Lição 01 – A casa de Deus no deserto
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 3 trimestre 2021
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
Data: 04 de julho de 2021
Texto de Referência: Êx 27:9-19
📑 Ver todas as lições EBD Jovens Betel
📖 Versículo do dia
“Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” (Êx 25:9)
👍 Verdade aplicada
O Tabernáculo seria o centro da vida do povo de Israel.
🎯 Objetivos da lição
- Conceituar o Tabernáculo;
- Observar os detalhes para a construção do Tabernáculo;
- Elucidar os propósitos divinos com o Tabernáculo.
Oremos para que venhamos entender as grandezas das revelações de Deus atavés do Tabernáculo.
📘 LEITURA DIÁRIA | |
---|---|
Segunda | Êx 25:2 – Construído com ofertas voluntárias. |
Terça | Êx 35:25-26 – As mulheres ajudaram na construção. |
Quarta | Êx 35:31-35 – O Espírito de Deus na construção. |
Quinta | Êx 39:43 – Moisés abençoou os trabalhadores. |
Sexta | Êx 40:34-35 – A glória de Deus na inauguração. |
Sábado | Êx 26:30 – Feito conforme os padrões de Deus. |
📣Introdução
Um dos monumentos com maior significado espiritual, indubitavelmente, é o Tabernáculo, pois através dele Deus revela ao homem sua condição de pecaminosidade, bem como a maneira de ser perdoado. Lógico que todos este conceito de expiação apontava para a obra Redentora de Cristo.
🔑 #pontochave
Deus através do Tabernáculo revela Sua santidade ao povo.
1 – CONCEITUANDO O TABERNÁCULO
O Tabernáculo e tudo o que nele continha foram dados pelo próprio Deus ao Líder Moisés; e tudo deveria ser feito conforme a orientação Divina devido a sua aplicabilidade espiritual e futura, no que tange a questões soteriológicas.
1.1. As dimensões do Tabernáculo.
Para fins didáticos, é bom saber que a Tenda da Congregação se limitava ao Lugar Santo e ao Lugar Santíssimo; já o Tabernáculo era todo o complexo que edia cerca de 100 côvados de cumprimento, 50 côvados de largura e 5 côvados de altura, conforme registrado em Êxodo 27:18. A disposição do Tabernáculo no meio do acampamento era esabelecida de maneira que ficavam 3 tribos ao norte, 3 tribos ao sul, 3 tribos ao leste e 3 tribos ao oeste (Nm 2:17); assim, quando vista de cima, percebia-se o formato de uma cruz. Até mesmo na disposição das tribos percebemos que a cruz de Jesus se tornaria centro de nossa expiação.
1.2. Por que esta construção no deserto?
Quando avaliamos todo o ouro, a prata, o cobre e todo o material fino usado na construção dessa tenda, ficamos a pensar sobre este investimento em um lugar tão inóspito e sem beleza como o deserto. A grande verdade espiritual é mostrar o imenso investimento de Deus para resgatar o ser humano e ter intimidade com ele, pois Jesus, deixando o seu trono de Glória manifestou-se no meio do deserto humano com suas imperfeições para, assim torná-lo novamente a imagem e semelhança de Deus.
🤓 Refletindo
“No Tabernáculo vemos o grande plano de Salvação que seria revelado em Cristo”.
Abraão de Almeida
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊
2 – A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO
O que nos chama a atenção são os detalhes de cada utensílio, das cortinas e dos materiais empregados na construção do Tabernáculo. O projeto tem a assinatura de Deus como Arquiteto e Moisés deveria se esmerar em fazer tudo conforme o projeto Divino.
2.1. A disposição do povo em contribuir
É maravilhoso ver o quanto o povo se sensibilizou e contribuiu para a construção do Tabernáculo, a ponto de Moisés ter que proibir o povo de trazer mais ofertas para a construção, pois sobravam materiais (Êxodo 36:6-7). A Bíblia relata que o coração do povo se moveu de maneira voluntária, abrindo mão de seus adornos como anéis, pendentes e braceletes e os ofereciam como oferta ao Senhor (Êxodo 35:20-22). As ofertas dos israelitas vieram de um espírito de gratidão pelo livramento do Egito, bem como engajamento nos projetos de Deus. Em nossos dias, não pode ser diferente; precisamos ser gratos a Deus pelos muitos benefícios que Ele tem feito em nossa vida, além de atentarmos para o comprometimento com os projetos de Deus, tais como a obra missionária, assistência social e a expansão do Reino com abertura de novos trabalhos.
2.2. A ação do Espírito de Deus
É interessante notar que o Espírito de Deus esteve presente no processo de ornamentação e feitura no trabalhar do ouro prata cobre e madeira, usando a vida de Bezaleel e Aoliabe o texto é bastante explícito ao dizer que estes homens foram Cheios do Espírito de Deus para criar todas as formas de escultura dos materiais (Êxodo 31.1-11). Na construção do Tabernáculo vemos a junção entre Deus e o seu povo na execução. A mesma coisa precisa acontecer na obra de Deus hoje: o crente deve trabalhar em consonância com isso espírito santo de Deus, sabendo que ele é responsável em adornar a noiva e atuar na execução dos projetos divinos na terra. Deus sempre chama e capacita pessoas para o exercício do ministério, por isso a presença do Espírito Santo em nossa vida é insubstituível.
Esse blog foi feito com muito carinho ❤ para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.
Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.
3 – OS PROPÓSITOS DE DEUS COM O TABERNÁCULO
O Tabernáculo não foi apenas um empreendimento humano e sim um projeto divino; objetivando revelar ao homem Sua graça e misericórdia. O povo saiu do Egito, uma nação devota à muitas divindades, e agora os filhos de Israel aprenderiam a viver em santidade, prestando culto ao único e verdadeiro Deus.
3.1. Desenvolvendo uma vida de adoração
E vários diálogos entre Moisés e Faraó, durante as tratativas para deixar o povo sair do Egito, percebemos que o grande intento de Deus era que o povo lhe servisse e sacrificasse no deserto (Êx 3:18), celebrando uma festa no deserto (Êx 5:1). Através da adoração, Deus implantaria preceitos de que existia apenas um único Deus. O povo que saiu do Egito precisaria aprender a ter noção de exclusividade e de santidade para com Deus, pois Ele habitaria no meio do seu povo, revelando Sua vontade e verdade ao povo. Através das igrejas, Deus propicia momentos de comunhão e assim podemos desenvolver a nossa vida espiritual com Deus. O salmista chegou a externar sua alegria em poder ir à casa do Senhor (Salmo 122.1).
3.2. Ser o centro da vida dos israelitas.
Na disposição das Tribos no Arraial, é perceptível que o Tabernáculo estava no centro da vida das Tribos (Nm 1:4). Fica evidenciado que o desejo de Deus era se tornar o centro da vida de seu povo, fazendo parte do dia a dia deles e de suas decisões. É justamente neste ambiente em que se desenvolvem as leis cerimoniais, jurídicas e espirituais que nortearam a caminhada e o relacionamento do Povo com Deus. Em nossos dias, não é diferente, pois através dos cultos de ensino e da EBD é que os valores cristãos, as verdades divinas e a ética do Reino são ensinados com o intuito de gerar o caráter de Deus em nossa vida.
Pega essa, vaso! 😃
O arquiteto desse projeto foi Deus, mas Moisés, Bezalel e Aoliabe construíram de acordo com o que foi projetado por Deus. Na construção do Tabernáculo, Besalel se destaca por ser um homem cheio de habilidade, inteligência, com conhecimento dado por Deus e capacidade artística. Ele era um homem cheio do Espírito de Deus (Êxodo 35:34). Vejamos o que nos fala Êxodo 31.2: “Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá”. Bezalel significa “a sombra de Deus” ou “Deus é minha proteção”. O nome Uri significa “minha luz” ou “meu Resplendor”, e revela que Jesus seria o Resplendor da Glória de Deus e a expressão exata do Seu ser. O nome “Hur” significa “nobre, puro ou livre”, isso nos lembra de que Jesus foi ungido para libertar os cativos. Bezalel era da tribo de Judá, que significa “louvor”. Jesus é o Leão da tribo de Judá; somente ele é digno de receber louvor. O outro envolvido na construção foi Aoliabe, esse também era um homem hábil e cheio de sabedoria. Aoliabe era filho de Aisamaque, da Tribo de Dã. Aoliabe significa “Tabernáculo ou tenda de meus pai”, lembrando que Jesus é aquele que edifica o tabernáculo, a igreja de Seu Pai. Aisamaque era descendente da Tribo de Dã (que significa juiz) e o seu nome traz o significado de “aquele que apoia ou auxilia”, apontandp para o ministério do Espírito Santo como nosso ajudador.
CONCLUSÃO
A construção do Tabernáculo conscientiza o povo a ofertar; transforma a maneira de viver diante do próximo e com Deus; como também mostra o quanto podemos fazer proezas quando nos encaixamos nos projetos de Deus.
Complementando
As pessoas estão imersas no capitalismo, que tem como ponto forte o consumismo e o materialismo; o resultado disto é o endividamento e as doenças psiquícas. Vale ressaltar que, se a nossa morada está nos Céus, precisamos invsetir mais no Reino de Deus e em sua expansão.
Eu aprendi que
A construção do Tabernáculo se dá com o código secreto de Deus, a fim de revelar as verdades espirituais ao Seu povo.
O que achou da Lição 01 – A casa de Deus no deserto?
Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
Lição 01 Betel jovens 3 trimestre 2021, Lição 01 Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021, lição 01 revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021, Lição 01 revista Betel jovens 3 trimestre 2021, Lição 01 – A casa de Deus no deserto, lições Betel Jovens Conectar, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2021, Betel dominical 3 trimestre 2021, EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel jovens 3 trimestre 2021, editora Betel jovens 3 trimestre 2021, revista EBD Betel jovens 3 trimestre 2021, Revista Betel Jovens Conectar, revista Betel jovens 3 trimestre 2021, revista Betel jovens 3 trimestre 2021 pdf, revista Betel jovens 3 trimestre 2021 pdf download, revista escola dominical jovens 3 trimestre 2021,
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?
Sua opinião é importante para nós!