Revista Adultos CPAD 4 trimestre de 2023
Lição 01 – A Grande ComissĂŁo: Um Enfoque EtnocĂȘntrico
Tema da Revista: AtĂ© os Confins da Terra – Pregando o Evangelho a Todos os Povos atĂ© a Volta de CristoComentarista: Wagner Gaby
Editora: CPAD 4 trimestre 2023 – Escola Dominical
EBD Editora CPAD Adultos 4 trimestre 2023 Lição 01
EBD Hoje – Escola Dominical | Revista CPAD | 4Âș Trimestre De 2023 | AtĂ© os Confins da Terra – Pregando o Evangelho a Todos os Povos atĂ© a Volta de Cristo | CPAD adultos 4 trimestre 2023 Lição 01 – Escola Dominical | CPAD Adultos
TEXTO ĂUREO
âE disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.â (Mc 16.15)
VERDADE PRĂTICA
A ordem imperativa de Jesus aos seus discĂpulos aponta para a universalidade da pregação do Evangelho no mundo.
LEITURA DIĂRIA
Segunda â Mt 9.37,38 A seara Ă© a grande e sĂŁo poucos os ceifeiros
Terça â Rm 15.20 Esforçando-se para pregar onde Cristo nĂŁo foi anunciado
Quarta â Lc 24.49; At 1.8 Cheios do EspĂrito para cumprir a Grande ComissĂŁo
Quinta â Gn 3.15; 6.11-14; Gn 12.3 Deus deseja alcançar os povos do mundo inteiro
Sexta â At 9.15; 16.5; 22.14,15,21 A missĂŁo da Igreja de expandir o Reino de Deus em todas as naçÔes
SĂĄbado â Lc 24.46-49 Arrependimento para o perdĂŁo dos pecados
Hinos Sugeridos: 132, 431, 541 da Harpa CristĂŁ
LEITURA BĂBLICA EM CLASSE
Mateus 28.19,20; Marcos 16.15-18
Mateus 28
19 â Portanto, ide, ensinai todas as naçÔes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do EspĂrito Santo;
20 â ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, atĂ© Ă consumação dos sĂ©culos. AmĂ©m!
Marcos 16
15 â E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 â Quem crer e for batizado serĂĄ salvo; mas quem nĂŁo crer serĂĄ condenado.
17 â E estes sinais seguirĂŁo aos que crerem: em meu nome, expulsarĂŁo demĂŽnios; falarĂŁo novas lĂnguas;
18 â pegarĂŁo nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortĂfera, nĂŁo lhes farĂĄ dano algum; e imporĂŁo as mĂŁos sobre os enfermos e os curarĂŁo.
PLANO DE AULA
1- INTRODUĂĂO â O tema deste trimestre Ă© a obra missionĂĄria. Estudaremos a seguinte temĂĄtica: âAtĂ© os Confins da Terra: Pregando o Evangelho a Todos os Povos atĂ© a Volta de Cristoâ. Veremos que a obra de MissĂ”es envolve evangelização local e transcultural, bem como a formação de missionĂĄrios. Nesta primeira lição, trataremos MissĂ”es sob um enfoque etnocĂȘntrico, ou seja, a relação da Grande ComissĂŁo com as MissĂ”es Transculturais. Para tratar desses e outros assuntos, contaremos com o auxĂlio do pastor Wagner Gaby, lĂder da Assembleia de Deus em Curitiba (PR), conferencista, advogado, escritor de obras da CPAD, entre elas: As Doenças do SĂ©culo, Planejamento e GestĂŁo EclesiĂĄstica, RelaçÔes PĂșblicas para LĂderes CristĂŁos e As ParĂĄbolas de Jesus, todas publicadas pela CPAD.
2- APRESENTAĂĂO DA LIĂĂO
A) Objetivos da Lição:
I) Conceituar âA Grande ComissĂŁoâ;
II) Explicar MissÔes Transculturais;
III) Afirmar a visĂŁo global do Evangelho no mundo.
B) Motivação: VocĂȘ jĂĄ ouviu falar na expressĂŁo âGrande ComissĂŁoâ? Essa expressĂŁo traz consigo uma ideia de comissionamento para algo, ou seja, um chamado a desempenhar uma ação. Aqui, percebemos que a Grande ComissĂŁo de Jesus para nĂłs tem a ver com MissĂ”es Transculturais e, a partir daĂ, desenvolvemos uma percepção global na causa do Evangelho. Que tal vocĂȘ começar a pensar em um paĂs especĂfico que poderia ser alcançado pelo Evangelho de Cristo?
C) SugestĂŁo de MĂ©todo: Como introdução ao tema geral deste trimestre, e com o auxĂlio de sites especializados ou livros de HistĂłria de MissĂ”es, traga um panorama de MissĂ”es ao longo dos sĂ©culos. Mostre como o Evangelho chegou Ă s naçÔes ao longo dos sĂ©culos. Ă muito importante que seus alunos tenham uma noção clara do desenvolvimento da histĂłria das MissĂ”es Transculturais no mundo.
3- CONCLUSĂO DA LIĂĂO
A) Aplicação: Esta primeira lição nos convida a meditar a respeito da universalidade de nossa responsabilidade missionĂĄria, o compromisso fiel com a evangelização e o discipulado no mundo. Que possamos nos comprometer com a causa do Evangelho em nosso bairro, cidade, estado, paĂs e no mundo.
4- SUBSĂDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador CristĂŁo. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsĂdios de apoio Ă LiçÔes BĂblicas Adultos. Na edição 95, p.36, vocĂȘ encontrarĂĄ um subsĂdio especial para esta lição.
B) AuxĂlios Especiais: Ao final do tĂłpico, vocĂȘ encontrarĂĄ auxĂlios que darĂŁo suporte na preparação de sua aula:
1) O texto âA Tarefa MissionĂĄria Ă© BĂblicaâ, localizado depois do primeiro tĂłpico, aprofunda a reflexĂŁo a respeito da Grande ComissĂŁo da Igreja de Cristo;
2) O texto âO Chamado para o discipuladoâ, ao final do tĂłpico trĂȘs, amplia a reflexĂŁo a respeito da tarefa da Igreja de Cristo na obra de evangelização mundial.
INTRODUĂĂO
Neste trimestre, estudaremos a respeito da obra missionĂĄria. Ă um convite a refletir sobre o imperativo de nosso Senhor Jesus para pregar o Evangelho a toda a criatura. Por isso, nesta primeira lição, nosso propĂłsito Ă© esclarecer a respeito da Grande ComissĂŁo, conceituar e desenvolver o tema das MissĂ”es Transculturais e apresentar uma visĂŁo global da mensagem do Evangelho no mundo. Veremos que missĂ”es Ă© uma ordem divina e que Deus conta com cada crente para dizer âsimâ Ă obra que Ele iniciou por intermĂ©dio de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.
Palavra-Chave: ETNIA
I â A GRANDE COMISSĂO
1- O que Ă© a Grande ComissĂŁo? Ă o mandamento do Senhor para a sua Igreja proclamar o Evangelho a todas as naçÔes. Esse mandamento tem rastros no Antigo Testamento (Is 45.22; cf. Gn 12.3) e estĂĄ fundamentado no Novo (Mt 9.37,38; 28.19; At 1.8). Dessa forma, a Grande ComissĂŁo pode ser melhor compreendida como uma ordem pĂłs-ressurreição de Jesus Cristo dada aos seus discĂpulos (Mt 28.18-20; Mc 16.15-20; Lc 24.46-49; Jo 20.21-23; At 1.4,5,8). A respeito dela, James Hudson Taylor, missionĂĄrio inglĂȘs na China por 51 anos, disse: âA Grande ComissĂŁo nĂŁo Ă© uma opção a ser considerada. Ă um mandamento a ser obedecidoâ.
2- A questĂŁo cultural. O âIdeâ de Jesus significa tambĂ©m atravessar fronteiras. Nesse caso, anunciar o Evangelho em uma cultura diferente Ă© o grande desafio da obra missionĂĄria. Logo, nĂŁo devemos desprezar a cultura de um povo a quem pretendemos evangelizar, nem impingir-lhe a nossa (1 Co 1.1,2). Entretanto, a cultura de um povo deve ser avaliada e provada pelas Escrituras. Se por um lado a cultura Ă© rica em beleza e bondade, pois o homem foi criado Ă imagem e semelhança de um Deus bom e amoroso; por outro, em consequĂȘncia da Queda, ela foi manchada pelo pecado e, em parte, dominada por açÔes demonĂacas. Portanto, estejamos prontos a pregar o Evangelho alĂ©m de nossas fronteiras! Preparemo-nos para esse desafio!
3- A ordem de fazer discĂpulos em todas as naçÔes. A palavra ânaçãoâ Ă© a tradução do termo ethnos, que se refere a grupos Ă©tnicos e nĂŁo primariamente a paĂses. Um paĂs Ă© uma nação politicamente definida, jĂĄ a etnia Ă© um povo culturalmente definido com uma lĂngua e uma cultura prĂłprias. De acordo com alguns museĂłlogos, hĂĄ no mundo 24.000 etnias. Quase a metade desse total ainda nĂŁo foi evangelizada. SerĂĄ que isso nĂŁo nos comove? HĂĄ milhĂ”es de pessoas que ainda nĂŁo ouviram o Evangelho de Cristo. Ă urgente e imperioso o clamor do apĂłstolo Paulo: âEsforçando-me deste modo, por pregar o evangelho, nĂŁo onde Cristo jĂĄ foi anunciadoâ (Rm 15.20 â NAA).
4- A eficĂĄcia e os objetivos da Grande ComissĂŁo. Para ser eficaz e cumprir os seus objetivos, a Grande ComissĂŁo deve ser executada por pessoas cheias do poder do EspĂrito Santo (Lc 24.49; At 1.8), pois Ă© Ele que convence a pessoa do pecado (Jo 16.8), regenera o pecador (Tt 3.5) e capacita os homens a confessarem Jesus como Senhor (1 Co 12.3).
Nesse sentido, a Igreja estarĂĄ pronta para atingir os seguintes objetivos da Grande ComissĂŁo:
1) Proclamar o Evangelho em palavras e açÔes a toda criatura;
2) Discipular os novos convertidos, tornando-os fiéis seguidores de Cristo;
3) IntegrĂĄ-los espiritual e socialmente na igreja local, a fim de que cresçam na graça e no conhecimento por intermĂ©dio da ação do EspĂrito Santo em sua vida, desfrutando sempre da comunhĂŁo dos santos.
SINOPSE I
A Grande ComissĂŁo Ă© um chamado para anunciar o Evangelho a cada criatura e em qualquer lugar.
AUXĂLIO MISSIOLĂGICO
âA TAREFA MISSIONĂRIA Ă BĂBLICA
[âŠ] O que se aplica a missĂ”es Ă© certamente aplicĂĄvel ao missionĂĄrio. NĂŁo somos enviados como missionĂĄrios meramente para propĂłsitos de amizade ou para demonstrar a singularidade dos cristĂŁos no corpo de Cristo. Essas sĂŁo verdades preciosas e pertencem ao domĂnio da genuĂna vida cristĂŁ, mas somos enviados principalmente para compartilhar com o mundo os grandes benefĂcios do cristianismo. Somos testemunhas de Cristo; somos embaixadores de Cristo; somos pregadores do Evangelho de Deus e portadores da mensagem de Deus para a humanidade. Nossa mensagem estĂĄ contida em um livro, a BĂblia.
Felizmente, suportamos o desdĂ©m do mundo por sermos pessoas de um Livro, os mensageiros de uma mensagem antiga. O desafio de um cristĂŁo Ă© ser um âmissionĂĄrioâ, um âenviadoâ, comissionado pelo EspĂrito Santo atravĂ©s da igreja (At 13.4) para ser testemunha de Cristo e proclamar a mensagem revelada do ato redentor de Deus em Cristo Jesus. Isso, claro, requer um conhecimento absoluto da mensagem como Ă© encontrada na BĂblia, e uma familiarização Ăntima e pessoal com Cristoâ (PETERS, George W. Teologia BĂblica de MissĂ”es. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.195).
II â MISSĂES TRANSCULTURAIS
1- Conceito. O prefixo trans vem do latim e tem o sentido de âmovimento para alĂ©m deâ e âatravĂ©s deâ. Em linhas gerais, MissĂ”es Transculturais sĂŁo transpor uma cultura para levar a mensagem do Evangelho. Essa mensagem nĂŁo pode se restringir a uma cultura somente, mas alcançar todos os quadrantes da Terra, onde quer que esteja uma etnia que ainda nĂŁo tenha ouvido falar das Boas-Novas.
2- VisĂŁo transcultural da BĂblia. Quando se fala em missĂ”es transculturais, a BĂblia Sagrada Ă© o padrĂŁo a ser seguido. O Antigo Testamento registra a revelação de um Deus missionĂĄrio. Em pelo menos trĂȘs ocasiĂ”es especĂficas, no livro de GĂȘnesis, Ele tratou com toda a humanidade e nĂŁo somente com uma nação (Gn 3.15; 6.11-14; Gn 12.3). Nesse sentido, MissĂ”es Transculturais tĂȘm esse mesmo apelo e sĂŁo parte fundamental da missĂŁo da Igreja, pois esta Ă© uma agĂȘncia executiva de missĂ”es. Deus nĂŁo escolheu outra instituição, por mais poderosa financeiramente que seja para esse empreendimento. Entretanto, Ele escolheu a sua Igreja, estabelecendo-a na Terra com a missĂŁo de expandir seu reino para todas as naçÔes (At 9.15; 16.5; 22.14,15,21; 26.16-18).
3- Barreiras nas MissĂ”es Transculturais. HĂĄ barreiras complexas para a evangelização do mundo e a Igreja precisa conhecĂȘ-las e preparar-se para realizar sua tarefa missional. As barreiras sĂŁo inĂșmeras.
Vejamos:
a) Barreiras geogråficas: novas naçÔes e novas culturas;
b) Barreiras culturais: valores de vida, costumes e hĂĄbitos;
c) Barreiras econÎmicas: diferenças de moeda e comércio;
d) Barreiras linguĂsticas: as lĂnguas nativas;
e) Barreiras religiosas: Islamismo, ateĂsmo, materialismo, secularismo etc. Os apĂłstolos enfrentaram essas mesmas barreiras. Mas, na força do EspĂrito Santo, o Evangelho saiu de JerusalĂ©m e alcançou os âconfins da Terraâ. Esse mesmo EspĂrito estĂĄ com a Igreja do presente sĂ©culo para confirmar a nobre missĂŁo de proclamar o Evangelho.
SINOPSE II
As MissÔes Transculturais passam pelo desafio cultural dos povos nativos.
EBD Hoje | Lição 01 CPAD Adultos | Revista CPAD Adultos 4 trimestre 2023 | A Grande ComissĂŁo: Um Enfoque EtnocĂȘntrico | Escola Dominical – PDF – Revista Digital
III â VISĂO GLOBAL DO EVANGELHO NO MUNDO
1- Evangelização e Discipulado. Em Mateus 28.18-20, percebemos uma ĂȘnfase em âfazer discĂpulosâ. Ora, fazer discĂpulos Ă© uma ordem baseada na relação de um mestre com o seu discĂpulo. Nessa ordem estĂĄ subentendido que a missĂŁo nĂŁo se dĂĄ em apenas um ato, um momento. Fazer discĂpulo, conforme as Escrituras, demanda tempo. Nosso Senhor passou pelo menos trĂȘs anos forjando o carĂĄter dos seus discĂpulos. Por outro lado, em Marcos 16.15-20, percebemos uma ĂȘnfase na âproclamaçãoâ e no âanĂșncioâ. A tarefa missional leva em conta a proclamação pĂșblica do Evangelho ao mesmo tempo em que atua na formação permanente do novo convertido. Evangelização e discipulado nĂŁo sĂŁo excludentes, mas duas faces da mesma missĂŁo.
2- Arrependimento e capacitação do EspĂrito. Na MissĂŁo Transcultural, a mensagem missionĂĄria tem de levar em conta o apelo ao arrependimento para o perdĂŁo dos pecados (Lc 24.46-49). Esse apelo deve estar sob a autoridade de Jesus, que tem por objeto âsermos [suas] testemunhasâ, no poder do EspĂrito Santo, âtanto em JerusalĂ©m como em toda a JudĂ©ia e Samaria e atĂ© aos confins da terraâ (At 1.8). Nesse sentido, devemos estar prontos para anunciar a mensagem de Jesus sob a capacidade do EspĂrito Santo, conforme lemos em Atos dos ApĂłstolos, rogando que os pecadores se arrependam e creiam no Evangelho (Mc 1.15).
SINOPSE III
A proclamação do Evangelho leva em conta a evangelização, o discipulado, o arrependimento e a capacitação do EspĂrito.
AUXĂLIO MISSIOLĂGICO
âO CHAMADO PARA O DISCIPULADO
A disciplina cristĂŁ Ă© um ideal bĂblico para o qual todo cristĂŁo Ă© chamado. Ele estĂĄ implicado na vida exemplar de Cristo e em seu chamado: âSigam-meâ. Ele estĂĄ implĂcito no programa de treinamento que o Mestre realizava com seus seguidores. Ele estĂĄ explĂcito na ordem de nosso Senhor como expressa na Grande ComissĂŁo e registrado em Mateus 28.18-20. âFazei discĂpulosâ Ă© certamente central na comissĂŁo, enquanto que ir, batizar e ensinar sĂŁo os caminhos e mĂ©todos para fazer discĂpulos. A disciplina cristĂŁ estĂĄ implĂcita na salvação por meio de Cristo e deve, portanto, ser ensinada claramente e pregada enfaticamente assim como praticada humilde e sinceramente. O conceito de discipulado cristĂŁo foi estudado previamenteâ (PETERS, George W. Teologia BĂblica de MissĂ”es. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.329).
CONCLUSĂO
Temos um grande desafio em MissĂ”es Transculturais: alcançar o mundo inteiro com a mensagem genuĂna do Evangelho. Por isso, como Igreja de Deus, somos chamados a sair âde JerusalĂ©mâ em perspectiva de alcançar os âconfins da Terraâ. HĂĄ muitos povos neste mundo para serem alcançados, de sorte que Deus conta com cada crente comprometido com a causa do Reino de Deus. Ă um imperativo do Reino nos perguntarmos a respeito do que estamos fazendo para que âa ĂĄgua da vidaâ sacie a sede dos que estĂŁo sedentos por vida eterna ao redor do mundo. O pecador depende do envio do Corpo de Cristo para ouvir de nĂłs as Boas-Novas de salvação.
REVISANDO O CONTEĂDO
1- O que é a Grande Comissão? à o mandamento do Senhor para a sua Igreja proclamar o Evangelho a todas as naçÔes.
2- Cite pelo menos dois objetivos da Grande Comissão. Proclamar o Evangelho em palavras e açÔes a toda criatura; 2) Discipular os novos convertidos, tornando-os fiéis seguidores de Cristo.
3- Cite pelo menos duas barreiras em MissÔes Transculturais. Barreiras geogråficas: novas naçÔes e novas culturas; b) Barreiras culturais: valores de vida, costumes e håbitos.
4- O que percebemos em Mateus 28.18-20? Em Mateus 28.18-20, percebemos uma ĂȘnfase em âfazer discĂpulosâ.
5- O que a mensagem missionåria tem de levar em conta nas MissÔes Transculturais? Na Missão Transcultural, a mensagem missionåria tem de levar em conta o apelo ao arrependimento para o perdão dos pecados (Lc 24.46-49).
4Âștrimestre 2023, 4Âștrimestrede2023, Abraao, Adultos, Cpad, Ebd, Ebd 4Âștrimestre De 2023, Ebd 2023, Ebd Adultos, Ebd Adultos | 4Âș Trimestre De 2023, Ebd Em Foco, Escola BĂblica Dominical, Escola Dominical, Escola Dominical 2023, Escola Dominical Cpad, Escola Dominical Ebd, Estudo BĂblico, Estudos BĂblicos, LiçÔes BĂblicas Professor, Pdf Revista Ebd 4Âștrimestre, Pdf Revistar Ebd, Subsidio Para Professor, Revista AtĂ© os Confins da Terra – Pregando o Evangelho a Todos os Povos atĂ© a Volta de Cristo, Comentarista Wagner Gaby,
VOCABULĂRIO
Impingir: dar com força; obrigar a aceitar algo; impor; constranger
â€ïž Conta pra gente: O que vocĂȘ achou desse post?
Sua opiniĂŁo Ă© importante para nĂłs!