Lição 10 Revista CPAD 4 trimestre 1993

Lição 10 – A herança deixada por Eunice e Lóide

Revista CPAD 4 trimestre 1993

Título da revista: Família – Alicerce da Sociedade
Comentarista: José Apolônio
Data: 05 de novembro de 1993

Texto do Dia 📖

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.”
(Provérbios 31:30)

Verdade Prática 👍

A Palavra de Deus, semeada no coração do homem, desde a mais tenra infância, produz frutos para a vida eterna.

📜 Texto de Referência

2 Timóteo 1:2-5; 3:15
2 a Timóteo, meu amado filho:
Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.
3 Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações.
4 Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa.
5 Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você.
15 Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Introdução 📣

Nesta lição, estudaremos preciosidades relativas aos deveres das mães cristãs para com seus filhos, tomando, como exemplo, Eunice e Loíde, mãe e avó, respectivamente, de Timóteo (2 Tm 1.5). Estas servas de Deus eram judias, convertidas ao Cristianismo. Paulo, em sua primeira viagem missionária, as encontrou em Listra, onde moravam (At 16:1). O apóstolo precisava de cooperadores para ajudá-lo na evangelização; mas dependia, não somente da disposição e boa vontade deles, como também de um preparo espiritual e conhecimento bíblico. Para essa grande missão. Deus preparou o jovem Timóteo, novo convertido, mas instruído nas Sagradas Escrituras desde a sua infância (Dt 6.6-9; 2 Tm 3:15).

I. EUNICE E LOÍDE, EXEMPLOS DE MÃES CRISTÃS PARA OS NOSSOS DIAS

1.1. Eunice, exemplo de mãe cristã

Criada no Judaísmo, conforme a tradição, não se descuidou de instruir seu filho Timóteo nos santos caminhos do Senhor. Temos exemplos na Bíblia de personagens que alcançaram posições e destaques na vida social, política e religiosa, porque receberam de suas mães o ensino, o exemplo; entre esses destacamos Moisés, Jacó, Josias, Samuel, Jesus, conforme veremos logo mais. Você, mãe cristã, está ensinando aos seus filhos a Palavra de Deus? (Pv 22:6).

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

1.2. Mães cristãs como exemplo

Elas devem ser o exemplo para seus filhos, pela oração, dedicação e pelo amor à Palavra de Deus. Por isso, Paulo recomenda às mães jovens a amar seus filhos e a ser moderadas e boas donas-de-casa (Tt 2:4,5). As crianças aprendem, mediante o exemplo dado pelos adultos. Às vezes, elas querem saber por que seus pais não fazem aquilo que vêem outros realizarem; por que o vizinho fuma, bebe e seus genitores não fazem o mesmo. Onde estão as “Eunices” e as “Loídes”, para ensinar seus filhos e netos a Palavra do Senhor?

1.3. “Permanece naquilo que aprendeste” (2 Tm 3:14a)

Como Timóteo aprendeu as Sagradas Letras desde a sua infância? Através de sua mãe e de sua avó. Qual a criança que não gosta de ouvir história, especialmente contada pela sua avó ou sua mãe? Conta para teu filho, mãe, e para teus netos, avó, a história de Jesus, de Davi, de Jacó, de Isaque, a Abraão! Ensina-os a amar o Senhor, a igreja, os pastores, os irmãos em cristo e os professores da Escola Dominical!

1.4. Dedicação religiosa no lar (2 Tm 1:2-5)

Timóteo nasceu em um lar misto. Seu pai era grego e sua mãe judia e temente a Deus. Ela teve o cuidado de orientá-lo e levá-lo à Sinagoga, para aprender a Palavra de Deus, os mandamentos do Senhor, as tradições e os bons costumes (Dt 4:9). Este é o dever de cada mãe cristã que ama a Deus e a seus filhos, e deseja o bem-estar do seu lar e de sua família.

II. PAULO À PROCURA DE UM OBREIRO PARA A SEARA DO SENHOR

2.1. À procura de um obreiro (At 16:3)

Paulo, ao chegar a Listra, cidade da Licaônica, em sua primeira viagem missionária, encontrou-se com o jovem Timóteo (At 16.1). Que alegria teve esse jovem adolescente, cheio de entusiasmo, ao ser convidado pelo grande homem de Deus, para servir juntamente com ele na obra do senhor! Ninguém deve aceitar o convite para o ministério, senão por convicção, cônscio de que Deus o chamou, tal qual aconteceu com Timóteo.

2.2. Condições necessárias ao bom obreiro

  1. Ser discípulo de Jesus (At 16.1);
  2. Ter bom testemunho dos irmãos e da igreja (At 16.2a);
  3. Ser convidado pelo seu pastor (At.12.3a);
  4. Ser “circuncidado” (At 16.3b)

Circuncisão física, segundo a lei, era um pacto, uma cerimônia que consistia em cortar o prepúcio dos meninos (Gn 17:10-14; Js 5.2; Jo 7:22; At 7:8). A circuncisão da carne foi abolida por Jesus. Paulo afirmou que “a circuncisão é nada e a incircuncisão nada é” (1 Co 7:19; Gl 5:6). A circuncisão verdadeira é feita no coração (Cl 2:11; Fp 3:3). Paulo circuncidou Timóteo só por causa dos judeus, para ganhá-los (1 Co 9:20). Se o coração do crente não estiver purificado pelo sangue de Jesus, nenhum ato externo resolve ou melhora a sua vida espiritual. Cortar o prepúcio e deixar o coração cheio de maldade, nada adianta. Esta circuncisão é negativa.

2.3. Paulo convida Timóteo a acompanhá-lo (At 16:3a)

A Trindade divina e a igreja desejam que você seja um crente fiel, um jovem dedicado, consagrado a Deus e à sua obra. Então, junte-se ao seu pastor e atenda o chamado divino. Que privilégio teve Timóteo ao receber o convite de Paulo, para acompanhá-lo e servirem juntos na obra do Senhor! O apóstolo sentiu, pelo Espírito Santo, que Timóteo era escolhido por Deus, através do seu testemunho, e por ter sido instruído nas “Sagradas Letras”, por sua mãe Eunice e sua avó Lóide.

2.4. Herança espiritual de Timóteo (At 16:1,2)

Se ele não fosse um moço fiel, dedicado às coisas de Deus, jamais Paulo o teria convidado para tão importante missão. Sua formação religiosa provinha da dedicação de sua mãe e de sua avó, que tiveram o cuidado de ensinar-lhe as “Sagradas Letras”, conforme a tradição judaica. Se não fosse o empenho destas duas judias sinceras, Timóteo não teria sido o obreiro que tanto fez pelo Evangelho.

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

2.5. Herança familiar de Timóteo (2 Tm 1:5-8; Fp 2:19-23)

Eunice e Loíde (mãe e avó) legaram a esse jovem o maior tesouro que um crente pode receber: o ensino das Sagradas Escrituras! Não fizeram como alguns pais, em nossas igrejas, que afirmam: “Quando eles crescerem escolherão o seu caminho, o seu destino, a sua igreja o seu pastor, a sua religião”. Façamos como Joquebede, mãe de Moisés (Ex 2:2; Hb 11.23); como Jedida, mãe de Josias, que ocupou o trono de Judá com oito anos (2 Rs 22.1,2); como Ana, que consagrou seu filho Samuel a Deus (1 Sm 1:20,26-28); como Maria, mãe de Jesus, que escondeu seu filho Jesus da “espada de Herodes” (Mt 2:13,14). Que herança maravilhosa Timóteo recebeu de sua mãe e de sua avó!

III. O QUE EUNICE E LOÍDE LEGARAM A TIMÓTEO?

3.1. Uma fé não fingida (2 Tm 1:5a)

Timóteo recebeu esta herança, este tesouro de quem já sabemos: de sua mãe e de sua avó. Paulo diz: “habitou primeiro em tua avó Loíde e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti” (2 Tm 1:5b). isto prova que esta fé passou de Loíde para Eunice, e desta para seu filho Timóteo. Esta virtude não é transmitida como herança, mas como dádiva. A bondade de Deus encontra-se nas bênçãos que Ele concede a cada crente fiel. Sua misericórdia é vista no seu desejo de que ninguém se perca (2 Pe 3:9). Desejamos que nossos filhos sejam tementes a Deus. Perguntemos a nós mesmos: Damos o exemplo de Eunice e Loíde que tiveram o cuidado de ensinar a Timóteo o que aprenderam? (Pv 22:6).

3.2. O conhecimento da palavra de Deus

Sabendo de quem o temos aprendido” (2 Tm 3:14b). Onde estão as “Eunices” e as “Loídes” de nossas igrejas, de nossas famílias, para ajudar nossos filhos, nossos netos nos santos caminhos do Senhor? Não bastam presentes, beijos e abraços, como fazem as vovós “corujas” com seus netos, mas é necessário instruí-los no caminho do Senhor e não provocá-los à ira (Ef 6:4). Mostremos-lhes o perigo que o mundo oferece, não somente aos jovens e adolescentes, mas a todos nós. Timóteo não seria o “verdadeiro filho na fé”, se não fosse a cooperação de sua mãe e de sua avó. Por isso, Paulo declarou: “Meu verdadeiro filho na fé” (1 Tm 1:2).

IV. O CONHECIMENTO CRISTÃO DEVE SER ENSINADO NO LAR DESDE A INFÂNCIA DE NOSSOS FILHOS

4.1. Ensina teu filho desde a sua infância

Timóteo foi ensinado a servir a Deus desde a sua infância. Aprendeu de sua mãe e de sua avó as Sagradas Letras; de Paulo, a quem o chama de “meu verdadeiro filho na fé”, a doutrina, o modo de viver, a intenção, a fé, a caridade e a paciência (2 Tm 3:10). Naqueles dias não havia, como hoje existe em nossas igrejas, escolas dominicais e professores para nos ensinar; não obstante, Timóteo recebeu de sua mãe e de sua avó, e depois de Paulo, pastor e pai na fé, as instruções, conforme o apóstolo afirmou: “Tu sabes de quem tens aprendido” (2 Tm 3:14b). Que benção, quando as mães têm o cuidado de ensinar seus filhos no caminho do Senhor! (Dt 4:9; 6.6-9; 11:19-23; Sl 78:4).

4.2. Timóteo, homem cheio do Espírito Santo (2 Tm 1.6,7)

Ele se tornou profundo conhecedor da Palavra de Deus (2 Tm 1:13,14; 3:17; 4:3,4). Deus proteja as famílias cristãs! Jovens casais, guardai puros os vossos lares! Não deixeis que O espírito de prostituição penetre, para minar as bases de um matrimônio feliz! Assim Deus confirmará o vosso casamento. Devido a grande diferença entre o que se prega na igreja e o que se vê nos lares, muitos filho fazem mau juízo do cristianismo. Mas é fácil sabermos quais são as verdadeiras mães cristãs, pelo bom comportamento de seus filhos durante o culto divino; estão sempre juntos de seus pais na oração e no louvor a Deus. Enquanto o pregador transmite a mensagem de Deus, ouvem atentamente, numa demonstração de temor e reverência.

Conclusão

A partir de hoje, vocês, pais, ensinem a seus filhos a Palavra de Deus, realizem com eles o culto doméstico e leve-os à Escola Dominical. Para enfatizar este pedido, reescrevo o que escrevi em uma lição anterior: “O primeiro templo na vida da criança são os braços de sua mãe; o primeiro altar, os joelhos de sua mãe, o primeiro pastor, o seu pai cristão”; “quando a criança a criança chegar à encruzilhada da vida é bom que o pai esteja ali dirigindo o trânsito”.

O que achou da Lição 10 – A herança deixada por Eunice e Loíde – Revista CPAD 4 trimestre 1993?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Lição 10 – A herança deixada por Eunice e Lóide – Revista CPAD 4 trimestre 1993, lições CPAD jovens, baixar revista escola dominical CPAD, baixar revista escola dominical CPAD 1993, ebd CPAD trimestre 1993, ebd CPAD 1993,baixar revista escola dominical CPAD 1993,revista ebd CPAD 4 trimestre 1993,revista CPAD trimestre 1993 pdf, ebd CPAD, 4 trimestre ebd, Escola dominical, Lição 10 Revista CPAD 1993, Família, Eunice, Loíde, Timóteo, Paulo, Mãe Cristã, Lição 10 CPAD 4 trimestre 1993,

    ❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

    Sua opinião é importante para nós!

    💬 Comentar a lição

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *