Revista PECC Adultos 1 trimestre de 2024
Acesse a Lição 06: 1 Coríntios 8 e 10: Alimento, Ídolos e Liberdade Cristã | 2° Trimestre de 2023 | EBD PECC
Editora: PECC (Programa de Educação Cristã Continuada) 1 trimestre 2024 – Escola Dominical
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2023 | TEMA: 1 CORÍNTIOS – Façam tudo com Amor, Decência e Ordem | Escola Biblica Dominical | Lição 06: 1 Coríntios 8 e 10: Alimento, Ídolos e Liberdade Cristã
SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR
Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Em 1 Coríntios 8 e 10 há 13 e 33 versos respectivamente. Sugerimos começar a aula lendo os presentes, 1 Coríntios 8 e 10.23-33 (5 a 7 min). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura bíblica.
No capítulo em apreço, Paulo sai de um assunto mais específico, o casamento, e vai para um assunto mais amplo, o relacionamento social, a exemplo das festas daquela sociedade, mas quais, de alguma forma, os cristãos de Corinto estavam inseridos; e nisso há um apelo para que os crentes fossem um exemplo de fé na graça de Deus. É nessa perspectiva que o apóstolo direciona o seu argumento sobre liberdade cristã, mostrando que ele era um grande incentivador dessa liberdade. Porém, não no sentido amplo, mas restritivo, o que mostra que a liberdade em Cristo não nos deixa mais presos aos ritos judaicos todavia, também não somos livres para fazermos o que queremos, mas tudo isso está pautado no amor ao próximo.
OBJETIVOS
Explicar o conceito da liberdade Cristã.
Compreender a diferença entre liberdade e libertinagem.
Buscar e promover aquilo que é Ilícito e edificante.
PARA COMEÇAR A AULA
Comece a aula sob a perspectiva de que os judeus já eram ensinados desde cedo a crer na existência de um único Deus (como sugestão, leia com a classe Deuteronômio 6.4). Sendo assim, Paulo evidenciou que os deuses estranhos nada são, isto é, eles não têm nenhuma realidade e nem um poder sequer neste mundo. Dessa maneira, o comer ou não comer as comidas sacrificadas aos ídolos – o que é enfatizado no Capítulo 8 – não faz bem nem mal! Então, por que comer, se o comer escandaliza os nossos irmãos? Nossa liberdade está baseada no amor.
LEITURA ADICIONAL
No contexto de Corinto, a questão era a participação em eventos públicos importantes tanto para a estrutura social da cidade quanto para a proeminência pessoal do indivíduo. A participação no culto imperial era uma excelente oportunidade para interação social e para fazer contatos. É possível que fosse considerada um dever cívico pelos coríntios ansiosos por demonstrar sua lealdade a Roma. O antigo Apologista Tertuliano (160-220 d.C.) permite a participação em banquetes em homenagem ao aniversário do imperador como um dever cívico, mas logo em seguida, ressalta como a participação dos cristãos deve diferir nitidamente da participação dos não cristãos.
Parece haver um paralelo direto com nossa situação atual. O desejo humano de obter proeminência pessoal e a empolgação de circular por meios socialmente importantes apresenta diversas tentações de minimizar a importância do relacionamento com Deus. Livro: “1 Coríntios” (Preben Vang. Série Comentário Expositivo. Editora Vida Nova – SP, 2018, pág. 138).
TEXTO ÁUREO
“Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.” 1Co 10.23
Leitura Bíblica Para Estudo
1 Coríntios 8 e 10.23-33
Verdade Prática
A liberdade cristã é enriquecida pelo amor ao próximo é o bom testemunho.
INTRODUÇÃO
I- COISAS SACRIFICADAS A ÍDOLOS 1Co 8.1-8
1- Amor versus conhecimento 1Co 8.1-3
2– Deus versus ídolos 1Co 8.4-6
3– Fortes versus fracos 1Co 8.7-8
II- LIBERDADE TEM LIMITES 1Co 8:9-13, 1Co 10.1-13
1- O amor ao próximo 1Co 8.9-12
2– Não ao individualismo 1Co 8.13
3– Em pé, não caia 1Co 10.11,12
III- DIREITOS VERSUS TESTEMUNHO 1Co 10.14-33
1– Celebrações 1Co 10.21,22
2– Lícito, mas não edifica 1Co 10.23
3– Fé e vida prática 1Co 10.31-33
APLICAÇÃO PESSOAL
Devocional Diário
Segunda – 1 Co 8.3
Terça – 1 Co 8.6
Quarta – 1 Co 8.12
Quinta – 1 Co 10.6
Sexta – 1 Co 10.13
Sábado – 1 Co 10.33
Hinos de Harpa: 235 – 266
INTRODUÇÃO
O Capítulo 8 é diretamente relacionado ao assunto tratado no capítulo 10: alimentos oferecidos a ídolos. Ao abordar o assunto pela primeira vez no Capítulo 8, Paulo orienta a igreja sobre a questão dos alimentos sacrificados e também escreve sobre os limites da liberdade cristã. No Capítulo 10, o apóstolo expressa profunda frustração com as práticas pagãs de alguns indivíduos que se diziam cristãos.
I- COISAS SACRIFICADAS A ÍDOLOS (1Co 8.1-8)
1- Amor versus conhecimento (1 Co 8.1-3) No que se refere às coisas sacrificadas a ídolos, reconhecemos que todos somos senhores do saber. O saber ensoberbece, mas o amor edifica (8.1).
A igreja em Corinto estava inserida num contexto pagão, assim como Israel estava entre os cananeus, é nós, semelhantemente, estamos cercados por toda sorte de crenças e tipos de “fé”. Era comum, entre os coríntios, servir a carne sacrificada aos ídolos em festas e banquetes, convidando amigos e parentes (dentre eles cristãos) para compartilharem juntos. A carne oferecida em sacrifício a ídolos em templos pagãos era dividida em três partes iguais:
1) para o ídolo;
2) para quem a oferecia levar para casa e comer; e
3) era dada ao templo/sacerdote.
A carne ofertada ia muito além do que precisavam os que serviam no templo. Por isso, comumente era vendida em restaurantes e feiras por um preço bem mais barato, sendo muito procurada por todos, inclusive cristãos. Isto levantava a seguinte pergunta: “Os cristãos podem comer esta carne oferecida aos ídolos, vendida nas feiras a menor preço ou servida na casa dos amigos?”. Em vez de falar de comida, Paulo primeiramente compara o saber e o amor.
O comportamento cristão é baseado no amor e não somente no conhecimento/saber. “O saber ensoberbece, mas o amor edifica”. O verdadeiro conhecimento de Cristo leva o cristão a considerar de que maneira seu comportamento pessoal afeta outros cristãos quanto a sua fé. O amor a Cristo e a preocupação com os outros devem prevalecer sobre os direitos pessoais.
2- Deus versus ídolos (1Co 8.4-6) No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o dolo, de si mesmo, nada e no mundo e que não há senão um só Deus (8.4).
Paulo compara os ídolos a nada, porque não existem outros “deuses” senão um só, que é Deus. Existem muitos ídolos e imagens que tentam ocupar o lugar do Deus verdadeiro, mas são meras tentativas de representar algo divino. Por mais que sejam adorados e chamados deuses, só há um único Deus. Os cristãos de Corinto, aqueles com mais conhecimento, usavam este princípio e arrazoavam: “Se os ídolos são nada, então, comer alimentos oferecidos a ídolos também não representa nada”. Isto atropelava a fé dos cristãos com menos conhecimento e recém-chegados à igreja.
3- Fortes versus fracos (1Co 8.7-8) Entretanto, não há esse conhecimento em tod0s; porque alguns, para efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se (8.7).
Havia dois grupos diferentes dentro da igreja. Os “mais fortes”, que se orgulhavam de seu conhecimento, afirmavam ter o direito de comer qualquer coisa Que os cristãos participassem de refeições cultuais pagãs em templos ou servissem carne do templo em casa, essas ações não exerciam impacto algum sobre sua fé cristã. Embora se achassem Livres e no direito de comer estes alimentos, que para eles não faziam mal algum, o exercício desta liberdade feria os menos instruídos.
Como ficava a consciência do irmão mais fraco? O outro grupo (“os fracos” ou cautelosos) não achava esses argumentos convincentes e expressava abertamente suas preocupações e críticas em relação aos mais fortes. Por causa da sabedoria e conhecimento dos mais instruídos, os fracos teriam que perecer? Este é o centro desta passagem. Jesus não morreu por todos?
II- LIBERDADE TEM LIMITES (1Co 8.9-13, 1Co 10.1-13)
1- O amor ao próximo (1Co 8.9-12) Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para as fracas (8.9).
Este é o foco do início deste capítulo: O amor com os novos e menos entendidos na fé. Paulo volta sua preocupação pastoral tanto para cristãos maduros quanto para os mais frágeis na fé. Seu verdadeiro objetivo é ajudar todos a reconhecer que o conhecimento obtido de Cristo precisa ser exercido em amor pelo próximo, se necessário, renunciando a direitos para que a igreja caminhe em paz e comunhão.
Os mais frágeis na fé são mais legalistas e sensíveis a questões como estas. Quanto mais maduro é o cristão, menos sensível e legalista ele se torna. Isto vai contra o que se pensa, que a maturidade traz mais legalismo, mas é justamente o contrário. A resposta pastoral de Paulo aos fracos é: “Vão em frente, comer carne não prejudica seu relacionamento com Deus”.
E aos fortes, afirma: “Em vez de pensar só em seus próprios direitos, certifiquem-se de não escandalizar o cristão mais fraco”. O exercício da liberdade cristã, em detrimento ao próximo e levando-o a perecer, é pecado contra Cristo. Jesus também morreu por este irmão mais fraco e não quer que ele tropece.
2- Não ao individualismo (1Co 8.13) E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandaliza-lo.
O individualismo tende a reinar quando os cristãos consideram que a fé é uma questão pessoal e particular. É mais conveniente concluir que cada indivíduo é exclusivamente responsável por sua própria fé, mas Paulo rejeita esse individualismo entre os cristãos. Com base em princípios cristológicos, ele remove qualquer argumento que sugira que só o cristão mais fraco precisa lidar com a confusão causada pelo estilo de vida dos cristãos mais fortes. Aqueles que pertencem a Cristo são, acima de tudo, responsáveis por ajudar a fortalecer a fé dos mais fracos; os direitos pessoais e individuais ficam em segundo plano.
3- Em pé, não caia (1Co 10.11,12) Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia (10.12).
Para prevenir os coríntios de praticarem a idolatria e se manterem separados de um ambiente repleto de festas e rituais idólatras, Paulo apresenta os exemplos da história de Israel. Ele narra os grandes feitos e privilégios concedidos pelo Senhor ao Seu povo, bem como o trágico fim que tiveram – seus “corpos espalhados pelo deserto” – quando o Senhor não se agradou da maioria deles.
Após ilustrar seu ensino com exemplos do povo de Israel, Paulo conclui, dizendo: “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa” (v. 11). A liberdade cristã poderia ser exercida: comer certos alimentos, ter certas amizades, estar em alguns lugares, mas Paulo escreve a primeira parte do capítulo 10 como se dissesse: “Atenção, vocês não são tão fortes como pensam”.
O que sobreveio ao povo de Israel lhes serve de exemplo. No exercício desta liberdade, isto também pode sobrevir a vocês. O povo no deserto teve experiências incríveis e mesmo assim pereceu. Por isto: ”Aquele que está de pé veja que não caia” (10.11). Ele parece contradizer o que disse no capítulo 8, mas no capítulo 10 ele apresenta o outro !lado da mesma moeda e esclarece os limites da liberdade cristã. Não seja pedra de tropeço e cuidado para não tropeçar.
III- DIREITOS VERSUS TESTEMUNHO (1Co 10.14-33)
Os seguidores de Jesus têm como objetivo ser imitadores de Cristo em tudo o que fazem. O testemunho deles acerca de seu relacionamento com Cristo tem precedência sobre seus direitos e os leva a rejeitar ações que comprometem esse testemunho.
1- Celebrações (1Co 10.21,22) Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios (10.21).
Paulo se preocupa com a mistura entre a adoração a Deus e a adoração idólatra da cultura pagã. Os fortes se julgavam capazes de lidar com a participação direta em eventos seculares sem serem levados à idolatria. Os eventos sociais, religiosos, profissionais e culturais que podem ser considerados inofensivos, muitas vezes têm o potencial de levar a transigência do ensino de Cristo.
Por detrás dos ambientes e alimentos sacrificados por toda a cidade de Corinto, demônios estavam em atuação. Assim como quando nos aproximamos da Ceia, não participamos apenas de um pedaço de pão e um pouco de vinho, mas participamos da comunhão do corpo de Cristo (v. 16); Quem participa destes alimentos e ambientes também pode não apenas estar comendo um alimento, mas se associando com demônios (v. 20). Paulo apresenta o outro lado da moeda. Lembre-se que estamos falando de liberdade cristã.
2- Lícito, mas não edifica (1Co 10.23) Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
Declarar que algo é lícito não o torna moralmente correto. De acordo com Paulo, os cristãos são norteados por princípios mais elevados, que adicionam mais algumas camadas ao julgamento daquilo que seria correto e adequado praticar: E lícito? Convém? Edifica? Se algo é ilegal, ou nao é permitido, nao deve ser feito; se é legal ou permitido, existe a possibilidade de que, ainda assim, não deva ser feito.
A balança na qual se deve pesar a questão e a edificação da comunidade. A ação contribui para o fortalecimento ou a edificação da igreja de Cristo ou serve de obstáculo? Em vez de concordar com um conjunto de leis cristãs a ser aplicado de forma indiscriminada, ele coloca diante de seus leitores três perguntas que os obrigam a pensar: E lícito? Convém? Edifica? Portanto, se esta ação prejudica seu testemunho ou ofende a fé de outrem, vale a pena perguntar: em seu lugar, o que faria Jesus? É importante não buscar apenas seus próprios interesses, mas também os dos outros ao nosso redor. Quem vive para Cristo vive para Ele É também por todos que foram alcançados pelo Seu amor.
3- Fé e vida prática (1Co 10.31-33) Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus (10.31).
Para o apóstolo, o que revela de fato a identidade Cristã e a salvação por meio de Cristo e, ao mesmo tempo, o testemunho para com a comunidade. Quando o padrão do comportamento cristão e só o fato de algo ser permitido, torna-se possível dissociar a doutrina cristã da vida cristã. Uma maneira simples de avaliar a liberdade cristã é:
1) Deus está sendo glorificado com o meu testemunho?
2) Os outros estão sendo edificados e se tornando pessoas melhores com meu testemunho?
Para corrigir essa situação, Paulo os chama a serem seus imitadores, assim como ele procura imitar a Cristo. A vida prática cristã deve demonstrar o ensino de Cristo. Essa é a regra para a vida e o pensamento cristãos. O ensino cristão não deve estar separado do viver cristão.
APLICAÇÃO PESSOAL
Paulo nos desafia a sermos seus imitadores assim como ele é de Cristo tanto no amor ao próximo como no bom testemunho.
RESPONDA
1) Por que Paulo orienta os coríntios a não comer carnes oferecidas a ídolos? R. Porque seria um mal testemunho aos mais fraco
2) Qual a responsabilidade dos cristãos mais maduros? R. Ajudar a fortalecer a fé dos mais fracos
3) Segundo a lição, o que de fato revela a identidade cristã do indivíduo? R. Salvação para o meio de Cristo e o testemunho para a comunidade.
SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL
- Lições Adultos – CPAD
- Lições Jovens – CPAD
- Lições Adolescentes – CPAD
- Lições Adultos – EDITORA BETEL
- Lições Jovens – EDITORA BETEL
- Lições Adultos – REVISTA PECC
- BIBLIA ONLINE
- ESBOÇO DE PREGAÇÃO
EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2023 | TEMA: 1 CORÍNTIOS – Façam tudo com Amor, Decência e Ordem | Escola Biblica Dominical | Lição 06: 1 Coríntios 8 e 10: Alimento, Ídolos e Liberdade Cristã
Aprenda a Revista PECC Adultos 1 Trimestre 2024 e aprofunde sua compreensão das verdades bíblicas.
📑 Encontre sua Lição da EBD completa aqui
- EBD Betel Adultos
- EBD Betel Jovens
- EBD CPAD Adultos
- EBD CPAD Adolescentes
- EBD CPAD Berçário
- EBD CPAD Jardim de Infência
- EBD CPAD Jovens
- EBD CPAD Juniores
- EBD CPAD Juvenis
- EBD CPAD Maternal
- EBD CPAD Pré-Adolescentes
- EBD CPAD Primários
- CPAD Discipulado Ciclo 01
- Lição EBD
- Novos Convertidos
- Palavra de Deus
- Vida Cristã
- Escola Bíblica Dominical CPAD
- EBD Discipulado
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?
Sua opinião é importante para nós!