Da lentidão do coração aos corações ardentes – EBD Hoje

Os períodos de secura espiritual podem ser alarmantes, exaustivos, até mesmo horríveis e de partir o coração. Tive dias, meses até, em que vir à Palavra e passar tempo com o Pai parecia um trabalho, e lutei para sentir sua presença e amor por mim. Eu me perguntei, Deus, onde você foi? Eu sinto que você escondeu seu rosto. O aparente silêncio de

Estudo Bíblico: Da lentidão do coração aos corações ardentes – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Da lentidão do coração aos corações ardentes – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Da lentidão do coração aos corações ardentes – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Os períodos de secura espiritual podem ser alarmantes, exaustivos, até mesmo horríveis e de partir o coração. Tive dias, meses até, em que vir à Palavra e passar tempo com o Pai parecia um trabalho, e lutei para sentir sua presença e amor por mim. Eu me perguntei, Deus, onde você foi? Eu sinto que você escondeu seu rosto.

O aparente silêncio de Deus e a falta de frutos óbvios, cheios de alegria e abundantes que brotam da leitura da Palavra são provações que quase todo crente experimenta em sua vida. É embaraçoso admitir porque nós, como humanos, gostamos de “ter tudo junto”… ou, pelo menos, gostamos de colocar a fachada que fazemos.

Mas vale a pena falar sobre esses períodos de secura porque não apenas recebemos encorajamento ao ouvir histórias semelhantes de outras pessoas, mas também somos levados a lembrar o que é verdadeiro sobre Deus, seu evangelho e sua santa Palavra.

Você não está sozinho

De duas maneiras muito significativas, aqueles de nós que estão passando por períodos de seca espiritual não estão sozinhos.

Em primeiro lugar, muitos irmãos e irmãs de fé nos precederam a esse respeito. E muitos estão suportando a secura ao nosso lado agora.

Seja consolado pelas lutas de Davi nos Salmos:

Por que, ó Senhor, você está longe? Por que você se esconde em tempos de angústia? (Salmo 10:1)

Até quando, ó Senhor? Você vai me esquecer para sempre? Até quando você vai esconder seu rosto de mim? Até quando devo tomar conselho em minha alma e ter tristeza em meu coração o dia todo? (Salmo 13:1-2)

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que você está tão longe de me salvar, das palavras do meu gemido? Ó meu Deus, clamo de dia, mas tu não respondes, e de noite, mas não encontro descanso. (Salmo 22:1-2)

Considere também Jó, que sentiu que Deus o havia abandonado e o deixado para morrer; Joseph, que passou anos em uma cela de prisão, provavelmente se perguntando quando os propósitos de Deus para ele, conforme revelado em seus sonhos, aconteceriam; e os discípulos, cujos rostos estavam tristes e cujas esperanças foram frustradas depois que Jesus foi crucificado.

Crente, você não está sozinho em seu desânimo! Somos acompanhados por uma longa lista de cristãos que ansiavam pela certeza de que Deus realmente estava presente com eles, especialmente durante os períodos de aridez e dúvida. Há conforto em saber que não há nada de novo sob o sol; assim como Deus tem sido fiel à sua Igreja ao longo da história bíblica, ele mostrará sua fidelidade a nós. Isso é uma promessa.

Em segundo lugar, e mais importante, não estamos sozinhos porque a própria presença de Jesus está conosco. Como sabemos que isso é verdade? Onde encontramos segurança? Na cruz. Lá, Deus desviou o rosto de seu próprio Filho, rejeitou-o e derramou seu julgamento sobre ele – o julgamento merecido por você e por mim. Jesus experimentou o abandono total e absoluto de Deus na cruz para que os crentes em Cristo nunca tivessem que experimentar sua ira.

Jesus morreu uma morte solitária para que nunca tivéssemos que ficar sozinhos.

Mas Jesus não parou por aí. Ele não apenas sacrificou seu próprio sangue para o perdão de nossos pecados, transferindo sua justiça perfeita para nosso registro, mas também enviou seu Espírito Santo prometido para habitar em nossos corações, confirmando-nos que somos realmente filhos amados e aceitos do Altíssimo. Deus alto. O bom depósito de nossa herança no céu, o Espírito é nosso Conselheiro, Consolador e Ajudador, que nos ministra a realidade do evangelho de que nunca estamos verdadeiramente sozinhos.

Saber que não estamos sozinhos é muito bom … mas o que fazemos quando nos sentimos sozinhos, quando nossa leitura da Bíblia parece obsoleta e nossas orações sem brilho? Como praticamente deixamos de lado o que sentimos pelo que sabemos ser verdade?

Podemos aprender com um relato em Lucas 24. Dois dos discípulos estavam viajando na Estrada de Emaús três dias depois de Jesus ter sido crucificado e colocado na tumba. Jesus aparece para eles, mas eles não o reconhecem. Ele pergunta a eles sobre a conversa deles, e eles relatam com tristeza os eventos da crucificação, como suas esperanças foram frustradas quando Cristo, o tão esperado Messias, morreu na cruz. O corpo de Jesus não estava mais na tumba e, como os homens não podiam mais vê-lo, sua fé vacilou.

Assim, Jesus os chama de “insensatos” que são “tardos de coração” e os ajuda a abrir os olhos para vê-lo claramente mais uma vez. Ele faz o mesmo por nós de três maneiras específicas quando lutamos para confiar que ele está conosco nas estações secas e solitárias.

1. Jesus diz: “Acredite no evangelho”.

É muito fácil esquecer o que sabemos ser verdadeiro, até mesmo o próprio fundamento de nossa fé, quando nos sentimos distantes de Deus. Os acontecimentos da vida cotidiana, nossas inseguranças , nossas dúvidas e nossos medos podem nos impedir de fixar nossos olhos em Jesus; em vez disso, nos distraímos com o que estamos “fazendo de errado”, com nossas circunstâncias imediatas, até mesmo com falsas crenças sobre quem dizemos que Jesus é.

É durante esses momentos que Jesus nos diz para acreditar no evangelho, assim como ele implora a seus discípulos que se lembrem das profecias do evangelho das Escrituras:

E disse-lhes: “Ó néscios e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram! Não era necessário que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória?” E começando por Moisés e todos os Profetas, ele interpretou para eles em todas as Escrituras as coisas a seu respeito. (Lucas 24:25-27)

Você se esqueceu do evangelho da graça, que Jesus levou seu castigo para que você nunca fosse deixado sozinho? Você precisa se lembrar de que é o filho amado, escolhido e aceito de Deus, com quem ele se agrada por causa de seu Filho? Você está fixando seus olhos em Jesus, o autor, consumador e objeto de sua fé, ou está dependendo de seus próprios esforços para se aproximar de Deus?

Se este é você, como sou eu, Jesus diz: “Acredite no evangelho!”

Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas, mas alguém que em tudo foi tentado como nós, mas sem pecado. Aproximemo-nos, então, com confiança do trono da graça, para que possamos receber misericórdia e achar graça para socorro em tempo oportuno. (Hebreus 4:15-16)

2. Jesus diz: “Espere por mim”.

A ordem da Bíblia de “esperar no Senhor” ocorre repetidas vezes, especialmente nos Salmos. Isso nos ensina que haverá momentos em que sentiremos que esperar é tudo o que estamos fazendo! Esperando ativamente , conforme escolhemos permanecer em Cristo por meio da leitura da Bíblia e da oração, mas esperando mesmo assim.

Em Lucas 24, os olhos dos discípulos são abertos para reconhecer Jesus somente depois que ele pega o pão, parte e dá para eles comerem. Jesus é o nosso Pão da Vida, a Palavra Viva, e dele nos alimentamos quando abrimos as Sagradas Escrituras para nos alimentarmos da sua verdade. Em última análise, é Cristo quem nos alimenta com nutrição espiritual por meio da Bíblia, mas devemos escolher vir à mesa. É Jesus quem nos alimenta por meio de sua Palavra viva, poderosa e ativa da verdade, mas devemos escolher abrir a Bíblia e pesquisar suas riquezas, esperando ouvi-lo.

Pode haver épocas em que nosso tempo na Bíblia pareça seco e sem vida, mas podemos ter certeza de que nossa devoção em permanecer na palavra de Cristo está realmente produzindo frutos dentro de nós, tornando-nos discípulos maduros e ensinando-nos cada vez mais sobre o amor do nosso Salvador.

3. Jesus diz: “Lembre-se da fidelidade de Deus, seu Pai”.

Manter um registro da fidelidade de Deus para conosco é uma ferramenta útil de encorajamento nos momentos em que nos sentimos distantes dele. Da próxima vez que você entrar em um período de secura e estiver se perguntando se Deus está presente, pense na história bíblica e em seu próprio testemunho, em todas as vezes que Deus se revelou por meio de seu Filho, sua Palavra e seu Espírito.

Depois que Jesus partiu o pão e desapareceu da vista dos discípulos, eles disseram:

“Não ardia dentro de nós o nosso coração enquanto ele nos falava pelo caminho, enquanto nos expunha as Escrituras?” E eles se levantaram naquela mesma hora e voltaram para Jerusalém. E encontraram reunidos os onze e os que estavam com eles, dizendo: “Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” Então eles contaram o que havia acontecido no caminho e como eles o conheceram ao partir o pão. (Lucas 24:32-35)

Irmãos e irmãs, pensem frequentemente na fidelidade de Deus, especialmente quando forem tentados a acreditar que ele os deixou sozinhos para se defenderem sozinhos:

  • Pense em como ele supriu sua alma através do derramamento do sangue de seu próprio Filho.
  • Pense em como ele sustentou sua alma por meio da provisão da Bíblia e do dom de seu Espírito.
  • Pense em como ele proveu especificamente para suas necessidades diárias.
  • Pense em sua promessa de glorificá- lo quando ele o levar para casa!

Proclame sua fidelidade em seu próprio coração, crie coragem e conte aos outros sobre sua bondade.

Confiemos que Jesus é aquele que transforma os lentos de coração em corações ardentes de paixão por mais dele. Como Davi canta no Salmo 27:1,

Espera no Senhor; seja forte, e deixe seu coração tomar coragem; espere pelo Senhor!

Que verdades bíblicas o ajudaram a perseverar na secura e na dúvida?

Fonte: BíbliaComentada

Embrace a espiritualidade autêntica através do estudo bíblico: Da lentidão do coração aos corações ardentes – EBD Hoje é um convite caloroso para aprofundar sua jornada espiritual.

Os períodos de secura espiritual podem ser alarmantes, exaustivos, até mesmo horríveis e de partir o coração. Tive dias, meses até, em que vir à Palavra e passar tempo com o Pai parecia um trabalho, e lutei para sentir sua presença e amor por mim. Eu me perguntei, Deus, onde você foi? Eu sinto que você escondeu seu rosto. O aparente silêncio de.

📑 Não perca tempo procurando! Clique aqui para encontrar sua lição completa da EBD e aprofunde-se no aprendizado espiritual.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *