Lição 04 CPAD Discipulado Ciclo 1 – Escola Dominical

Texto Bíblico “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus” (Efésios 2:19)INTRODUÇÃO Agora, você faz parte da Igreja, pois não apenas recebeu a salvação oferecida por Cristo, mas também foi incluído em sua família. A palavra ‘Igreja’, nesta lição, não está restrita à uma [...]

Revista CPAD Lições Bíblicas Discipulado Professor (01)

Lição 04 – Conhecendo a Igreja

Tema da Revista: Novos convertidos ciclo 1

Lição 04 CPAD Discipulado ciclo 1
Continuação do aprendizado para o novo convertido – Escola Dominical

Comprar Revista

Texto Bíblico

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”. (Efésios 2:19)

OBJETIVO

No término desta aula seu aluno deverá estar apto a:
Definir e conceituar a palavra “igreja”. Distinguir a igreja local da universal e invisível.
Reconhecer que não pode viver à parte da igreja pois é nela que ele se alimenta espiritualmente, vivência sua fé e conhece a vontade de Deus.
Enumerar os principais símbolos da igreja.

PONTO DE CONTATO

Inicie sua aula perguntando a seus alunos o significado e a conceituação da palavra “igreja”. Provavelmente a maioria não saberá responder corretamente ou apresentará conceitos distorcidos, senão, superficiais. Você precisa ajudá-los! É necessário que eles conheçam a fundação, formação, missão e destino da Igreja invisível, sem contudo, ignorar a importância da igreja local para a comunhão fraternal e o desenvolvimento espiritual de cada crente.

SÍNTESE TEXTUAL

A palavra “igreja” tem diversos significados na linguagem moderna. Aplica-se a um edifício, a uma congregação, a uma denominação e à cristandade em geral. Vários destes significados não aparecem no Novo Testamento, onde o vocábulo igreja não se refere nunca a um edifício, nem a uma denominação à cristanda- de.

Designa geralmente uma congregação local, organizada para adorar a Deus e para observar as ordenanças do Evangelho e executar os mandamentos do Senhor. Mas algumas poucas vezes refere-se a assembléias e com mais frequência a todo o corpo de verdadeiros seguidores de Cristo.

A palavra igreja, empregada em sentido universal, designa o Corpo de Cristo. A igreja universal e invisível, da qual Cristo é a cabeça, não é uma organização, mas um organismo, pois em cada um de seus membros palpita a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual dirige o movimento de todo o corpo e de cada crente em particular.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

Transcreva para o quadro ou cartolina os cinco pontos assinalados abaixo que ressaltam a missão da Igreja enquanto peregrina neste mundo. Promova a participação dos alunos em aula. Escolha cinco alunos e peça que cada um faça um breve comentário sobre um dos pontos. É possível que a maioria deles não tenha costume de falar em público. Não permita que isso se constitua num entrave que impeça a cooperação e participação ativa na aula. Procure dar oportunidade também aos mais tímidos, sem contudo, constrangê-los. Para treiná-los quanto ao manuseio da Bíblia, peça que leiam as referências indicadas.

1) Adorar a Deus e glorificá-lo na terra (Ef 1.4-6).
2) Evangelizar (At 2; 5.42; 6.5-8; 15.7).
3) Desenvolver cada crente até que chegue à medida da estatura de Cristo (Ef 4.11-15; Hb 10.25-28; 1 Ts 5.11; 1 Co 12).
4) Testemunhar constantemente de Cristo e de sua Palavra (At 1.8; 8.1,4).
5) Entrar na glória futura (Ef 3.10,21; Ap 7.9-17).

INTRODUÇÃO

EBD Hoje Discipulado Revista Discipulado Conhecendo a Igreja | Revista Discipulado Conhecendo a Igreja Escola Dominical

Agora, você faz parte da Igreja, pois não apenas recebeu a salvação oferecida por Cristo, mas também foi incluído em sua família. A palavra ‘Igreja’, nesta lição, não está restrita à uma denominação, nem ao local onde você freqüenta os cultos. Depois do plano idealizado por Deus, para salvar os homens, a igreja é a proposta mais inteligente da divindade. Aqueles que seriam salvos, formariam um corpo, porta-voz da salvação para outras pessoas. A igreja é um organismo que tem a própria vida em Cristo, o qual estabeleceu a missão dela e como cumpri-la.

Quem faz parte da igreja, dá continuidade ao trabalho de Cristo na terra. A verdadeira vida que está em você chegará aos outros. Isto é ser uma bênção para o mundo. Ninguém recebeu a salvação simplesmente para ser salvo, mas, sim, integrar-se à igreja. Por isso, é preciso que você compreenda bem o que ela significa, conheça quais são os seus objetivos e as suas ordenanças.

I. O QUE É A IGREJA?

A palavra ‘igreja’ quer dizer ‘uma reunião de pessoas chamadas para fora’, ou seja, um grupo de pessoas que saíram de dentro do mundo (espiritual) para seguirem a Cristo. Os que formam a igreja são chamados, pela Bíblia, de crentes, irmãos, cristãos, santos, eleitos e os do caminho.

Todos os crentes espalhados pelo mundo formam a igreja. Ela não está restrita a uma área geográfica e nem a um único povo da terra. É o seu lado invisível e universal.

Embora a palavra ‘igreja’ seja empregada, em primeiro lugar, para descrever a totalidade de crentes que vivem em todo o mundo, você pode usá-la também para se referir aos cristãos de um determinado lugar, isto é, a ‘igreja local’.

I. Símbolos da Igreja. O primeiro símbolo é o corpo. Jesus não está mais presente entre os homens, de forma física, mas em cada pessoa que o recebe, em qualquer parte do mundo, Ele introduz a sua vida, para formar um corpo. Por Ter a vida em Cristo, a igreja não é um simples ajuntamento de pessoas, uma associação ou clube. É um organismo, algo que tem existência tal como o corpo humano que é composto de muitos membros e órgãos que funcionam em prol de uma vida comum.

Da mesma forma que o ser humano é um, mas tem milhões de células vivas, assim também é a igreja. Um só corpo, mas constituído por milhões de pessoas nascidas de novo, por meio do evangelho de Jesus.

Possui também uma cabeça, o próprio Cristo. Ele é o chefe, o guia, o Principal e o Príncipe da igreja.

Outro símbolo é o templo. Embora Deus habite em toda a parte, Ele se localiza em determinado lugar, para ser encontrado, adorado e louvado. Cada crente é um templo de Deus. Leia 1 Coríntios 3:16 e 17.

Por causa da união e comunhão que os crentes tem com Cristo, a igreja é simbolizada na Bíblia pela figura de uma noiva. Em 2 Coríntios 11:2, Paulo afirma que preparara os crentes de Corinto para os ‘apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo’. Em Efésios 5:25, o apóstolo declara que Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela. A noiva e o noivo viverão juntos para sempre. Leia Apocalipse 22:17.

Outro símbolo da Igreja, o qual se pode destacar na Bíblia é a família. Você, agora, é membro da família da Deus.

II. OS OBJETIVOS DA IGREJA

EBD Hoje Discipulado Revista Discipulado Conhecendo a Igreja | Revista Discipulado Conhecendo a Igreja Escola Dominical

Através da Bíblia, você descobre que a igreja foi fundada por Cristo, para cumprir as seguintes finalidades:

1. evangelizar o mundo. A principal atividade dos crentes é levar a salvação para os não-crentes. Cristo, depois de completar a sua missão na terra, declarou: ‘é-me dado todo o poder no céu e na terra’. E, em seguida, estabeleceu uma missão aos seus seguidores. Leia Mateus 28:19 e 20.

NINGUÉM RECEBEU A SALVAÇÃO SIMPLESMENTE PARA SER SALVO, MAS, SIM, PARA INTEGRAR-SE À IGREJA.”

2. lugar para o crente cultuar a Deus. Os crentes se reúnem para cultuar a Deus. O culto é o momento de oração, louvor, adoração, estudo da Bíblia e edificação dos crentes. No culto, todos os crentes podem se unir em oração, seja em petição, ação de graças e intercessão. Esta também é uma maneira de você louvar a Deus.

3. lugar para o crente praticar a mordomia cristã. Tudo o que você possui, não lhe pertence (leia Salmos 24:1). Por isso, não tem mais o direito de fazer o que quer. Deus agora está em primeiro lugar em sua existência. Isso inclui sua vida, seu tempo, seus talentos e suas finanças. Você deve aplicar, na igreja a sua vida, com o melhor de seus esforços e dedicação.

4. Lugar para o ensino da disciplina e norma de conduta cristã. Ao fazer parte de uma igreja local, o novo crente disciplina-se e aprende a norma bíblica de conduta. Existe um padrão de vida exposto na Bíblia e todos os crentes devem se esforçar para vivê-lo.

Significa afastar-se da ignorância, preservar-se da corrupção e ter todas as esferas da sua vida e atividades regulamentadas, dirigidas por Deus. Leia Mateus 5:13 e 18:15 a 17.

III. AS DUAS ORDENANÇAS DA IGREJA

Há duas cerimônias ordenadas por Cristo, para que os crentes a pratiquem: o batismo nas águas, cerimônia de ingresso do novo crente na igreja que simboliza o início de sua vida espiritual; e a Ceia do Senhor significa a continuação desta vida espiritual. Por isso, o crente deve participar dela, para manter sempre a comunhão com o Senhor Jesus.

1. O batismo. Através do batismo nas águas você dá um testemunho público de sua identificação com Cristo, a nova vida iniciada a partir da conversão. É o sinal exterior, o qual mostra que você morreu para o mundo e nasceu para Deus. Cada um de nós repete, de modo espiritual, o que aconteceu com Cristo. Ele morreu e ressuscitou. Assim, pelo batismo, você prova que é vitorioso. (Os evangélicos não batizam crianças porque elas não tem do que se arrepender e não podem exercer a fé).

2. A Ceia do Senhor. Na igreja em que você freqüenta, todo mês há o culto de Ceia. Não foi idéia de um homem, mas foi instituída por Jesus, na véspera de sua crucificação, para os crentes relembrarem, a sua morte, através do pão e do vinho. O primeiro simboliza o seu corpo e o segundo, o seu sangue. Não somente para relembrar a sua morte vitoriosa, mas os crentes tomam a Ceia para anunciar a Cristo, até que Ele volte.

A COMUNHÃO É RESULTANTE DE UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL COMUM. TODAS AS DIFERENÇAS FORAM ELIMINADAS, ONDE OS HOMENS E AS MULHERES SE TORNAM IRMÃOS EM CRISTO.”

DISCIPULADO

1. Estabeleça um alvo para trazer amigos, parentes e outras pessoas aos cultos de sua igreja.

2. Procure obter informações de como participar do evangelismo, juntamente com os demais crentes de sua igreja.

3. Procure se integrar a um grupo musical de sua igreja, para ajudar no louvor a Deus.

4. Seja um aluno assíduo da Escola Dominical da sua igreja, para aprender bem a Palavra de Deus.

5. Pense, por alguns minutos, o que você não administra bem em sua vida, seu tempo, seus talentos, suas finanças, etc. Faça um propósito de colocá-los a serviço da Igreja.

6. Se você ainda não é batizado em águas, ore a Deus e busque a orientação do dirigente de sua igreja.

EBD Hoje | Lição 04 Conhecendo a Igreja Revista CPAD Discipulado | Ciclo 1 CPAD Escola Dominical

Lição 04 CPAD Discipulado Ciclo 01, Conhecendo a Igreja, Revista CPAD, Escola Dominical, EBD Hoje, CPAD Discipulado, Subsídio Professor, Baixar revista ebd pdf download,

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES

SUBSÍDIO BIBLIOGRÁFICO
“O termo ‘ekklesia‘ aparece no Novo Testamento cerca de cento e quinze vezes. Destas, três se referem à congregação hebraica do Senhor; três outras vezes se referem à assembléia grega; e cento e dez à Igreja cristã. Como aparece no Novo Testamento, o termo tem dupla designação:

1) Designa uma assembléia específica e local de crentes, organizados para a manutenção do culto, doutrinas, ordenanças e disciplinas do evangelho, e unidos sob um concerto especial com Cristo e entre si; como ‘a igreja em Jerusalém’, ‘as igrejas da Galácia’. A Palavra se encontra usada neste sentido local em noventa e dois casos.

2) Denota a totalidade do corpo dos escolhidos nos céus e na terra, todos quantos foram alcançados pelo concerto da graça de Deus que os faz membros do reino eterno de Cristo. A doutrina evangélica ensina que a Igreja pode existir independentemente de ter ou não uma forma vista pelos homens, pois ela é tanto visível (militante), como invisível (triunfante). A Igreja Invisível se compõe de todos os que estão unidos a Cristo.

Não é uma organização externa, mas um organismo eterno. Os seus membros são conhecidos por Deus, ainda que não seja possível serem conhecidos totalmente pela vista humana. Muitos deles estão no céu, ou ainda estão por nascer. A Igreja Visível compõe-se de todos os que professam estarem unidos a Cristo; aqueles que têm os seus nomes arrolados nos livros de registro das suas respectivas congregações.

Não é sem certo constrangimento que afirmamos que muitas vezes pode ocorrer da pessoa ter seu nome arrolado entre os membros da Igreja visível, sem, contudo, tê-lo escrito no Livro da Vida do Cordeiro”. (As Grandes Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 254,255).

SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO

Um propósito importante do batismo nas águas, para os crentes, é que ele simboliza a identificação com Cristo. Os crentes neotestamentários eram batizados ‘para dentro’ (Gr. e/s) do nome do Senhor (At 8.16), o que indica que estavam sob o senhorio e autoridade soberanos de Cristo. No batismo, o recém convertido ‘testifica que estava em Cristo quando Cristo foi condenado pelo pecado, que foi sepultado com Ele e que ressuscitou para a nova vida nEle’.

O batismo indica que o crente morreu para o velho modo de viver e entrou na ‘novidade da vida’ mediante a redenção em Cristo. O ato do batismo nas águas não leva a efeito essa identificação com Cristo, ‘mas a pressupõe e a simboliza’. O batismo, portanto, simboliza a ocasião em que aquele antes inimigo de Cristo faz ‘sua rendição final’. O batismo nas águas também significa que os crentes se identificaram com o corpo de Cristo, a Igreja.

Os crentes batizados são admitidos na comunidade da fé e, com sua atitude, testificam publicamente diante do mundo sua lealdade a Cristo, juntamente com o povo de Deus.

Na Ceia do Senhor, talvez possamos sugerir um tríplice sentido de lembrança: passado, presente e futuro. A Igreja se reúne como um só corpo à mesa do Senhor, relembrando a sua morte. Os próprios elementos usados de modo simbólico na comunhão representam o derradeiro sacrifício de Cristo, no qual Ele entregou seu corpo e sangue para redimir os pecados do mundo.

Existe ainda um sentido bem presente, o convívio espiritual com Cristo à sua mesa. A Igreja vem proclamar não um herói morto, mas um Salvador ressuscitado e vencedor. A expressão: ‘mesa do Senhor‘ sugere estar Ele presente como o verdadeiro anfitrião, aquele que transmite o sentido de terem os crentes, nEle, segurança e paz (SI 23.5). Finalmente, há um sentido futuro neste relembrar, sendo que a comunhão da qual o crente agora participa com o Senhor não é o ponto final.

Neste sentido, a Ceia do Senhortem uma dimensão escatológica. Ao participarmos dela, antecipamos a alegria pela sua Segunda vinda e pela reunião da Igreja com Ele para toda a eternidade (cf. Mc 14.25; 1 Co 11.26)” (Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 570,574).

VERIFIQUE O QUE VOCÊ APRENDEU

Qual o significado da palavra ‘igreja’?

Uma reunião de pessoas chamadas para fora.

Quais os principais símbolos da igreja mencionados nesta lição?

Corpo, templo, noiva e família.

Cite os quatro objetivos da igreja destacados nesta lição.

Evangelizar o mundo; cultuar a Deus; praticar a mordomia cristã; e cuidar da disciplina e conduta cristã.

Mencione as duas ordenanças bíblicas que devem ser praticadas pela igreja?

Batismo em água e a Ceia do Senhor.

Cite os dois elementos utilizados na Santa Ceia como símbolos do corpo e do sangue de Jesus.

Pão e suco de uva.

EBD Hoje Todas as Lições EBD Lições Revista Betel Adultos Lições Bíblicas CPAD Adultos EBD Discipulado Escola Dominical Escola Bíblica Dominical CPAD Discipulando Ciclo 1 CPAD Discipulado Ciclo 01 CPAD Dominical Discipulado Discipulado Ciclo 1 Lição 01 – Escola Dominical Revista EBD 2023 em PDF Lição EBD Novos Convertidos Palavra de Deus Vida Cristã

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *