Lição 03 – O Batismo no Espírito Santo – Revista CPAD Adultos 1 trimestre 2021

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Lição 03 – O Batismo no Espírito Santo

Revista CPAD Adultos 1 trimestre 2021

Comentarista: Pastor Esequias Soares
Título da Revista: O Verdadeiro Pentecostalismo: A Atualidade da Doutrina Bíblica sobre a Atuação do Espírito Santo
Data: 17 de janeiro de 2021

📍 OBJETIVO GERAL

Conscientizar a respeito do Batismo no Espírito Santo como uma verdade revelada nas Escrituras.

🎯 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

  • Conceituar o Batismo no Espírito Santo;
  • Mostrar o propósito do Batismo no Espírito Santo;
  • Destacar o recebimento e a evidência do Batismo no Espírito Santo

TEXTO ÁUREO

“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vos sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” (At 1.5)

VERDADE PRÁTICA

Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência espiritual perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma verdade apresentada nas Escrituras.

📘 LEITURA DIÁRIA
SegundaLc 24.49 – O batismo no Espírito Santo é um revestimento dado aos crentes
TerçaJo 1.33 – E o Senhor Jesus que batiza no Espírito Santo
QuartaMt 3.11 – Há uma diferença inconfundível entre o batismo em águas e o batismo no Espírito Santo
QuintaAt 2.38,39 – Uma promessa para todos os crentes em todas as épocas e em todos os lugares
SextaAt 10.44-46 – As línguas são os sinais físicos e iniciais do batismo no Espírito Santo
Sábado1 Co 13.8-10 – A manifestação das línguas vai continuar até a vinda de Cristo
📜 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2:1-13
1. Cumprindo-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num lugar.
2. e, de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3. E foram vista por eles línguas repartidas, como de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhe concediam que falassem.
5. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar em sua própria língua.
7. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos estes homens que estão falando?
8. Como pois os ouvimos, cada um, em nossa própria língua em que somos nascidos?
9. Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, e Ponto e Ásia,
10. e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11. e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: “Que quer isto dizer?
13. E outros, zombando, diziam: “Estão cheios de mosto”.

🎵 HINOS SUGERIDOS

  • 24 – Poder Pentecostal
  • 155 – Imploramos Teu Poder
  • 387 – Derrama Teu Espírito

🤜🤛 INTERAGINDO COM O PROFESSOR

O Batismo no Espírito Santo é uma experiência distinta da salvação. Ele reflete a busca por uma aproximação mais pessoal do crente com Deus. Por isso, e de modo geral, o movimento pentecostal tem a vocação de fazer oposição contra uma formalidade intelectual da vida cristã.

A maravilhosa experiência do Espirito capacita o crente a ser eficaz no testemunho do Evangelho ao mundo, e não por refinamento formal e intelectual, embora este possa ter um importante papel desde que esteja sob o domínio do Espírito.

Quando a Palavra de Deus é proclamada sob o poder do Espírito, sua veracidade é confirmada. Assim, é o Espírito que confirma a Palavra, não o formalismo intelectual e os padrões humanos de convencimento. Portanto, é preciso desejar essa experiência, comunicá-la e estimulá-la entre os alunos. Uma vida sob a virtude do Espírito é a vontade de Deus para a eficácia da evangelização

PONTO CENTRAL: O batismo no Espírito Santo é uma verdade revelada nas escrituras.

📣 INTRODUÇÃO

O pentecostalismo é uma reação contra uma estrutura formal e exageradamente intelectualizada do comportamento cristão. Estudar as escrituras não precisa ser sinônimo de formalismo. O propósito fundamental do batizar do Espírito Santo é a busca de uma aproximação de um Deus pessoal e real.

I. O QUE SIGNIFICA ”BATISMO NO ESPIRITO SANTO”?

O Novo Testamento nos ensina que a salvação é uma coisa e o batismo no Espírito é outra. São duas bênçãos espirituais distintas concedidas por Deus em Cristo. 1. O fenômeno do Pentecoste (vv.2-4).João Batista anuncia que Jesus é o que batiza no Espírito Santo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc3.16; Jo 1.33). Nesse sentido, batizado no Espírito Santo é identificado como receber poder do alto e a ”promessa do meu Pai” (Lc 24.49). Os discípulos deveriam esperar o seu cumprimento em Jerusalém (At 1.4-5). Não há dúvida de que a descida do Espírito no dia do Pentecostes é uma referência esse batismo (vv.2-4).

Chegamos a essa conclusão também pela explicação do apóstolo Pedro aos demais apóstolos (At 11.15-16). Isso reforça a ideia de que ”Cheios do Espírito Santo” no presente contexto se refere a ser “batizado no Espírito Santo”, mas em outras partes do novo testamento indica uma vida na plenitude e no fervor do Espírito (At 4.8-31; 7.55; 13.52; Ef 5.18)

2. Duas bênçãos distintos.

Quem Nasceu de novo tem o Espírito Santo (Jo 3.5-8). Essa verdade é ensinada por clareza no Novo Testamento. O Espírito habita em todos os crentes em Jesus, sejam eles Pentecostais ou não (1Co 3.16; 6.19). Quem não tem o espírito não é cristão (Rm 8.9). Sabemos que a experiência de ser batizado no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão porque os discípulos já tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecoste (Lc 10.20; Jo 20.22).

Todos os presentes No cenáculo por ocasião da descida do Espírito eram crentes, e isso confirma a nossa doutrina Pentecostal de que a benção de ser batizado no Espírito Santo é distinta da conversão (At 8.12-17; 9.17; 19.2-6).

3. Conceito teológico.

Ser batizado no Espírito Santo inicia o crente no serviço e não na salvação. Isso significa ser revestido do Poder do alto e diz respeito à capacitação dos crentes em Jesus para Estação do evangelho e edificação espiritual (Lc 24.49). Trata-se de uma experiência que ocorre após ou junto á regeneração (At 9.17; 10.44-48).

Todas as promessas sobre o batismo do Espírito Santo se cumprir integralmente no derramamento de Pentecostes e continuam até à atualidade. Cremos e ensinamos que tal experiência Deus disponibilizou para todos os crentes, homens e mulheres, jovens e idosos, escravos e livres (At 2.18) em todos os lugares em todas as épocas (At 2.38-29).

SÍNTESE DO TÓPICO (I)

O batismo no Espírito Santo é um revestimento de poder que diz respeito à capacitação do crente para pregar o evangelho e edificar a igreja

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SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO 😃

Ser batizado no Espírito Santo é uma linguagem conhecida desde os primitivos cristãos até os dias atuais, é uma expressão bíblica usada por leigos e teólogos, pentecostais e não pentecostais. Todos nós usamos a mesma expressão, mas não falamos a mesma língua. Para nós, o batismo no Espírito Santo é uma coisa; para osnão pentecostais, é outra. Para os pentecostais clássicos, a evidência física inicial do batismo é o falar em línguas, a glossolalia, mas os outros pentecostais discordam disso, e os neopentecostais estão mais focados na cura divina e na prosperidade financeira.

Muitos têm dúvidas quanto à natureza do batismo no espírito. Há os que a confundem com a salvação. Você pode aproveitar essa oportunidade para desfazer essa confusão, perguntando a respeito dessa questão.

Ao expor o primeiro tópico, explicando o que o batismo do Espírito Santo não é salvação, pois ele diz respeito a experiência de poder para o serviço; enquanto a salvação é uma experiência de regeneração e justificação do pecador.

Todos que foram regenerados, justificados, ou seja, salvos pela graça de Deus, podem receber o batismo no Espírito Santo. Essa experiência a profunda Mas a nossa comunhão com Deus, potencializa o nosso serviço no reino e permite caminhar em fervor na vida cristã. Assim, atue em favor de que a sua classe não foi fundada batismo no espírito santo Com salvação, pois são experiências distintas na vida do crente.

II. O PROPÓSITO NO BATISMO NO ESPIRITO

Considerando que ser batizado no Espírito Santo não é salvação, e ambas as experiências são coisas distintas, como verdade Pentecostal fundamentadas de maneira robusta no Novo Testamento, então, é necessário saber qual o propósito desse batismo.

1. Finalidade.

O propósito Central é a capacitação do Espírito para o serviço Divino como: a) o poder para uma vida são tem serviço eficaz; b) a pureza ou Santificação simbolizada pelas línguas de Fogo (Mt 3.11; At 15. 8-9); c) o revestimento pleno do Poder de Deus, ”todos foram Cheios do Espírito Santo”; d) a proclamação ou o testemunho de Cristo (At 1.8) concedido de várias formas pelo Espírito: ”segundo o Espírito Santo lhe concedia que falassem”.

2. A capacitação do Espírito.

É do conhecimento da maioria que a ideia do termo ”batismo” é imersão; ser batizado significa ser mergulhado. As expressões como ”derramar” o Espírito sobre os irmãos e as irmãs ou ”serem cheios” do Espírito para se referir ao batismo no Espírito Santo podem lançar luz sobre o propósito dessa promessa, pois, ser imerso significa capacitação, isso é a revelação do Mistério de Deus (Ef 3.5), Poder para testemunhar de Jesus (At 1.8), profetizar (At 11.28) e realizar milagres (Rm 15.19).

3. Uma necessidade real e atual.

O Espírito Santo veio no dia de Pentecostes porque os discípulos precisavam que a sua mensagem fosse revestida de poder para salvar os pecadores (Lc 24.47-49; At 1.8). Como receber esse batismo? É o Senhor Jesus que batiza (Mt 3.16; Mc 1.8; Lc 3.16; Jo 1.33). Todos os crentes devem buscar essa promessa para sua edificação e crescimento espiritual.

Não existe regras rígidas do novo testamento para recebê-lo, pois Deus atende a casos individuais de modos diferentes, mas é necessário arrependimento sincero, fé nas promessas do batismo no Espírito, oração e paciência (At 2.38-39; Lc 11.9-13).

SÍNTESE DO TÓPICO (II)

O propósito central do batismo no Espírito é uma capacitação espiritual para o serviço divino.

SUBSÍDIO BÍBLICO—TEOLÓGICO 😃

Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão e que capacita o cristão para testemunhar de Jesus e ter uma vida cristã abundante e vitoriosa. Essa manifestação do Espírito é atual e concedida a quem a buscar com fé, obediência, humildade e persistência (Lc 11.9-13), cujo sinal físico, visível inicial do recebimento é o falar em línguas. A promessa de ser batizado no Espírito Santo é para toda a Igreja. Isso engloba todos os cristãos em todos os lugares e em todas as épocas, de modo que as línguas são inseparáveis. Dos três sinais manifestos no dia de Pentecostes com a descida do Espírito Santo, somente o “falar em outras línguas” veio para ficar, e ele se repete ainda hoje.

Ao finalizar esse tópico, pergunte se ser ”batizado no Espírito Santo” é o mesmo que ser ”cheio do Espírito”. Ouça a respostas. É corriqueiro muitos acharem que é a mesma coisa, mas sem atentarem para a complexidade dessas expressões de acordo com Lucas, em Atos, e Paulo, em Efésios.

Responda à pergunta mostrando que um expressão ”cheio do Espírito Santo” tem conotação distintas. Em Lucas (Atos), ela revela uma capacitação para o serviço; em Paulo (Efésios), a questão de caráter, vida Santa. Para fundamentar melhor essa resposta, leve em conta a seguinte explicação do professor Gutierres Siqueira; ” A terminologia ‘cheio do Espírito Santo’ tem o significado nos escritos de Lucas e de Paulo?

Os teólogos Pentecostais respondi que não, pois ser ‘cheios do Espírito Santo’ em Lucas está relacionado ao serviço e à mordomia cristã, enquanto que ser ‘cheio do Espírito Santo’ em Paulo está implicitamente ligado à questões de caráter e santidade. Longe de ser uma contradição, a um verdadeiro complemento, pois Como ouvir sem o caráter cristão? Como manifestar os traços de Cristo e ainda permanecer inerte diante do serviço para o reino de Deus?

O que deve ficar claro na mente dos leitores da Bíblia é que ser ‘cheio batismo no Espírito Santo’ pode ser associado a ser ‘cheios do Espírito’ em Lucas mas não nas epístolas Paulinas. Sem dúvida o contexto ministerial de ambos determinou a ênfase diferenciada”. (Siqueira, Gutierres Fernandes. Revestidos de poder: Uma introdução a teologia Pentecostal. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.83).

III. O REVESTIMENTO E A EVIDÊNCIA DO BATISMO NO ESPIRITO SANTO

Nem todos os crentes em Jesus são batizados no Espírito Santo, apesar de a promessa divina ser para todas as pessoas que se convertem ao Senhor Jesus em todos os lugares em todas as épocas; mas todas elas têm o Espírito Santo (Rm 5.5).

1. As “outras línguas”

As ”outras línguas”, a glossolalia, são ininteligíveis, a evidência externa, física e inicialmente o batismo no Espírito Santo (vv.3,4). Mas, não só isso. Note que a nossa Declaração de Fé das Assembleias de Deus acrescenta: ”mas somente a evidência inicial a evidência continua da presença especial do Espírito como o ‘fruto do Espírito’ (Gl 5.22) e a manifestação de dons (1 Co 14.1)”.

Sua fonte é o próprio Espírito Santo (vv.8,11). Em línguas os discípulos falavam das ‘grandezas de Deus’ (v.11) e, na casa de Cornélio todos “os ouviram falar em línguas e magnificar a Deus” (At 10.46).

2. Função das línguas.

Elas sinalizam a presença do Espírito. O dom de línguas, pelo que se vê nos Capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, está associado à oração pessoal (1 Co 14.13-23). As línguas, em Atos, indicam o recebimento do Poder Profético (2.4; 19.6). As línguas as cartas Paulinas são também importantes, pois o apóstolo as descreve como língua do Espírito, por meio das quais conversamos com Deus em mistério; por meio delas oramos em espírito e louvamos a Deus (1 Co 14.14,16,17).

Esse dom, sem dúvida, é muito útil para a oração, as evoluções pessoais e o desenvolvimento de nossa sensibilidade ao Espírito 91 Co 14.2). Foram as línguas que sinalizaram o batismo de Cornélio (At 10.47). Que sinal tangível levou Simão Samaritano a desejar esse dom? (At 8.18).

3. Atualidade das línguas.

A promessa de ser batizado no Espírito Santo é para toda a igreja. Isso engloba todos os Cristão em todos os lugares e em todas as eras (Jr 2.28-32; At 2.16-21), de modo que as línguas são inseparáveis o batismo no Espírito. Dos três sinais Sobrenaturais Manifesto no dia do Pentecostes com a descida do Espírito Santo, somente o “falar em outras línguas” (v.4) veio para ficar, ele se repete (At 10.44-47; 16.6).

Mas, os outros dois: “um som como de Vento veemente é Impetuoso” (v.2) e “línguas repartidas, como que de Fogo” ocorreram uma só vez, se eles não se repetem nunca mais.

SÍNTESE DO TÓPICO (III)

O batismo no Espírito Santo é para todas as pessoas, e sua evidenciação como línguas

SUBSÍDIO BÍBLICO—TEOLÓGICO 😃

“Falar em línguas é bom para Você Dos noves dons espirituais conhecidos na primeira Coríntios 12.8-10, somente a um atribui-se a força da edificação pessoal: “o que fala língua estranha edifica-se a si mesmo” (1 Co 14.4). E acrescentou Paulo: “quero que todos vós faleis em língua estranhas“(1 Co 14,5), e “dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos” (1 Co 14.18). Certamente não há autoridade maior que Paulo nesse assunto. Ele não poderia ser chamado de ‘teórico’. Seus ensinos vieram de experiências pessoais a escola do Espírito. E o Espírito dirigiu em suas instruções aos Coríntios. O termo grego oikodom, empregado por Paulo e traduzido como ‘ edificar ‘ ou ‘ edificação ‘, significa formar ou ser formado. Aplicação desse termo ao homem espiritual conduz a ideia de crescimento e desenvolvimento do Espírito. Que Belo! O homem que demonstra evidência de grande crescimento e desenvolvimento espiritual é o mesmo que testemunha: ‘ falo mais línguas do que vós todos ‘. Neste ponto, há uma lição para todos nós” (BRANDT, R. L. Falar Em línguas o maior Dom: pentecostais. Falta-nos algo? 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2011, p.46).

CONCLUSÃO

O que todo o povo Pentecostal preciso saber sobre o tema da lição? Que ser batizado no Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão e que capacita o Cristão para testemunhar de Jesus e ter uma vida cristã abundante e vitoriosa. Essa manifestação do Espírito é atual e concedida a quem buscar com fé, obediência, humildade e persistência; cujo sinal físico, visível inicial do recebimento é o falar em línguas.

PARA REFLETIR

A respeito de “O Batismo no Espírito Santo”, responda:

1. Como chegamos à conclusão de que a descida do Espírito no dia de Pentecostes se refere ao Batismo no Espírito Santo?

Chegamos a essa conclusão também pela explicação do apóstolo Pedro aos demais apóstolos (At 11.15,16).

2. Como sabemos que a experiência do batismo no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão?

Sabemos que a experiência de ser batizado no Espírito Santo é distinta da experiência da conversão porque os discípulos já tinham a vida eterna e o Espírito mesmo antes do dia de Pentecostes (Lc 10.20; Jo 20.22).

3. Qual a finalidade do batismo no Espírito Santo?

É a capacitação do Espírito para o serviço divino.

4. O que são as “outras línguas”?

As “outras línguas”, a glossolalia, são ininteligíveis, e evidencia externa, física e inicialmente o batismo no Espírito Santo.

5. Para que serve o dom de línguas?

O dom de línguas, pelo que se vê nos capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios, está associado à oração pessoal (1 Co 14.13-23). Esse dom, sem dúvida, é muito útil para a oração, as devoções pessoais e o desenvolvimento de nossa sensibilidade ao Espírito (1 Co 14.2).

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