Lição 02 CPAD Discipulado Ciclo 1 – Escola Dominical

A Lição 02 da Revista CPAD Discipulado ciclo 1 aborda o conhecimento de Deus e seus atributos, levando a um relacionamento mais íntimo com o Criador.

Revista CPAD Lições Bíblicas Discipulado Professor (01)

Lição 02 – Conhecendo Deus

Tema da Revista: Novos convertidos ciclo 1

Lição 02 CPAD Discipulado ciclo 1
Continuação do aprendizado para o novo convertido – Escola Dominical

Comprar Revista

EBD Hoje | Lição 02 Conhecendo Deus Revista CPAD Discipulado | Ciclo 1 CPAD Escola Dominical

Texto Bíblico

Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós. (Tiago 4:8a)

Objetivo

Após esta aula seu aluno deverá estar apto a:
Identificar e relacionar os nomes de Deus descritos na Bíblia através dos quais descobrimos suas qualidades.
Decidir conhecer a Deus através dos aspectos do seu caráter expostos em sua Palavra.
Distinguir os atributos exclusivos de Deus dos demais vistos no relacionamento do Criador com o homem.

Ponto de Contato

Caro(a) professor(a), saiba que Deus colocou em suas mãos joias preciosas que precisam ser lapidadas para o resplendor de sua glória. Portanto, busque ao Senhor em oração; consagre sua vida e peça sabedoria para conduzir eficientemente este sedento e valioso rebanho. É louvável possuir um conceito de Deus baseado apenas nas Sagradas Escrituras, mas devemos recordar que não é suficiente ter um conhecimento intelectual do Senhor. O ideal é que possuamos um conhecimento experimental do poderoso Senhor do universo.

Encoraje seus alunos a prosseguirem no conhecimento do Altíssimo através da vivência de suas próprias experiências. O Eterno deseja que não apenas o conheçamos, mas, prossigamos na incessante busca de sua Pessoa

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

Síntese textual

Várias teorias baseadas em diferentes sistemas religiosos e filosóficos tentam explicar ou justificar a existência de Deus. Porém, curiosamente a Palavra de Deus não perde tempo tratando de demonstrar sua existência. O único e verdadeiro Deus manifestou-se a Si mesmo como o eterno “Eu Sou” de existência e revelação próprias. Ele é infinito e perfeito; eterno e incriado. O Deus da Bíblia existe por si mesmo, sendo a origem e a razão de tudo que foi criado. Nós o conhecemos à medida que o experimentamos. O Soberano deseja que nós o conheçamos como único e verdadeiro Deus e a seu Filho como único e suficiente Salvador.

Jesus Cristo é a revelação final e perfeita de Deus. Ele é o resplendor da glória do Pai, e a mesma imagem de sua substância. “Ninguém jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (Jo 1:18). O vocábulo “revelar” significa no idioma grego “trazer à luz o oculto, misterioso ou obscuro”. Este é exatamente o trabalho que o Senhor Jesus realiza. Ante nossos olhos pôs em evidência o caráter de Deus, de maneira que podia dizer “Quem me vê a mim, vê o pai” (Jo 14:9).

Orientação Didática

As Escrituras apresentam três pessoas divinas, designadas como Pai, Filho e Espírito Santo, distintas no que diz respeito a ministérios, mas de um caráter e harmonia tão perfeitos que constituem um só Deus e não três. É provável que seus alunos tenham dificuldades em compreender a Doutrina da Trindade. É um mistério tão profundo que os sábios mais ilustres da terra não têm podido alcançar.

Nesse caso, o melhor procedimento é colocá-los em contato direto com a Palavra de Deus. Escreva no quadro ou em uma cartolina as referências abaixo. Faça uma simples exposição dos textos enfatizando exclusivamente as evidências do próprio texto bíblico. Seus alunos ainda não estão preparados para serem submetidos à profunda exposição teológica. Portanto, evite conceituações complicadas e especulativas.

Textos para análise e reflexão:
a) Mateus 3.17- O Pai testifica do Filho;
b) João 5.19 – O Filho testifica do Pai;
c) João 14.26 – O Filho testifica do Espírito;
d) João 15.26 – O Espírito testifica do Filho.

INTRODUÇÃO

Conforme o que está escrito em Efésios 2:12, no tempo em que você não havia recebido ao Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador, vivia sem Deus no mundo. Por isso, todo o novo crente deve, imediatamente, após aceitar a Cristo, começar a conhecer o seu Senhor. É sempre nesta ordem: primeiro, vem o ato de fé, depois, a busca do conhecimento de Deus. Do ponto de vista humano, você teria de conhecê-lo bem antes, para depois crer nele. Mas, no caso do cristão, é diferente; ele nasce e vive espiritualmente pela fé em Deus. Os seus conhecimentos deverão se submeter à fé. Nunca o contrário.

O Senhor deseja que você agora entregue a ele todas as áreas de sua vida e confie plenamente nele. Isso só é possível, se conhecê-lo bem. Então, tenha o desejo de obter o conhecimento divino.

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

Para entender o mundo em que vive, Ter censo de direção, edificar-se interiormente e saber qual é a sua missão nesta vida, você tem de conhecer Deus. Talvez você tenha várias ideias a respeito do Senhor, mas elas devem corresponder àquilo que é dito sobre o criador. E mais, a compreensão que o crente pode Ter sobre quem é o Todo-Poderoso, é consequência da revelação que o Onipotente deu de si mesmo.

Você já estudou, na lição anterior, que a revelação de Deus se deu através da Bíblia. Uma manifestação com linguagem compreensível a todas as pessoas. Mas jamais alguém teve a compreensão total do Onipotente, pois o que se pode conhecer de Deus está além da capacidade humana. Esta lição se propõe a lhe ajudar nesta aprendizagem, a qual deve durar por toda a vida.

I. CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DE SUAS QUALIDADES

EBD Hoje | Lição 02 Conhecendo DeusRevista CPAD Discipulado | Ciclo 1CPAD Escola Dominical

Deus tem muitas qualidades, através das quais Ele se identifica com os homens, e, ao mesmo tempo, torna-se diferente de todos os seres espirituais.

Você descobre quais são as qualidades de Deus, ao conhecer os seus nomes.

Deus mesmo se revela, faz-se conhecer, ao proclamar o seu nome (leia Êxodo 6:2 e 3). O Senhor queria ser reconhecido pelo povo de Israel, através de seus feitos.

Por que conhecer o Senhor pelo nome? No caso de Deus, é muito mais do o conjunto de letras do português ou de qualquer outro idioma. É o nome que revela aos homens as qualidades do Criador. Além disso, é uma maneira de se responder quem é o Todo-Poderoso.

  1. O seu nome deve ser invocado na adoração (leia Gênesis 12:8);
  2. O seu nome deve ser temido (leia Deuteronômio 28:58);
  3. O seu nome deve ser louvado (leia 2 Samuel 22:50);
  4. O seu nome deve ser glorificado (leia Salmo 86:9);
  5. O seu nome não pode ser tomado em vão (leia Êxodo 20:7);
  6. O seu nome não pode ser profanado, nem blasfemado (leia Levítico 18:21; 24:16);
  7. O seu nome deve ser santificado e bendito (leia Mateus 6:9);

Na Bíblia, os nomes de Deus mais comuns são:

Deus: – Quando você o encontra no texto Bíblico, ele fala do seu poder criativo e total.
Senhor ou Jeová: – É Deus relacionado com as pessoas, para ajudá-las e salvá-las.

O vocábulo Deus, com outras combinações, como ‘altíssimo’, ‘suficiente’, ‘eterno’, e ‘conosco’, revela as qualidades do Senhor e mostra a sua maneira de agir entre as pessoas.

Senhor: – no sentido de governador e dominador, é aquele que exige o serviço e a lealdade do seu povo.

Pai: – Mostra que todas as coisas e o ser humano foram criados por ele e estão debaixo de proteção.

II. CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DOS ASPECTOS DE SEU CARÁTER

Você também conhece Deus, ao estudar o que Ele é em si próprio, e em relação ao universo e aos seres por Ele criados. Tudo isso é chamado de atributos divinos, ou seja, aspectos do seu caráter.

Existem os aspectos que só Deus possui e nada há que os lembre nos homens ou nos outros seres por Ele criados. O primeiro deles é a soberania. Significa que Deus é chefe, maioral ou supremo. No universo em que está a terra, só há um dirigente: o Todo-Poderoso. Para você, isto é encorajador, porque tem a segurança de que nada há fora do controle do Senhor, e os seus planos são, de fato, realizados.

Leia o Salmo 103:16. O segundo aspecto é a eternidade. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele não tem princípio e jamais terá fim. Não se limita ao tempo. Porque é eterno, vê o passado e o futuro de modo tão claro como contempla o presente. Nesta perspectiva, Ele sabe o que é melhor para a vida do crente. Você pode confiar nele. Leia Isaías 44:6.

A Onisciência é o terceiro aspecto divino. Deus possui todo o conhecimento que existe. Nada o pega de surpresa. A onisciência do Senhor permite que ele tenha conhecimento de tudo antes e depois da salvação de cada ser humano. Ele perdoa os pecados do homem e o aceita em sua família. Leia Hebreus 4:13.

O quarto aspecto divino é a onipresença. Significa que Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço. Ninguém pode se esconder de sua face. Mas a presença do Senhor deve ser experimentada em todo o tempo para se receber as suas bênçãos de uma maneira bem real. Leia Jeremias 23:24. Deus tem mais do que poder necessário para realizar todas as coisas. Isto quer dizer que Ele é onipotente, o seu quinto aspecto divino.

O crente tem certeza de sua salvação, porque o Senhor é Todo-Poderoso. Esta força se manifesta no evangelho de Cristo, para a salvação dos homens. Veja o que diz a Bíblia em Romanos 1:16: ‘Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê’.

Deus mostra a sua onipotência, através do seu poder de criar: ‘No princípio criou Deus os céus e a terra’ (Gênesis 1:1).

O Criador preserva todas as coisas, cuida e manifesta a sua providencia para o crente, pela sua onipotência. Leia Hebreus 1:3 e Filipenses 3:20 e 21.

O sexto aspecto divino diz que Ele é imutável. Jamais muda em sua natureza e aspectos. Será sempre bom, justo e verdadeiro. Você pode crer nas suas promessas, porque Ele cumpre todas. Nele, podemos confiar: ‘Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?’ (Números 23:19).

📖Discipulado

  1. Tenha agora um momento de oração a Deus. Agradeça por tudo e peça para ajudá-lo, durante toda a sua vida cristã, a temer, louvar, glorificar e bendizer o seu nome poderoso.
  2. Faça uma reflexão por alguns minutos e descubra em quais áreas de sua vida Deus precisa ser soberano.
  3. Pense, pelo menos, em três pessoas que ainda não são crentes, e fale a elas sobre o grande amor de Deus.
  4. Pare e pense sobre a sua vida na semana que passou. Descubra em que momento você praticou a retidão, a justiça, o amor e a verdade. Tome a decisão de demonstrar estes aspectos divinos em você na semana seguinte. Deus o ajude.
  5. Assuma um compromisso com Deus de sempre procurar conhecê-lo melhor, através da sua Palavra, em oração e em uma vida dedicada ao serviço do Senhor.

EBD Hoje | Revista Discipulado Ciclo 1 – Lição 02 – Conhecendo Deus | Revista CPAD Discipulado | Escola Dominical – PDF – Revista Digital

📌Auxílios Suplementares

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Entre os atributos naturais de Deus, encontra-se a onipotência (a qualidade que o faz Todo-Poderoso). Isto significa que Deus pode fazer tudo quanto estiver em conformidade com a sua natureza santa e justa. Sua soberania sobre o Universo é incontestável. Isaías 40.15 descreve-lhe a majestade: “Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde e como o pó miúdo das balanças; eis que lança por aí as ilhas como a uma coisa pequeníssima.

Todavia, alguém podería perguntar “Mas se Deus ó soberano, porque há pecado no mundo?” A resposta jaz no fato de que Deus é soberano sobre si mesmo, e tem o poder de limitar-se. Uma das maiores evidências desta sua qualidade é vista na vinda de Jesus como um bebê deitado na manjedoura, e em sua vida, ministério e morte sobre a cruz (Fp 2.6-8).

Em sua liberdade e onipotência, Deus optou por criar seres (pessoas e anjos) com a integridade da escolha moral. Ele não invade a liberdade de nosso arbítrio. Finalmente, devemos reconhecer que Deus, embora nos conceda semelhante liberdade, continua Senhor da História. Ele controla o destino das nações e de todo o Universo.

Deus é onipresente, ou seja, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo (SI 139.7-10). Ele não se acha limitado pelo espaço, mas está presente em todos os lugares. E a todos quantos criou, de maneira maravilhosa e múltipla, dispensa amor e cuidado. Nem mesmo os pardais caem por terra sem que Ele o saiba (Mt 6.25-29). Embora esteja Ele presente em todos os lugares, devemos nos lembrar de que Ele somente habita com aqueles que se humilham, e o admitem no santuário de seus corações (Is 57.15; Ap 3.20).

Deus é onisciente. Ele é dotado de conhecimento e discernimento infinitos, universais e complexos. Vê a realidade por uma perspectiva diferente da nossa. Vemos as coisas através de uma corrente de consciência. Para nós, seres mortais e limitados, a vida é um fluxo ao longo da linha do tempo. Olhamos à frente, ao futuro, e logo tudo se faz passado. Para Deus, entretanto, toda a realidade lhe é presente. Todos os acontecimentos, quer passados, quer presentes ou futuros, lhe estão mais que patentes (Rm 8.27,28; 1 Co 3.20)” (Doutrinas Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 50,51).

Verifique o que você aprendeu

1. Porque Deus pode ser conhecido pelos seus nomes?

R. Seus nomes revelam suas qualidades.

2. Quais são na Bíblia, os nomes mais comuns de Deus?

R. Deus, Senhor ou Jeová e Pai.

3. O que significa Onisciência?

R. Deus possui todo o conhecimento que existe.

4. O que significa Onipresença?

R. Deus é infinito e está presente em todo o tempo e espaço.

5. O que significa Onipotência?

R. Deus possui todo o poder

  • Lição 02 CPAD Discipulado: Conhecendo Deus
  • Estudo bíblico sobre os atributos divinos
  • Relacionamento com Deus: ciclo 1 da CPAD Discipulado
  • Conhecimento de Deus na vida cristã
  • Características de Deus abordadas na CPAD Discipulado ciclo 1
  • Conhecendo a Bíblia
  • Conhecendo Deus
  • Conhecendo a Salvação
  • Conhecendo a Igreja
  • Conhecendo o Valor da Oração
  • O Discípulo e a Fé
  • O Discípulo e a Obediência
  • O Discípulo e o Dízimo
  • O Discípulo e o Espírito Santo
  • O Discípulo Vivendo Cheio do Espírito
  • O Discípulo e os Dons do Espírito Santo
  • O Discípulo e o Fruto do Espírito Santo
  • O Discípulo e o Evangelismo
  • baixar revista escola dominical CPAD
  • revista escola dominical Discipulado
  • Lição 02 – Conhecendo Deus
  • lições CPAD Discipulado Ciclo 1
  • revista CPAD Discipulado Ciclo 1
  • revista CPAD Discipulado pdf download
  • Todas as Lições EBD
  • Lições Revista Betel Adultos
  • Lições Bíblicas CPAD Adultos
  • EBD Discipulado
  • Escola Dominical
  • Escola Bíblica Dominical CPAD
  • Discipulando Ciclo 1
  • CPAD Discipulado Ciclo 01
  • Revista Novos Convertidos
  • Revista EBD 2023 em PDF
  • Lição EBD
  • Novos Convertidos
  • Palavra de Deus
  • Vida Cristã
  • ❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

    Sua opinião é importante para nós!

    💬 Comentar a lição

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *