Lição 07 – O Senhor peleja pelo Seu povo – Revista Betel Adultos 3 trimestre 2020

Lição 07: O Senhor peleja pelo Seu povo - Revista Betel Adultos 3 trimestre 2020, lição 7 ebd betel

Lição 07 – O Senhor peleja pelo Seu povo

Revista Betel Dominical Adultos – 3 Trimestre de 2020

3º Trimestre de 2020, ano 30 nº 116
Comentarista: Bispo Abner Ferreira
Data: 16 de agosto de 2020

Texto Áureo

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade
João 4.24

Verdade aplicada

Adoras a Deus é mostrar dedicação total, amor e respeito a Ele.

Objetivos da lição

  • Mostrar o perigo que acarreta as alianças ilícitas.
  • Incentivar a busca pela perfeita adoração.
  • Apresentar o verdadeiro valor da adoração.
TEXTO BÍBLICO
*2 Crônicas 17*
2. E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá, e estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado.
3. E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.
4. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.
5. E o Senhor confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância.
6. E exaltou-se o seu coração nos caminhos do Senhor e, ainda mais, tirou os altos e os bosques de Judá.
Agenda de leitura
Segunda2Cr 18.1 – O perigo das alianças erradas.
Terça2Cr 20.3 – Um rei que temia ao Senhor
Quarta2Cr 20.15 – Deus luta as nossas guerras
Quinta2Cr 20.17 – Não temas! Deus é contigo.
SextaSl 84.12 – Devemos colocar nossa confiança no Senhor.
SábadoSl 96.8 – Devemos dar glória ao Senhor

Introdução

Deus nos criou para que O adoremos. Netsa lição, veremos que o rei Josafá entendia bem este princípio. Por adorar a Deus, ele pôde contemplar a salvação do Senhor, que pelejou a batalha em favor de Seu povo.

1 – Josafé, rei de Judá

Josafá reinou em Judá aproximadamente entre 872 e 848 a.C. Neste tempo, o reino de Israel estava dividido em dois: Sul (Judá) e Norte (Israel). Asa no início de seu governo foi temente a Deus, mas, ao final de sua vida, rebelou-se contra Deus, sendo punido por Ele. Mas, Josafá, seu filho, tinha o entendimento de que o sucesso de seu reino estava pautado em caminhar conforme a lei de Deus [2Cr 17.6]

1.1. O reinado de Josafá.

Josafá significa “Jeová tem julgado”. Ele assumiu o trono de Judá aos 35 anos e reinou 25 anos em Jerusalém [1Rs 22.42; 2Cr 17.3-4]. Ao assumir o trono, o monarca tinha uma escolha: fazer o que era reto diante do Senhor ou praticar o mal. Ao contrário do que escolheu o rei Acabe, de Israel, Josafá escolheu seguir os caminhos do Senhor, tirando os postes ídolos [2Cr 17.6]. E, no terceiro ano de seu governo, enviou seus príncipes e sacerdotes a ensinar o livro da lei do Senhor ao povo de Judá [2Cr 17.7-9].

Pega essa, vaso! 😃

O versículo 6 é muito especial, ao dizer que Josafá se tornou ousado em seguir os caminhos do Senhor. Ele fez o que poucos reis antes dele tiveram coragem de fazer, arrancou os ídolos que ficavam nas partes altas da cidade.

1.2. Seja bom, mas não tolo!

A atitude de Josafá em querer sempre agradar ao Senhor, andando conforme os preceitos do Altíssimo, nos traz uma grande lição: é preciso estarmos sempre atentos á vontade de Deus revelada nas Escrituras Sagradas para cumprí-la. Afinal, se somos povo de Deus, então valorizamos a Palavra de Deus [Sl 1; Jo 8.47; 2Tm 3.14-17]. Josafá tinha um coração puro e reto, mas não atentava para os oportunistas. A Bíblia diz para sermos “prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” [Mt 10.16]. Josafá não foi prudente e fez aliança com quem não era da vontade de Deus [2Cr 18.1; 18.2]. É preciso ter prudência para fazer alianças. Deve-se primeiramente consultar a Deus, para não o desagradar, pois o Senhor não vê como o homem vê. Ele vê e sonda o coração [1Sm 16.7].

1.3. Repreendido para correção

Josafá foi contemporâneo do rei Acabe, Acazias e Jeorão de Israel. Os reinos estavam divididos. Josafá tinha boas intenções e sua bondade e ingenuidade o fez aliançar-se com um rei idólatra e mesquinho, que o levou a pelejar uma guerra que não era sua, e isso quase lhe custou a vida [2Cr 18.31-34]. Devido à associação com Acabe, Josafá foi severamente repreendido pelo profeta Jeú, que lhe disse que a ira de Deus viria sobre ele [2Cr 19.1-2]. É preciso estar atento para as alianças realizadas na caminhada, a fim de não entrar em guerras desnecessárias. Buscar a vontade de Deus para todos os quesitos da vida é sempre o melhor!

Pega essa, vaso! 😃

As histórias do reis de Israel tem muito a nos ensinar. Elas nos ensinam com exemplos positivos e negativos, ensinam sobre a soberania e o cuidado de Deus para com o seu povo e deixam um anseio pelo rei perfeito. É assim com a história do rei Josafá.

Eu aprendi que

Ao assumir o trono de Judá, Josafá buscou fazer o que era reto aos olhos do Senhor. Contudo, sua ingenuidade o retirou do centro da vontade divina.

Está gostando dessa lição? Deixe seu apoio em forma de curtida 😊

2 – Não ande fora da vontade de Deus

O rei Josafá assumiu o reino de Judá com o intuito de levar o povo aos caminhos do Senhor. Devido a sua atitude de diante do Senhor, Deus era com ele e o fazia prosperar. Mas, a ingenuidade de Josafá o levou a trilhar caminhos perigosos, sem buscar o consentimento de Deus, alinaçando-se com pessoas que não agradavam ao Senhor.

2.1. O grande erro de Josafá

Josafá tinha boas intenções em estabelecer a paz entre o reino de Judá e o reino de Israel, a fim de que todos os irmãos voltassem a ter comunhão. Mas, o fato é que Acabe era um rei mau, astuto e idólatra, que perseguia e matava os profetas de Deus. Acabe estava debaixo da maldição de Deus e aliar-se a ele seria terrível para Josafá e todo o seu reino. Não havia motivos para uma aliança, visto que Deus não estava nesta parceria. Mesmo diante de perigos iminentes, Josafá aparentou-se com Acabe [2Cr 18.1]. O rei de Judá permitiu que seu filho Jorão se casasse com Atalia, filha do rei Acabe e Jazabel. Essa aliança interessava mais ao reino de Israel, pois Acabe teria paz com a fronteira ao sul e um forte aliado, caso precisasse nos embates contra a Síria.

Pega essa, vaso! 😃

Veja, Acabe, foi um dos reis mais idólatras de Israel. A esposa de Acabe, Jezabel, é provavelmente a mulher mais ímpia apresentada na Bíblia. Ainda assim, Josafá deu a seu filho em casamento para a filha desse casal terrível! É claro que em pouco tempo, Acabe começou a se aproveitar de Josafá e chamou-o para irem juntos à guerra contra o rei da Síria. Qual foi a resposta do imprudente Josafá? “Serei como tu és, o meu povo, como o teu povo; iremos, contigo, à peleja” (2Cr 18.3).

2.2. Amizades erradas nos afastam de Deus.

O profeta Micaías havia alertado Josafá sobre o fracasso que seria a investida contra Ramote de Gileade. Mesmo advertido pelo profeta, Josafá levou adiante seu sonho de unir as tribos de Israel procurando fazer isso com o famoso “jeitinho”. Em meio a tantos desencontros Josafá teve que aprender que Satanás nos proporciona falsas amizades para nos desencaminhar da santidade e da verdade. Essa dedução me levou a pontuar alguns “amigos” que devemos nos afastar em nossa caminhada cristã, se quisermos gozar da vida eterna:

  • amigos do meretrício,
  • amigos do roubo,
  • amigos de intrigas,
  • amigos da ganância,
  • e amigos do sexo desenfreado

Lembre-se que a santidade é imprescindível para alcançarmos o céu.

Pega essa, vaso! 😃

Josafá, apesar de ingênuo, era um homem de Deus, e ele pediu para que consultassem ao Senhor antes de irem para a guerra. Acabe chamou 400 profetas falsos (1 Reis 18.19) e todos eles apoiaram a ideia de irem à guerra. Josafá percebeu que eles não eram profetas do Senhor e pediu por um profeta verdadeiro. A resposta de Acabe foi:
“Há um ainda, por quem podemos consultar o Senhor; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim. Então, o rei de Israel chamou um oficial e disse: Traze-me depressa a Micaías, filho de Inlá.” (2Cr 18.7-8).

Acabe havia apresentado profetas falsos, o único profeta de Yahweh que tinha ali ele fala que odiava. Ainda assim, o máximo que Josafá fez foi dizer “Não fale o rei assim”. O profeta do Senhor, Micaías, depois de fazer chacota do rei de Israel, contou que tivera uma visão (parecida com Isaías 6) e que Deus estava enganando Acabe para que ele fosse a guerra e perdesse (2Cr 18.22). Acabe mandou prender o profeta Micaías e trata-lo a pão e água até que ele voltasse vencedor.

Josafá viu tudo isso e ainda assim decidiu ir para a guerra. O sonho de salvar Israel era tão grande que ele está totalmente fora dos caminhos do Senhor. Assim, eles foram a guerra. Antes, no entanto, Acabe tem a seguinte ideia: “Eu me disfarçarei e entrarei na peleja; tu, porém, traja as tuas vestes. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja” (2Cr 18.29).

Quanta cegueira! Acabe está usando o rei Josafá como isca, e ele não percebe. O texto deixa isso claro quando explica no verso seguinte: “Ora, o rei da Síria dera ordem aos capitães dos seus carros, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno nem contra grande, mas somente contra o rei de Israel”.

2.3. Escolhas erradas propiciam fracassos

Josafá aliançou-se a Acabe através do casamento de seus filhos [2Rs 8.16-18]. Uma aliança feita sem a direção de Deus gera sofrimento e dor. Atalia, anos mais tarde, quase exterminou a descendência de Josafá. Na ocasião, Acabe persuadiu a Josafá para que fosse com ele à batalha contra Ramote Gileade [1Rs 22.4,30]. Josafá prontamente se disponibilizou a ir com Acabe. Mesmo ouvindo a advertência divina para não ir, Josafá ignorou e foi para a batalha juntamente com Acabe e seus exércitos. Nessa batalha Israel eJudá foram derrotados e Josafá quase morreu [2Cr 18.30-32]. O Senhor tinha planos grandiosos para Josafá, assim como Ele tem para nós [Jr 29.11-13]. Mas é necessário atentarmos para quem está andando conosco, pois as más companhias corrompem os bons costumes [1Co 15.33].

Eu aprendi que

Devemos focar em Deus e buscar nEle a Sua vontade para nós, a fim de não cairmos em ciladas que nos levarão ao caos.

Esse blog foi feito com muito carinho para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.

Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.

3 – Uma batalha épica

Josafá se arrependeu de seus erros, buscou ao Senhor e motivou o povo a fazer um concerto com o Senhor. Nomeou juízes para administrarem o país com justiça [2Cr 19.5-11]. Fortaeceu as defesas da fronteira do Norte [2Cr 17.1-2; 1Rs 22.47], também cidades de munições em Judá [2Cr 17.12] e as nações lhe pagavam tributo [2Cr 17.10-11].
Os reinos em torno de Judá passaram a ter paz, o que fortaleceu a economia da nação [2Cr 17.10]. Mas, ao final do reinado de Josafá, três reinos uniram forças para invadir Judá [2Cr 20.1-2]. Ouvindo isto, Josafá temeu e pôs-se a buscar ao Senhor, apregoando jejm em todo o Judá [2Cr 20.3].

Pega essa, vaso! 😃

Tudo estava caminhando bem em Judá, quando os moabitas, os aminitas e os meunitas declararam guerra contra o povo de Deus. O exército deles era muito superior ao de Judáem armamento e efetivo. Era uma guerra perdida. O que Josafá fez? Ele conclamou o povo a jejum e oração e ele mesmo buscou intensamente ao Senhor:
“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao Senhor. Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do Senhor, diante do pátio novo, e disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.” (2Cr 20.3-7).
As últimas palavras da oração de Josafá são memoráveis:
“Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti”.

3.1. Oração e jejum: armas poderosas.

ao saber que os reinos haviam se unido para virem contra Judá, o rei, apesar do temor produzido com a chegada da notícia, não foi dominado e paralisado pelo medo. Josafá fez uma escolha assertiva: buscou ao Senhor e somente nEle confiou. Um jejum foi instituído pelo rei e, juntamente com todo o povo, buscou auxílio em Deus. Josafá convocou homens, mulheres e crianças, até os de colo, para juntos buscarem ao Senhor em clamor e oração em frente ao Templo [2Cr 20.6-12]. O Senhor não desprezou a oração e o quebrantamento de Seu povo e os ouviu, enviando auxílio.

3.2. Atitudes para se galgar a vitória

Inimigos uniram-se em prol da destruição do reino do Sul. Josafá é notificado do avanço do inimigo em direção à Judá. O medo é notório. E agora? O que fazer? Ao ver o numeroso exército que vinha contra ele [2Cr 20.2], antes de tomar uma atitude para contra-atacar o seu oponente, Josafá buscou ao Senhor e confiou em Deus [2Cr 20.3]. Percebemos ainda qe Josafá não se prostrou, ou teve uma atitude de autocomiseração, mas ficou de pé e fez um clamor [2Cr 20.6-12]. Utilizando as armas da oração e do jejum, Josafá se fortaleceu, e pôde encontrar em Deus proteção contra o inimigo que marchava confiante.

3.3. Em meio às crises, o segredo é adorar!

Inúmeros episódios nas Escrituras nos mostram a importância de adorar ao Senhor por meio do louvor. Há que se destacar também que o Senhor separou a tribo de Levi, da descendência de Jacó, para dedicar sua vida em adoração à Deus. O texto de 2Crônicas 20.15-22 nos transmite importantes lições em meio às crises:

  1. Permanecer atento à Palavra de Deus [2Cr 20.15];
  2. Atentar para a orientação específica para o momento [2Cr 20.16-17 – considerando que nem sempre foi determinada tal atitude, ou seja: descer contra os oponentes, mas não pelejar, e sim, estar de pé e ver];
  3. Observar em todos os momentos: Palavra de Deus, fé, oração e louvor [2Cr 20.20-22].

Paulo e Silas também oravam e cantavam, mesmo na prisão [At 16.25-26].

Pega essa, vaso! 😃

Com fé, Josafá e Judá foram para o campo de batalha. Quando chegaram lá, o povo inimigo havia sido morto pelo Senhor e havia atacado um ao outro. Ninguém estava vivo. O povo de Judá ficou três dias carregando os despojos de guerra que Deus lhes havia dado. No quarto dia prestaram um grande culto ao Senhor. Nós servimos a esse mesmo Deus! Quando não sabemos o que fazer, devemos colocar os nossos olhos nele e aguardar. A resposta poderá ser: “a batalha não é de vocês, mas de Deus”.

Eu aprendi que

Josafá deveria apenas contemplar a salvação do Senhor a favor deles, pois Deus é quem iria pelejar suas batalhas.

CONCLUSÃO

Obedecendo a Deus, Josafá colocou os levitas à frente do exército. Enquanto louvavam, o Senhor preparou emboscada contra os inimigos de Judá, de modo que se destruíram uns aos outros. Somos o povo do Senhor e Ele guerreia as nossas guerras, enquanto formos fiéis adoradores.

O que achou da Lição 07: O Senhor peleja pelo Seu povo?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Livros de estudo para ter na sua Biblioteca

Vídeo da Lição 07 – O Senhor peleja pelo Seu povo – Revista Betel – 3 trimestre 2020

escola dominical lição 7 betel, lição 7 revista betel adultos, lição 7 revista betel 3 trimestre 2020, ebd revista betel , lição 7 betel 2020, lição 7 revista betel adultos 3 trimestre 2020. lições betel adultos, baixar revista escola dominical betel, baixar revista escola dominical betel 2020, ebd betel trimestre 2020, ebd betel 2020,baixar revista escola dominical betel 2020,revista ebd betel 2 trimestre 2020,revista betel trimestre 2020 pdf,ebd betel, 3 trimestre betel

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *