Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Dinâmica: O problema do pecado Objetivo: Introduzir e concluir o estudo sobre a perspectiva humana e divina do pecado. Material: Não é necessário Procedimento: - Organizem os alunos em círculo. - Em seguida falem que neste trimestre estamos estudando sobre a santificação. Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma parte da história de Davi, [...]
davi EBD Hoje - Escola Dominical Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Dinâmica para Adolescentes e Juniores: O problema do pecado

Objetivo: Introduzir e concluir o estudo sobre a perspectiva humana e divina do pecado.

Material: Não é necessário

Procedimento:

– Organizem os alunos em círculo.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

– Em seguida falem que neste trimestre estamos estudando sobre a santificação.

Na lição de hoje, vamos estudar sobre uma parte da história de Davi, quando ele cometeu um erro, escondeu esse ato, mas Deus estava vendo.

– Que tal agora, vocês lembrarem qual foi este ato errado?

Aguardem as respostas dos alunos. Corrijam ou acrescentem outras informações se necessário.

– Após o breve resumo do fato, trabalhem o conteúdo da lição.

– Depois da explanção da lição, perguntem:

O que podemos falar sobre a perspectiva humana e divina do pecado na vida de Davi?

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

E na sua vida?

Deixem que os alunos conversem sobre isto. Observem atentamente o que eles estão afirmando.

– Para concluir, leiam:

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”(Provérbios 28:13).

Dinâmica para Juniores: Avivamento no Antigo Testamento

Objetivos:

Direcionar o estudo sobre o avivamento ocorrido na história de Israel,  através de 03 personagens usados por Deus: Samuel, Josias e Neemias.

Promover participação dos alunos.

josias EBD Hoje - Escola Dominical Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Material:

Cartões de cores diferentes com os 03 nomes: Samuel, Josias e Neemias.

Observação: a quantidade de cartões vai depender do número de alunos. Vejam como organizar: se sua turma tiver 10 alunos, serão 04 cartões com o nome “Samuel”, 03 com o nome “Josias’ e 03 com o nome “Neemias”.

Procedimento:

Dias antes da aula:

Recortem os cartões de acordo com a quantidade dos alunos.
Identifique os cartões conforme descrição na observação acima.
Organizem os cartões nesta sequência: Samuel, Josias, Neemias, Samuel…

No momento da aula:

– Falem: Hoje, vamos estudar sobre o avivamento no Antigo Testamento, através de 03 personagens usados por Deus: Samuel, Josias e Neemias.

– Distribuam para os alunos os cartões com os 03 nomes citados  na sequência já mencionada.

– Agora, peçam que os alunos se agrupem. Orientem que eles devem procurar outras colegas que tenham o mesmo nome que ele recebeu no cartão.

– Feita a divisão em 03 grupos, solicitem que os alunos abram a lição 02 e leiam o que trata sobre o avivamento ocorrido por meio do personagem. Escrevam isto no quadro para facilitar a compreensão:

Grupo Samuel: Item I.2

Grupo Josias: Item I. 3

Grupo Neemias: Item II

Estipulem um tempo de 15 minutos, no máximo, para a realização da atividade.

Durante a realização da atividade passem nos grupos para observar como está o andamento do trabalho proposto.

– Orientem ainda que além da leitura, cada grupo vai apresentar para a turma, de forma objetiva, como aconteceu o avivamento, utilizando no máximo 10 minutos.

– Para concluir, Perguntem:

O que podemos aprender e aplicar sobre estes fatos para o avivamento na atualidade?

Aguardem as respostas.

Dinâmica para Adolescentes: Está preparado(a)?

Objetivos:

Destacar a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.

Enfatizar que o Arrebatamento será o evento que dará o início dos últimos fatos apocalípticos.

Ressaltar que a Igreja, composta pelos  salvos em Jesus,  vai participar dos eventos dos fins dos tempos, pois nesse período já estará com Cristo.

voltando EBD Hoje - Escola Dominical Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Material:

02 cartolinas

02 pincéis atômicos.

Procedimento:

– Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.

– Digam: Vocês tem 01 minuto para “arrumar a mala”.

– Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.

– Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.

– Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.

– Várias situações podem acontecer:

1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.

2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.

3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo. Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.

– Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:

Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.

Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.

Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.

– Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento. Com este evento, se dará o início das últimos fatos apocalípticos. E a Igreja, composta pelos  salvos em Cristo,  vai participar pois neste momento já estará com Jesus.

Dinâmica: O Modelo da liderança de Jesus

Objetivos:

Concluir o estudo sobre o modelo da liderança de Jesus.

Destacar que AMAR e SERVIR são as palavras que podem resumir a liderança de Jesus.

Enfatizar que Jesus deixou o exemplo de liderança  que pode e deve ser seguido.

jesus EBD Hoje - Escola Dominical Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Material:

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Procedimento:

– Após o estudo sobre o modelo de liderança de Jesus, organizem os alunos em círculo para uma roda de conversa.

– Falem: Acabamos de estudar sobre as características do modelo da liderança de Jesus, que podem ser resumidas em 02 palavras.

– Coloquem no quadro estas 02 palavras: AMAR e SERVIR.

– Falem: O que vocês podem apontar como exemplos bíblicos sobre Jesus que evidenciam estas 02 palavras?

Aguardem as respostas dos alunos. Se necessário, vocês podem acrescentar ou corrigir algo.

– Para concluir, falem: Jesus é o modelo de líder de todos os tempos, que pode e deve ser seguido.

🗂️ Veja também

Dinâmica para Adolescentes: Presença de Deus

Objetivos:

Estudar sobre a presença de Deus na vida do cristão, enfatizando que o corpo é morada de Deus, templo do Espírito Santo, requerendo santidade.

Fazer relação da saída e retorno da glória de Deus associada a condição moral e espiritual do povo de Isarel, com a condição do povo de Deus hoje.

presenC3A7a EBD Hoje - Escola Dominical Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Material:

01 lixeira

Papéis

Canetas

Procedimento:

– Leiam Êxodo 25:8: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”.

– Falem: Depois que os utensílios e o Tabernáculo estavam prontos, “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo”(Êxodo 40:34).

A glória do Senhor também encheu o templo de Salomão, no dia de sua inauguração.

A glória de Deus em ambos os casos representavam a presença divina.

Esta foi a forma de Deus se fazer presente na vida do povo de Israel.

Ele requeria obediência e santidade de seu povo.

– Falem: Hoje, somos tabernáculo de Deus. O corpo é morada de Deus. Temos um morador especial dentro da gente. Esta casa deve estar limpa, Deus também requer santidade do cristão.

Sendo assim, o que não pode permanecer no nosso corpo(morada de Deus)?

Lembrem- se de que

– Apresentem uma lixeira.

– Falem: O que vocês devem retirar que está inadequado?

O que os alunos falarem devem ser escritos um papel e colocados na lixeira.

– Depois, leiam:

“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo”(Levítico 19:2).

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).

– Para conluir, falem: na lição 04, estudamos que a glória de Deus saiu do templo por causa das abominações do povo e no templo. Na lição de hoje(11), estudamos que a glória de Deus retornará para o templo depois da restauração espiritual de Israel.

Tenhamos cuidado com nossa vida moral e espiritual. Observemos o que nos recomenda o apóstolo Pedro:

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”(1 Pedro 1:15).

Dinâmica para Juniores: Igreja, lugar para todos

Objetivos:

Enfatizar que a igreja é um lugar para todos, convivendo sem acepção de pessoas.

Refletir sobre a importância de estar incluído na igreja e estar acessível a aceitar outras pessoas.

igreja EBD Hoje - Escola Dominical Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Material: não precisa

Observação: Quantidade de pessoas em número ímpar.

Procedimento:

1 – Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.

2 – Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.

3 – Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:

– Como você se sentiu por não estar formando uma dupla?

– É ruim não estar incluído?

4 – Perguntem  a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:

Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?

5 – Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.

6 – Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:

– Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.

– Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.

– Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.

7 – Finalizem, enfatizando a importância:

– Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados.

– Da Igreja agregar,  aos já participantes, outros que chegam para integrar o grupo, sem acepção de pessoas.

– De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.

8 – Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.

Dinâmica para Adolescentes e Juniores: A liderança de Ezequiel

Objetivo: Introduzir o estudo sobre o personagem bíblico Ezequiel.

Material:

13 envelopes

Frases ou expressões sobre Ezequiel digitadas ou escitas manualmente

ezequiel EBD Hoje - Escola Dominical Dinâmica evangélica para Adolescentes e Juniores EBD

Procedimento:

Dias antes da aula:

Escrever ou digitar as 13 expressões sobre o profeta Ezequiel(ver no procedimento).

Recortar cada expressão

Colocar 01 expressão dentro de 01 envelope

No momento da aula:

– Falem que esta lição tem como tema a liderança de Ezequiel. Antes, porém, vamos conhecer quem era este personagem bíblico.

– Mas, quem era Ezequiel?

Há poucas informações sobre ele. Porém, vamos descobrir algumas informações que são encontradas no livro que leva seu nome  e também fruto de pesquisadores.

Entreguem os 13 envelopes para os alunos.

Peçam que os alunos abram os envelopes e leiam a expressão ali contida, um de cada vez, em ordem númerica crescente(01 a 13).

1 – Sacerdote, profeta(Ez 2.5) e atalaia(Ez 3.17)

2 – Chamado por Deus de: filho do homem(Ez 2.3); esta expressão é encontrada mais de 90 vezes no livro do profeta Ezequiel

3 – Significado do nome: Deus Fortalece

4 – Era de Jerusalém

5 – De família sacerdotal: Ez 1.3

6 – Filho de Buzi: Ez 1.3

7 – Deportado de Judá, na 2ª leva, por Nabucodonosor para a Babilônia

8 – Viveu exilado na Babilônia: Ez 1.1, 3.11

9 – Inicia o ministério profético por volta dos seus 30 anos

10 – Seu minstério profético teve a duração de aproximadamente 22 anos

11 – Era casado: Ez 24.15 a 18

12 – Autor do livro que leva seu nome

13 – Ezequiel, Daniel e Jeremias eram contemporâneos:

       Ezequiel na Babilônia entre os exilados

       Daniel e seus amigos na corte de Nabucodonosor(Dn 1.1, 3 a 6)

      Jeremias entre os que ficaram em Judá(Jr 25.01)

– Após a leitura de cada item, falem que agora vocês vão estudar sobre a liderança de Ezequiel.

Dinâmica: A liderança de Jesus

Dinâmica para Adolescentes e Juniores

Objetivo: Introduzir o estudo sobre a liderança de Jesus.

Material:

09 figuras de pés(05 direitos, 04 esquerdos)

Palavras digitadas: Envolvimento, Comprometimento, Pessoalidade, Intimidade, Visão de futuro, Missão, Tinha uma equipe, Treinou os liderados, Formou outros líderes.

Observação: colar os nomes e expressões nas figuras de pés – uma em cada figura.

Frase digitada: Modelo da liderança de Jesus

Procedimento:

Antes da aula:

– Organizem as cadeiras uma de frente para outra.

– Coloquem as figuras de pés no espaço entre as cadeiras, formando um caminho.

– Fixem no final do caminho a expressão “Modelo da liderança de Jesus”.

Durante a aula:

– Falem para os alunos que na aula de hoje o tema será sobre a liderança de Jesus. Para conhecer os princípios dessa liderança, é necessário caminhar nos passos do mestre, isto é, neste caminho formado por estas 09 figuras de pés.

– Peçam que 01 aluno retire a primeira figura de pé e leia o que está escrito no verso. O aluno deverá deixar a figura no mesmo lugar com o nome a mostra.

Este procedimento deve acontecer até a última figura de pé.

– Agora, já conhecemos os nomes que identificam os princípios da liderança de Jesus. Agora, vamos estudar sobre cada uma delas.

Dinâmica para Adolescentes: Esperança nas promessa divinas

Dinâmica para Adolescentes e Juniores

Objetivos:

Exemplificar que a Bíblia é infalível através de promessas bíblicas já cumpridas.

Inroduzir o estudo sobre uma mensagem profética de Ezequiel que ainda será cumprida, pois a Palavra de Deus não falha.

Reafirmar a esperança nas promessas de Deus.

Material:

03 recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor verde

03 recortes de cartolina medindo 40 x 40 de cor azul

01 figura de um relógio

01 pincel atômico

Fita adesiva

01 quadro ou uma mesa

Procedimento:

Antes da aula:

Escrevam nos 03 recortes de cor verde uma referência de uma promessa bíblica.

Para cada recorte, uma promessa diferente.

Escrevam nos 03 recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica.

Para cada recorte, o cumprimento da promessa.

Durante a aula:

– Apresentem para os alunos os 03 recortes de cor verde, utilizando o quadro ou uma mesa.

– Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.

– Perguntem: A que se refere estes versículos?

Aguardem as respostas.

Confirmem que fazem referência a uma promessa bíblica.

– Agora, do lado direito das referências das promessas, coloquem a figura de um relógio.

– Por que o relógio após as promessas?

Certamente, os alunos vão dizer que representa o tempo de espera para o cumprimento da promessa.

– Depois, apresentem os 03 recortes de cor azul uma referência do cumprimento da promessa bíblica.

– Peçam para que eles procurem as referências na Bíblia e leiam para a turma.

– Perguntem: A que se refere estes versículos?

Aguardem as respostas.

Confirmem que fazem referência ao cumprimento da promessa bíblica.

– Para finalizar, afirmem:

Lemos sobre promessas e o cumprimento delas. Esta é uma das formas de provar sobre a infalibilidade da Palavra de Deus e reafirmar a esperança nas promessas divinas.

– Nesta lição, vamos estudar sobre uma mensagem profética de Ezequiel que ainda será cumprida, pois a Palavra de Deus não falha. Vamos começar?

Dinâmica para juniores: Salomão

Dinâmica para Adolescentes e Juniores

Objetivo: Estudar sobre o personagem bíblico Salomão, enfatizando sua liderança.

Material:

02 cartolinas de cores diferentes

01 pincel atômico

02 quadros brancos

Procedimento:

Dias antes da aula:

Escrever, usando pincel atômico, as perguntas abaixo nas cartolinas. Cada pergunta deve estar escrita numa cartolina.

O que vocês se lembram sobre a vida de Salomão?

E sobre sua liderança?

Na aula:

– Coloquem as cartolinas nos quadros.

– Para iniciar o estudo sobre a vida e liderança de Salomão, perguntem para os alunos:

O que vocês se lembram sobre a vida de Salomão?

E sobre sua liderança?

– Aguardem e escrevam as respostas nas cartolinas correspondentes de forma objetiva.

 – Depois, no decorrer da explanação da lição, quando vocês falarem algum ponto do tema e que tenha sido mencionado por algum aluno(a), falem:

Isto foi apontado por…(falar o nome do aluno).

Com isto eles se sentirão valorizados.

– Isto deve acontecer durante a explanação do tema.

– Depois, peçam aos alunos para que falem sobre o que aprenderam sobre a liderança de Salomão.

Dinâmica evangélica: Inveja – um sentimento perigoso

Dinâmica para Adolescentes e Juniores

Objetivo: Estudar sobre a inveja e o perigo deste sentimento.

Material:

Um ramo

Uma figura de sol

Flores

Folhas secas

Um saco

Sementes

Procedimento:

1 – Leiam com os alunos o texto “A inveja do Pequeno Ramo”(postado abaixo), para que os alunos entendam o que vão fazer.

2 – Agora, após a leitura, façam uma encenação deste texto. Para isto, vocês precisam observar as seguintes orientações:

O narrador deve ser o professor.

Escolher um aluno para ser o pequeno ramo, entregar para ele um ramo verde e folhas secas.

Escolher um aluno para ser o jardineiro e outra pessoa para ser a filha; o jardineiro entra com um saco no bolso.

Observar as orientações em itálico e entre parênteses para os alunos realizarem.

A inveja do Pequeno Ramo

Era uma vez um pequeno ramo. O pequeno ramo estava no topo de uma montanha. A montanha mais bela e alta da floresta, do lado da casa de um jardineiro trabalhador. O pequeno ramo era feliz com seus outros amigos ramos ali(todos os alunos devem ficar agachados deste o início da leitura).

Então o tempo foi passando, e a chuva caía(os alunos devem dizer chuá chuá), e o sol nascia(um aluno deve mostrar o sol). E todos os ramos começaram a crescer(os alunos devem se levantar). Os amigos do pequeno ramo, agora já não eram mais ramos, e sim, botões de flor(os alunos mostram as flores). O pequeno ramo ficou feliz pelos amigos, e resolveu parar seu trabalho de crescimento para observá-los.

Então se passou mais um tempo e os amigos do pequeno ramo já viraram canteiros de rosa. E nada do pequeno ramo crescer(o aluno pequeno ramo deve permanecer abaixado). Mas dessa vez, o pequeno ramo não ficou feliz pelos amigos. Ele ficou triste(fazer cara de pessoa triste). Ficou triste e chateado porque seus amigos estavam crescendo e ficando mais bonitos do que ele, simples mato amarelado.

Os amigos do pequeno ramo já eram grandes arbustos e o pequeno ramo estava tão triste de ver seus amigos tão grandes, que ele resolveu ser a praga que estragava a beleza dos grandes arbustos florais.

Agora, os arbustos deixaram cair sementes(os alunos jogam sementes pelo chão), que se multiplicaram, e que formaram um jardim. E cada vez mais, o pequeno ramo tentava estragar a beleza do jardim, se alastrando por todo o gramado.

Chegou um dia que ele ficou tão triste, mas tão triste por causa dos amigos, que resolveu se transformar em uma verdadeira praga parasita, e começou a influenciar os amigos a deixar de produzir aquelas flores tão belas, para que fossem apenas simples arbustos, e o lugar iria ficar mais bonito.

– Simplicidade, meus colegas, simplicidade. Ele os enganava.

Alguns caíam em sua conversa, outros não.

Até que um dia veio o jardineiro daquele lugar, com a filha pequena(o aluno jardineiro e a filha entram). A menina adorou as roseiras. Mas ela notou que havia um matinho chato as enforcando(a menina fica olhando entre as roseiras). Então pediu para o pai arrancar o que estava estragando o trabalho tão bonito do tempo, e da natureza, com seu coração todo mole pelas rosas.

Então o pequeno ramo foi arrancado(o aluno pequeno ramo sai, puxado pelo braço). E só o que sobrou dele, foram suas folhas secas imundas, que o jardineiro recolheu(o aluno jardineiro apanha as folhas secas e coloca no saco), feliz por ter se livrado de uma praga inconveniente, e causado um sorriso a mais no rosto da pequena filha. (Autoria desconhecida)

3 – Depois, analisem com os alunos sobre as consequências da inveja do pequeno ramo.

4 – Em seguida, falem sobre a inveja dos irmãos de José(personagem bíblico); leiam Gn 37. 5 a 11 e se possível apresentem figuras que ilustrem esta narrativa.

Vocês podem conseguir as figuras no departamento infantil da igreja. Pelo fato de mostrar figuras, isto não quer dizer que é algo infantil, pois depende do enfoque dado pelo professor para os alunos juvenis.

5 – Depois, leiam Gn 49.22 “José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro”

Em seguida, façam uma comparação entre José, um ramo frutífero, com o ramo do texto que não cresceu, estabelecendo diferenças entre eles sobre a inveja, um que foi invejado e o que aconteceu com os irmãos invejosos e o pequeno ramo que invejava seus amigos ramos que cresceram e ele não.

Dinâmica: Liderança de Davi

Objetivo: Estudar sobre a liderança de Davi.

Dinâmica para Adolescentes e Juniores

Material:

Lição bíblica

Procedimento:

– Após a apresentação do item I da lição, dividam a turma 06 grupos e peçam para que escolham um líder.

– Orientem os grupos da seguinte forma:

Cada grupo vai ler um trecho da lição(ver descrição abaixo)

Eles terão um tempo de 15 minutos para a leitura  e pensar como vão apresentar para os colegas.

Durante o período de tempo da atividade, vocês(professores) devem passar pelos grupos para observar o andamento do trabalho e interferir se necessário. É importante verificar a atitude do líder de cada grupo.

Item II – A Liderança de Davi

1. Liderança cheia do Espírito Santo(grupo 01)

2. Liderança centrada em Deus(grupo 02)

3. Liderança com foco em pessoas(grupo 03)

Item III – Aspectos práticos da liderança de Davi

1. Um líder que soube honrar as alianças(grupo 04)

2. Um líder justo(grupo 05)

3. Um líder segundo o coração de Deus(grupo 06)

– Concluido o tempo estipulado para a atividade grupal, organizem os alunos em círculo e cada grupo deverá apresentar com suas palavras de forma objetiva o que leram para os demais grupos.

Professores, observem atentamente o que eles apresentam. Acrescentem e/ou corrijam informações de julgar conveniente.

– Depois, para concluir reflitam sobre a liderança de Davi.

Dinâmica para EBD: Justiça divina

Objetivos:

Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.

Alertar sobre a apostasia e a infidelidade a Deus, que levam à retribuição divina pelos pecados.

Dinâmica para Adolescentes e Juniores

Material:

½ folha de papel ofício para cada aluno

Procedimento:

– Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.

– Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do lado direito).

– Agora, solicitem que eles façam o seguinte:

Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou em quem está alicerçado.

Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la? É bom ter cuidado com a apostasia e com os falsos mestres.

No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.

Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?

– Para concluir, falem:

Temos plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus?

Não façamos como o povo de Israel rejeitou Deus, com apostasia, infidelidade a Deus, sofrendo a retribuição divina pelos pecados, devido o solo do coração endurecido, sem arrependimento.

Dinâmica Infantil: Ciúme

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre o ciúme, estabelecendo diferença entre o tipo natural e o patológico.

Dinâmica para Adolescentes e Juniores

Material:

02 envelopes grandes confeccionados de cartolina verde e vermelha

Recortes de papel ofício para os alunos

Canetas

01 quadro para pendurar ou fixar os envelopes

Procedimento:

– Falem: Hoje, vamos estudar sobre o ciúme. Ele pode ser um sentimento positivo e negativo.

– Depois, falem: Ao longo do estudo da lição, vamos detalhar estes dois tipos de ciúme.

– Apresentem para a turma, 02 envelopes grandes: 01 verde e outro vermelho.

No verde, está escrito: ciúme natural

No vermelho, está escrito: ciúme patológico

– Agora, orientem os alunos para que durante o estudo do tema, eles observem as diferenças entre os dois tipos de ciúmes.

Ao observarem, apontar qual as caracteríticas utilizando expressões escritas curtas.

Para isto é necessário que vocês distribuam recortes de papel ofício.

Os alunos devem colocar a caracterítica dentro do envelope que corresponde ao tipo de ciúme.

Dessa forma, vocês estão conduzindo os alunos a prestarem mais atenção na aula e promovendo a participação.

– Com base no que eles já observaram de características, solicitem que os alunos falem sobre uma situação do ciúme natural(positivo) e patológico(negativo) já vivenciada por ele ou que já ouviu falar.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *