Continue orando, continue acreditando – EBD Hoje

Priorizar a oração é difícil, entre as inúmeras outras atividades que preenchem nossos dias. Os medos, dúvidas e lutas da vida são abundantes, então ficamos desanimados na oração e desanimamos. Para muitos de nós, a oração também pode se tornar um motivo de vergonha em nossa vida cristã. Sabemos que devemos orar mais, que nossas vidas de oração não são

Estudo Bíblico: Continue orando, continue acreditando – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Continue orando, continue acreditando – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Continue orando, continue acreditando – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Priorizar a oração é difícil, entre as inúmeras outras atividades que preenchem nossos dias. Os medos, dúvidas e lutas da vida são abundantes, então ficamos desanimados na oração e desanimamos. Para muitos de nós, a oração também pode se tornar um motivo de vergonha em nossa vida cristã. Sabemos que devemos orar mais, que nossas vidas de oração não são tão vibrantes quanto poderiam ser.

Em Lucas 18:1 lemos o seguinte: “E [Jesus] contou-lhes uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desanimar.” Aqui está a boa notícia: Jesus não quer nos envergonhar por causa da oração – ele quer nos encorajar a continuar orando!

Através da parábola da viúva persistente, ele nos dá dois motivos maravilhosos para orar sempre e nunca desanimar. Ele faz isso estabelecendo alguns contrastes gritantes entre a parábola e a realidade de nossas vidas como cristãos.

Quando você ora, você ora a um Deus de justiça que não tardará em atender você.

Contraste #1: O juiz é injusto, mas Deus é justo.

Ele disse: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. E havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e dizia: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário.’ Por um tempo ele recusou, mas depois disse para si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens, ainda assim, porque esta viúva continua me incomodando, farei justiça a ela, para que ela não me derrube com suas visitas contínuas. ‘” (Lucas 18:3-5)

Quando pensamos em um juiz ideal, estamos procurando uma pessoa de alto padrão moral e profundo cuidado com a humanidade. Mas este juiz não tem nenhuma dessas qualidades! Você não iria a um juiz assim se pudesse evitar, mas esta é a única opção da viúva. E não é surpresa, sabendo o que sabemos sobre ele, que ele se recuse a ajudá-la.

E o Senhor disse: “Ouçam o que diz o juiz injusto. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que clamam a ele dia e noite? Ele vai demorar muito sobre eles? Eu vos digo, ele fará justiça a eles rapidamente. No entanto, quando o Filho do Homem vier, encontrará fé na terra?” (7-8)

O juiz é injusto, mas Deus é justo. Então, quando Jesus pergunta, Deus não fará justiça? A resposta implícita é: claro que sim! Esse é o Deus com quem você está falando quando ora. O Deus da justiça. O Deus que sempre faz o que é perfeitamente certo.

Contraste #2: O juiz faz justiça lentamente, mas Deus faz justiça rapidamente.

Imagine a viúva indo ao juiz dia após dia, implorando a ele, apenas para ser recusada repetidas vezes. Talvez seja assim que sua vida de oração se parece.

  • Você tem orado para que um filho ou neto venha à fé.
  • Você tem orado pedindo orientação sobre o que vem a seguir na vida.
  • Você tem orado para que uma doença seja curada.

Você tem orado dia após dia. E parece que nada está acontecendo. Então você se pergunta: “Deus, você vai fazer alguma coisa?” Lembre-se por que Jesus está contando esta parábola: Ele está nos mostrando o contraste entre o juiz indiferente e insensível e nosso Deus!

E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que clamam a ele dia e noite? Ele vai demorar muito sobre eles? Eu vos digo, ele fará justiça a eles rapidamente. (7)

Agora, nossa definição de certo e a definição de Deus de certo podem não ser sempre as mesmas. Mas o jeito dele é sempre melhor. Ele diz em Isaías: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos do que os seus pensamentos”.

O apóstolo Pedro é realmente útil aqui. 2 Pedro 3:8-9 diz:

Não negligencie este fato, amado, que para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tarda em cumprir sua promessa, como alguns a consideram demora.

Portanto, nossa compreensão da velocidade não é a mesma que a dele. Deixe isso encorajar suas orações! Quando você ora, você ora a um Deus de justiça que não tardará em atender você.

Quando você ora, você ora como o povo escolhido de Deus a quem ele ama.

As viúvas nos dias de Jesus estavam frequentemente em situações vulneráveis. Por terem perdido a proteção de seus maridos, estavam expostas a todo tipo de opressão. Sua única esperança é que este juiz lhe faça justiça. Este juiz não se importa com a viúva porque para ele ela é apenas mais um caso, mais um número na fila.

Contraste #3: A viúva não é nada para este juiz, mas nós somos o povo de Deus.

Somos vulneráveis, como a viúva. Nós precisamos de ajuda. Mas cristão, Jesus quer que você saiba que você não é apenas mais um caso com o qual Deus tem que “lidar”. Você não é apenas um número na fila. Você é um dos escolhidos de Deus! Você é tudo para ele.

Jesus pergunta: Deus não fará justiça aos seus eleitos que clamam a ele dia e noite? A resposta é: Claro que sim! Os eleitos são aqueles amados por Deus com um amor eterno antes que os fundamentos da terra fossem estabelecidos. Amados apesar de seu pecado, fraqueza e rebelião contra ele.

Os eleitos são aqueles redimidos pelo Filho de Deus, Jesus Cristo. Todos os seus pecados foram pagos por Jesus na cruz, e toda a justiça de Jesus foi colocada sobre eles pela fé. O próprio Deus habita com eles por meio de seu Espírito, capacitando-os para uma vida de adoração e serviço à sua glória. Se você é um cristão, todas as opções acima são verdadeiras para você!

A viúva pode não ser nada para este juiz, mas você é tudo para Deus. Então é claro que ele ouve suas orações e responderá quando você clamar a ele.

Contraste #4: O juiz responde por aborrecimento, mas Deus responde por amor.

Porque esta viúva continua me importunando, farei justiça a ela, para que ela não me decepcione com suas constantes vindas. (5)

A única razão pela qual o juiz está fazendo alguma coisa é porque a viúva o cansou. Mais uma vez, nossa situação como povo de Deus é muito diferente da desta viúva: o juiz responde à viúva porque está aborrecido, mas Deus responde ao seu povo porque os ama.

E o Senhor disse: “Ouçam o que diz o juiz injusto. E Deus não fará justiça aos seus eleitos, que clamam a ele dia e noite? Ele vai demorar muito sobre eles? Eu vos digo, ele fará justiça a eles rapidamente. (6)

Deus não está aborrecido com suas orações. Você não o está desgastando. Antes mesmo de você fazer uma única oração, Deus lhe deu seu Filho. Considere o seguinte: se um amigo lhe desse $ 100.000 para ajudá-lo a comprar uma casa, você se perguntaria se ele poderia lhe emprestar alguns dólares para uma refeição? Se Deus nem mesmo poupou a vida de seu próprio Filho para nos salvar de nossos pecados, por que nos perguntaríamos se ele poderia ouvir e responder nossas orações?

Se esse tipo de relacionamento com Deus parece estranho para você, deixe-me convidá-lo a acreditar no Deus da Bíblia. Você não merece nada de Deus além do julgamento por seus pecados, mas ele enviou seu Filho, Jesus, para levar esse julgamento em seu lugar na cruz. Pela fé nele, você será salvo e adotado como eleito, amado, filho de Deus com acesso constante a ele em oração.

Como essas duas verdades devem impactar nossa vida?

Continue orando. Reserve um tempo em seu dia para apresentar suas necessidades a seu bom Pai celestial. Continue orando por seus entes queridos que não conhecem a Cristo. Continue orando pela edificação da igreja. Continue orando por seu próprio crescimento pessoal. E continue orando, especialmente, diante da adversidade, dor, sofrimento e sua luta contra o pecado.

Continue acreditando. Jesus sabe que oração e fé andam de mãos dadas (v8). Quando paramos de acreditar que Deus é justo e sempre fará o que é certo, paramos de orar por sua ajuda. Quando paramos de acreditar que Deus nos ama e cuida de nós, paramos de ir a ele com nossas necessidades. Se um juiz injusto fizer justiça a uma viúva, certamente Deus fará o que é certo para você e todo o seu povo.

Então continue orando e continue acreditando.

Fonte: BíbliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bíblico: Continue orando, continue acreditando – EBD Hoje. Uma experiência emocional que ilumina os caminhos da sua vida com sabedoria divina.

Priorizar a oração é difícil, entre as inúmeras outras atividades que preenchem nossos dias. Os medos, dúvidas e lutas da vida são abundantes, então ficamos desanimados na oração e desanimamos. Para muitos de nós, a oração também pode se tornar um motivo de vergonha em nossa vida cristã. Sabemos que devemos orar mais, que nossas vidas de oração não são.

📑 Aprenda, cresça e inspire-se com as lições da Escola Bíblica Dominical. Clique agora para encontrar a lição completa que você procura.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *