Lição 08 – Teologia Prática em Eclesiastes – Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021

Lição 08 – Teologia Prática em Eclesiastes – Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021

TEXTO DE REFERÊNCIA: Ec 5.1-7

VERSÍCULO DO DIA
“Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa; comer, e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, em que trabalhou debaixo do sol, todos os dias da sua vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção”. Ec 5:18

VERDADE APLICADA
Nossa vida diária deve refletir a nossa Teologia.

OBJETIVOS DA LIÇÃO
– Entender o lado prático da Teologia;
– Compreender a importância da Ortopraxia;
– Conhecer Deus como centro de toda a Teologia.

LEITURA SEMANAL

Seg | 1Jo 5:39 – As Escrituras nos conduzem a vida eterna.
Ter | 1Ts 5:21 – Conhecendo com discernimento.
Qua | 1Jo 15:3 – A Palavra de Deus nos limpa.
Qui | 1Pe 1:23 – Fomos regenerados pela Palavra de Deus.
Sex | Is 55:11 – A Palavra de Deus não volta vazia.
Sab | 1Jo 5:2 – Amamos a Deus quando guardamos os Seus mandamentos.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos, para que nossa vida ve­nha refletir as verdades bíblicas.

INTRODUÇÃO
A nossa vida terrena deve ser regida pelos ditames bíblicos, e estes, nos influenciar em toda a nossa maneira de viver. A Teologia bíblica deve nos tomar por inteiro, a ponto de as pessoas enxergarem a verdade de Deus através da nossa vida.

PONTO-CHAVE: “O bom cheiro de Cristo exala em nós à medida que somos transformados por Sua Palavra paulatinamente”.

1 – A TEOLOGIA DO CULTO

A Bíblia diz que Deus nos criou para que o louvássemos (Is 43:21), por isso precisamos aprender como louvar a este Deus que, mesmo sendo tão grande, se interessa pela nossa História. Quando estamos em Sua casa, devemos reverenciá-lo e aproveitar cada momento em Sua presença.

1.1. Guardando o nosso pé

A fala do pregador em Eclesiastes 5, ao dizer: “guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus” (Ec 5.1), coaduna com a ideia do texto de Êxodo 3.5, quando Moisés é exortado por Deus a tirar as sandálias do pé, pois aquele lugar era santo. O ambiente onde adoramos a Deus é sagrado e precisamos reverencia-lo; pois, como diz o salmista, no templo é o lugar onde permanece a glória de Deus, no templo também aprendemos mais do Seu nome e contemplamos a Sua formosura (Sl 26.8; 27.4). Infelizmente, muitos querem estar na presença de Deus, porém não desligam seus celulares, não param de conversar e, depois, ainda dizem que o culto não foi bom. O nosso culto depende da maneira como nos portamos diante de Deus e lhe prestamos adoração.


1.2. Obedecer e não sacrificar

Esta verdade foi vivenciada no período em que Saul reinava sobre Israel. Deus lhe deu uma ordem para exterminar os amalequitas e todos os seus bens, porém Saul traz o melhor do rebanho dos amalequitas para sacrificar ao Senhor. A resposta do profeta Samuel foi taxativa: “melhor é o obedecer do que o sacrificar” (1Sm 15.22). O pregador nos exorta a “inclinar-se mais a ouvir (Ec 5.1), Além de adorar a Deus, o nosso coração precisa estar sintonizado na mesma frequência da voz divina. Ouvir a Deus é imprescindível para uma vida vitoriosa. A Bíblia diz que os que desviam o ouvido de ouvir a lei, até a sua oração será abominável (Pv 28.9).

Refletindo

A religião não é conhecimento doutrinário, mas sim sabedoria nascida na experiência pessoal” Martinho Lutero.

2 – A TEOLOGIA DO VOTO

O voto era uma prática muito comum nos tempos bíblicos. O ato é tão sério que a recomendação bíblica registrada em Eclesiastes 5.5 nos exorta, dizendo que é melhor não votar do que votar e não pagar os votos para com Deus.

2.1.O voto e suas implicações

O voto se caracterizava por uma promessa feita sempre do ser humano para com Deus, podendo ser uma renúncia, uma oferta ou algum outro propósito. Jacó durante o tempo de sua peregrinação votou a Deus e foi abençoado e cumpriu o seu voto (Gn 28.20-22). Existe também o famigerado e controverso voto de Jefté, que prometeu oferecer em sacrifício a primeira coisa que lhe aparecesse ao chegar a sua casa depois da batalha com os filhos de Amom (Jz 11.30-31). O voto de Ana foi entregar seu filho para Deus, caso Deus concedesse que ela se o tornasse mãe. Percebemos que o voto sempre envolve a confiança do votante em Deus, ao passo que Deus se alegra dos propósitos do Seu povo e os abençoa; nesta interação, é imprescindível o exercício da fé (Hb 11.6).


2.2. Tomando cuidado com nossa boca

O pregador deixa registrado em Eclesiastes a sua preocupação com a precipitação das palavras quando votamos. Às vezes, as pessoas se encontram em tamanha aflição e aperto que votam coisas que eles não conseguirão pagar. Não podemos assumir compromissos impensados. É necessário ter cautela e agir com sabedoria ao abrir a nossa boca diante de Deus, Ele conhece até mesmo as nossas motivações. Diante das bênçãos concedidas, a recomendação quanto ao voto é que não podemos tardar em pagar (Ec 5.4), e, muito menos, deixar de pagar (Ec 5.5). Se Deus foi benevolente em nos atender, precisamos pagar o nosso voto, como prova de nossa gratidão e lealdade.

3. ORTODOXIA E ORTOPRAXIA

O prefixo “ortos”, do grego, diz respeito a ação correta. A partir deste conceito, entendemos que o verbete ortodoxia está relacionado à doutrina correta dentro do cristianismo, já na ortopraxia, seria a prática correta desta doutrina.

3.1. Amantes da verdade

O sábio busca viver uma vida de quietude e pacificidade. Nós, como discípulos de Jesus, precisamos desenvolver a leitura das Escrituras. Na ótica do salmista, o caminho do jovem é purificado pela palavra, quando ele a observa (Sl 119.9). Mesmo que estejamos passando por momentos em que a verdade tem sido rejeitada, urge que sejamos amantes e defensores das doutrinas essenciais da fé cristã. O sábio Salomão passou a ver a vida sem sentido, quando desviou seu coração da verdade, enveredando-se pela idolatria. Quanto mais formos amantes da verdade, mais nos desviaremos do erro e do pecado. Judas nos conclama a lutar pelas doutrinas bíblicas (Jd 3).

3.2. O lado prático da Teologia

O segredo de uma vida vitoriosa em Cristo é ser praticante da Palavra de Deus. Jesus diz claramente que o homem que ouve as Suas palavras e não as pratica é como quem constrói a casa na areia, mas aqueles que a ouvem e praticam é como quem constrói a casa sobre a rocha (Mt 7.24-27). Nossa fé precisa ser demonstrada em obras, atitudes e conduta correta. Quando estamos cheios da Palavra de Deus, nossa vida é transformada e queremos externar isto através do evangelismo, da ação social e do acolhimento aos necessitados. Lembremo-nos de que Tiago nos conclama a ser cumpridores da Palavra e não somente ouvintes (Tg 1:22).


SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR

Subsídio Teológico
Chegará a hora em que a adoração deverá ser feita em espírito e em verdade. Estes dois termos cami­nham juntos, pois, enquanto expres­samos pelo louvor (em espírito) a verdade que cremos, ela nos molda segundo a Bíblia Sagrada. Urge que formulemos uma Teologia de adora­ção que seja primeiramente bíblica, pois o conhecimento que temos de Deus nos levará a verdadeira adora­ção, não pelo que Ele fez, faz e fará na vida de Seu povo, e sim pelo que Ele representa em nossa vida. Em segundo lugar, que seja cristocên­trico, cujo objetivo é agradar a Deus, glorificá-10, honrá-10, enaltecê-10, e, como consequência, edificar a Igreja e transformar pecadores. Em terceiro lugar, que saia de corações, cujo pulsar esteja em harmonia com o coração de Deus.

CONCLUSÃO

A nossa responsabilidade diante de Deus e dos homens nos constrange a viver uma vida que exale o bom cheiro de Cristo.

Eu aprendi que:
A Teologia praticada por nós, na qual cremos como verdade absoluta deve reverberar em toda a nossa maneira de viver.

Lição 08 – Teologia Prática em Eclesiastes – Revista Betel Jovens 4 trimestre 2021

O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Lição 08 Betel jovens 4 trimestre 2021,Lição 08 Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021,lição 08 revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2021,Lição 08 revista Betel jovens 4 trimestre 2021,Lição 08 – Teologia Prática em Eclesiastes,lições Betel Jovens Conectar,baixar revista escola dominical Betel,baixar revista escola dominical Betel 2021,Betel dominical 4 trimestre 2021,EBD Betel,EBD Betel 2021,EBD Betel jovens 4 trimestre 2021,editora Betel jovens 4 trimestre 2021,revista EBD Betel jovens 4 trimestre 2021,Revista Betel Jovens Conectar,revista Betel jovens 4 trimestre 2021,revista Betel jovens 4 trimestre 2021 pdf,revista Betel jovens 4 trimestre 2021 pdf download,revista escola dominical jovens 4 trimestre 2021,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *