sobre o amor de Deus porque, quando o amor de Deus se derrama em sua própria alma, ele o capacita a superar seus medos do futuro. O amor perfeito lança fora o medo (1 Jo 4:18).

Avance a história da Bíblia 1.300 anos, e encontramos Jesus com Seus discípulos na noite em que Ele foi traído. Imagine esses homens reunidos em volta de Jesus. Eles têm fé, mas ainda não têm uma missão. Eles são crentes, mas nada sobre eles está mudando o mundo. Então, “Jesus mostrou a eles toda a extensão do Seu amor” (João 16:33), porque o lugar está cheio de medo e todos estão muito desanimados.

Após a crucificação, a conversa entre os discípulos era toda sobre ir pescar, recuar para o que é seguro e familiar. Então, o Cristo ressuscitado entra na sala. Ele sopra sobre eles e diz: “Recebam o Espírito Santo… Assim como o Pai me enviou, eu os envio” (João 20:21-22). Quando recebem o amor de Cristo e o chamado de Cristo, as pessoas de fé se tornam pessoas em uma missão.

Se você perguntar: “Por que estou me esforçando para ser um líder? Para servir minha família? Para amar minha igreja? Para apoiar minha comunidade? Por que estou fazendo esses sacrifícios no ministério?” A resposta é: Porque Deus nos chama para ser mais do que pessoas com fé. Ele nos chama para ser pessoas em uma missão.

Você também pode se tornar um homem ou uma mulher com uma missão quando o amor de Cristo lhe permite superar o medo, e o chamado de Cristo o liberta de ser definido pelo passado.

Fonte: BíbliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bíblico: Como se tornar um homem ou uma mulher com uma missão – EBD Hoje oferece um caminho de iluminação espiritual e conexão emocional com a divindade.

O livro de Deuteronômio moldou significativamente minha vida. Mais de quarenta anos atrás, eu o li de uma só vez na biblioteca da London School of Theology, onde eu estava estudando. Nosso professor disse: “Se você quer sentir o peso deste livro, você precisa lê-lo de uma só vez. Você nunca vai sentir o impacto.

📑 Não perca tempo procurando! Clique aqui para encontrar sua lição completa da EBD e aprofunde-se no aprendizado espiritual.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *