Lição 05 – Guardando o coração da Soberba – Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 4 trimestre 2021
Comentarista: César Pereira Roza de Melo
Texto de Referência: Ec 7.1-9
📑 Ver todas as lições EBD Jovens Betel
📖 Versículo do dia
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” Pv 4.23
👍 Verdade aplicada
A soberba no coração usurpa o trono de Deus.
🎯 Objetivos da lição
- Conhecer o mal chamado soberba;
- Observar as consequências reservadas aos soberbos;
- Ser cônscio do cultivo de um coração humilde.
Clamemos a Deus para que a soberba não ache guarita em nosso coração.
📘 LEITURA SEMANAL | |
---|---|
Segunda | Ec 2:26 Ao homem bom Deus dá sabedoria. |
Terça | Pv 16:18 – A soberba precede a ruina. |
Quarta | Pv 21:24 – O nome do soberbo é zombador. |
Quinta | Ec 7:19 – A sabedoria é o alimento do sábio. |
Sexta | Tg 4:6 – Deus resiste aos soberbos. |
Sábado | Pv 29:23 – A soberba do homem o abate. |
📣Introdução
Em nossa busca por conquistas e riquezas corremos o risco de perder valores e preceitos que norteiam a vida cristã. Um dos nossos maiores desafios é guardar o nosso coração dos vícios da vida terrena.
🔑 PONTO-CHAVE:
Um antidoto contra a soberba é esconder-se debaixo das asas do Onipotente
1 – UM MAL CHAMADO SOBERBA
Do latim a expressão “soperbia’, apresenta a ideia de arrogância. A soberba também é conhecida como orgulho, que se caracteriza pela pretensão de alguém ser superior as outras pessoas; muitas vezes tomado por manifestação ostensiva.
1.1. A soberba de Lúcifer
Um dos casos clássicos de orgulho registrado na Bíblia está descrito em Ezequiel 28.11-19, onde mostra a corrupção do querubim ungido. O texto é específico e claro ao dizer “elevou-se o teu coração”. Em Isaías 14:13-14, percebemos o intento do coração de Lúcifer que era de estar acima de Deus e de ser semelhante ao Altíssimo. Este caso nos serve de lição, pois nem mesmo um anjo com tamanho poder e autoridade ficou livre da soberba. Os pensamentos secretos de superioridade começaram a dominar a mente daquele anjo até o ponto de se rebelar contra Deus. Que venhamos santificar-nos dia após dia e andar humildemente com Deus, preservando sempre o nosso coração do orgulho.
1.2. Um mal silencioso
Percebemos claramente que, através do caso de Lúcifer, o início de tudo foi o desejo de ser semelhante a Deus e estabelecer seu trono acima das estrelas. O texto diz: “dizia em seu coração” (Is 14:13-14). Este é um dos maiores sentimentos que são gerados na alma e que são alimentados constantemente. Estes sentimentos nos levam a ficar obcecados pelas conquistas, pelas riquezas e pela fama, declarados na Bíblia como soberba da vida, que não procedem do Pai, mas do mundo (1 Jo 2:16). Jesus asseverou que do coração procedem estas coisas (Mc 7.21-23). Precisamos nos alimentar com a Palavra de Deus e diariamente varrer do nosso coração qualquer sentimento que venha desencadear num espírito de grandeza.
🤓 Refletindo
“Não se engane, se o orgulho derrubou um querubim ungido que andava entre as pedras afogueadas, pode perfeitamente nos derrubar”
Pr. João Feitosa
Está gostando dessa lição?
Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊
2 – A CONSEQUENCIA DE UMA VIDA ORGULHOSA
A Bíblia é repleta de versículos que mostram o fim destinado aos soberbos. Salomão, através de seus provérbios, mostra que o abatimento e a desonra os alcançarão. Verdade esta ratificada por Jesus e pelos apóstolos da igreja primitiva.
2.1. O orgulho atrai o abatimento
Os textos bíblicos afirmam que Deus abate aos soberbos e humilha os exaltados. Salomão deixa claro que o orgulhoso, despreza o conselho dos sábios, é impaciente, fazendo assim, a sua própria sorte, julgando-se sempre melhor que as pessoas. Infelizmente, estas atitudes levam o arrogante para a própria destruição. No momento em que Nabucodonosor abriu a sua boca e expressou os sentimentos de seu coração, Deus o abateu sobremaneira. Ele foi pastar com os animais, e passou a ser regado com orvalho do céu até reconhecer a soberania de Deus e glorificá-lo (Dn 4:29-34). Na ânsia de ser maior, perdeu até o reino. Tomemos cuidado para que não percamos aquilo que temos de mais precioso.
2.2. Um carcinoma da alma
Este talvez seja um termo que defina bem o que a soberba alojada no coração pode fazer na vida de uma pessoa. O câncer, depois de alojado no interior de uma pessoa, começa a matar células, comprometer o perfeito funcionamento do organismo, gerando metástases. Salomão diz que o orgulho é uma desgraça (Pv 11:2). Um individuo orgulhoso morre em seu mundo recolhido, deixando de viver os projetos de Deus, pois acredita em sua prepotência fazendo a própria sorte. Infelizmente, muitos têm sido levados por este câncer que tem destruído famílias, empresas, ministérios e a própria vida. A recomendação do Pregador é a seguinte: “Levantando-se contra ti o espírito do governador, não deixes o teu lugar (Ec 10:4).
Pega essa, vaso! 😃
O que é soberba?
Soberba é orgulho, arrogância, sentimento de superioridade. O soberbo tem uma visão distorcida de si mesmo, achando que é melhor que os outros. A Bíblia diz que a soberba leva à ruína.
Soberba é se achar superior a outras pessoas (Jeremias 48:29-30). No caso mais extremo, o soberbo pode achar que é mais importante que Deus! O soberbo despreza as pessoas que acha “inferiores”, não os tratando com o respeito e a dignidade que merecem.
A soberba é perigosa porque torna a pessoa insensível e insensata. O soberbo se torna egoísta e põe seus próprios interesses acima das pessoas “inferiores”. Em vez de adorar a Deus, adora a si mesmo, desprezando o poder de Deus.
O soberbo:
– Acha que vale mais que outras pessoas
– Gosta de mostrar que é melhor que os outros
– Humilha quem ele acha “inferior”
– Põe sua vontade acima até da vontade de Deus
A Bíblia diz que o castigo da soberba é a humilhação. O soberbo não entende que sua vida depende de Deus, tal como qualquer outra pessoa. Por causa de suas atitudes insensatas, o soberbo cai na desgraça (Obadias 1:3-4).
Como evitar a soberba?
A humildade é a solução para a soberba. Deus humilha os soberbos mas honra os humildes (Provérbios 29:23).
Todos somos diferentes. Algumas pessoas são mais inteligentes, mais bonitas ou mais ricas que outras. Mas isso não significa que algumas pessoas são superiores. Deus abençoa cada pessoa de forma diferente. Para Deus todos têm o mesmo valor.
Todos fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Cada vida é especial. Mas todos também pecamos e merecemos castigo por nossos pecados. Deus ama cada pessoa tanto que Ele enviou Seu único Filho para levar nosso castigo (João 3:16). Agora todos podemos ter a vida eterna! Quando entendemos isso, aprendemos a humildade.
3 – GUARDANDO O NOSSO CORACÃO
Lutero, certa vez, disse que não podemos impedir um pássaro de voar sobre a nossa cabeça, mas podemos impedi-lo de fazer ninhos em nós. Esta frase retrata muito bem nossa realidade, pois precisamos extirpar de nossa mente os planos perniciosos.
3.1. Atentando para a Palavra de Deus
Um dos maiores antídotos que temos contra o pecado e, consequentemente, contra o orgulho são as recomendações bíblicas. O nosso coração precisa estar cheio da Palavra de Deus e assim teremos forças para repreender os pensamentos perniciosos. A Bíblia nos recomenda a nos humilhar debaixo da mão de Deus (1Pe 5:6); Deus se opões aos orgulhosos (Tg 4:6). Salomão chega a dizer que é melhor ser paciente do que orgulhoso (Ec 7:8); quando esperamos pacientemente nos projetos de Deus, não deixamos brecha para a jactância. Nossa vida precisa ser regida por Deus, e não pela arrogância humana.
3.2. Gloriando-se sempre no Senhor
O cristão precisa entender que nenhuma de suas conquistas deve ser motivo para um viver ufanista. Tudo em nossa vida deve ser para a glória de Deus. Em Eclesiastes 5.19 vemos que os bens e as riquezas são dádivas, sendo assim, toda honra e toda glória devem ser tributadas somente a Ele. E um erro o ser humano achar que as conquistas são puramente humanas. Precisamos encher o nosso coração da gratidão e de louvor a Deus, pois, assim, afastaremos a possibilidade de uma vida orgulhosa. Um dos maiores apóstolos primitivos disse que se gloriaria na cruz de nosso Senhor Jesus (Gl 6:14). Até mesmo a pregação do Evangelho não deve ser motivo para nos ufanar, pois nos é imposta e ai de nós se não anunciar (1Co 9:16). Que tudo em nossa vida seja para a magnificência de Deus.
Pega essa, vaso! 😃
O que a Bíblia fala sobre o orgulho?
A Bíblia fala que o orgulho, que é arrogância, é pecado e causa muitos problemas. O orgulhoso muitas vezes não reconhece seus erros. Deus humilha os orgulhosos.
Orgulho é ter um conceito errado de si mesmo. O orgulhoso se acha superior por alguma razão, desprezando outras pessoas. Quando o orgulho é levado ao extremo, a pessoa pode se achar tão importante como Deus, ou pensar que Deus lhe deve alguma coisa! – Ezequiel 28:2
A Bíblia diz que o orgulho leva à humilhação. O orgulho torna a pessoa no seu próprio ídolo. O orgulhoso se torna cego e não vê que vai cair na desgraça, porque se acha invencível (Provérbios 16:18).
A solução para o orgulho
Para não cair no orgulho, é importante cultivar a humildade. A pessoa humilde entende que não é superior a ninguém, porque todos pecaram e falharam (Romanos 12:16). Ninguém é perfeito. Todos têm pontos fortes e pontos fracos.
Humildade não significa ser auto-estima muito baixa, se achando inútil. Humildade é ter equilíbrio, sabendo que sem Deus você não poderia fazer nada e que Ele é quem merece toda adoração. Humildade é saber apreciar o bem que Deus lhe dá, reconhecendo que você depende dele (Romanos 12:3).
Orgulho bom
Orgulho nem sempre significa arrogância. Em algumas situações, orgulho significa ter prazer e alegria em alguma coisa boa. Isso não é errado. Ter prazer nas suas conquistas ou sucessos é bom. Desvalorizar todo o bem lhe acontece não é ser humilde, é ser ingrato.
Para evitar o orgulho errado, quando você se alegra nos seus sucessos e talentos, lembre-se que todas as bênçãos vêm de Deus. Ele é a verdadeira razão que tudo de bom acontece (2 Coríntios 10:17-18). Agradeça a Deus por tudo que Ele fez.
CONCLUSÃO
Se não extirparmos o orgulho de nosso coração, podemos perder a maior promessa que temos que é a eternidade com Cristo.
Complementanto
No ambiente de trabalho, por exemplo, pessoas orgulhosas são tóxicas, pois promovem um clima de tensão e discórdia capazes de comprometer o êxito do trabalho da equipe. Isto também é possível acontecer em ambientes eclesiásticos; promovendo cismas e desgastes à liderança.
Eu ensinei que
Precisamos ter domínio sobre nossos sentimentos e pensamentos, e não permitir que a soberba se aloje em nosso coração.
Lição 05 – Guardando o coração da Soberba – Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021
O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐
Lição 05 Betel jovens 4 trimestre 2021,Lição 05 Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021,lição 05 revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021,Lição 05 revista Betel jovens 4 trimestre 2021,Lição 05 – Guardando o coração da Soberba, lições Betel Jovens Conectar, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2021,Betel dominical 4 trimestre 2021,EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel jovens 4 trimestre 2021, editora Betel jovens 4 trimestre 2021,revista EBD Betel jovens 4 trimestre 2021,Revista Betel Jovens Conectar,revista Betel jovens 4 trimestre 2021,revista Betel jovens 4 trimestre 2021 pdf,revista Betel jovens 4 trimestre 2021 pdf download,revista escola dominical jovens 4 trimestre 2021,
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?
Sua opinião é importante para nós!
Excelente lição!