Revista jovens Betel 1 trimestre de 2021
Lição 08 – Uma história marcada por Deus
Tema da Revista: JOSÉ- Lições de um jovem com propósitos
Lição 08 Betel Jovens Conectar 1 trimestre 2021 Editora Betel 1 trimestre 2021 – Escola Dominical📖 Versículo do dia
“Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um grande povo.” Gn 50.20
👍 Verdade aplicada
Os nossos projetos precisam ter a assinatura de Deus.
🎯 Objetivos da lição
- Compreender que Deus é soberano;
- Esclarecer que nossa vida tem um propósito maior em Deus;
- Evidenciar que vale a pena deixar Deus nos dirigir.
b>🙏 Momento de Oração
Oremos para que tenhamos sensibilidade para entender os projetos de Deus em nossa vida.
📘 Leitura semanal | |
---|---|
Segunda | Rm 11:33 – Os caminhos de Deus são inescrutáveis. |
Terça | Sl 139:6 – A Ciência de Deus é altíssima. |
Quarta | Jó 42:2 – Os planos de Deus não podem ser impelidos. |
Quinta | Sl 33:11 – O conselho do Senhor permanece para sempre. |
Sexta | Is 45:7 – O Deus Todo-Poderoso. |
Sábado | Ap 1:8 – Ele é o princípio e fim. |
📣Introdução
A história de José revela muito mais do que um jovem que vence as intempéries da caminhada, chegando ao ápice do poder; na realidade, revela um Deus que cuida de cada detalhe de nossa vida e que intervém em movimentos difíceis da nossa existência.
🔑 #pontochave
A história de José revela um Deus que vela pela sua Palavra e a cumpre cabalmente!
1 – O DEUS QUE INTERVÉM
Há momentos na história de José que, não fosse a intervenção divina ao usar pessoas, situações e circunstâncias, o seu fim seria trágico e prematuro. José chegou ao posto de govenador do Egito por causa da mão invisível de Deus em seu favor.
1.1. O livramento através de Rúben
Em Gênesis 37, José segue para Dotã em busca de seus irmãos, e estes quando o viram de longe conspiraram, tramaram contra ele. O plano era matá-lo, porém Rúben foi usado por Deus para livrar José da morte. Para isso, Ruben convenceu seus irmãos a jogar José numa cisterna vazia. Assim acontece em nossa vida, muitas vezes não tomamos conhecimento dos planos de morte traçados contra nós, mas a potente mão de Deus tem nos livrado. O salmista, consciente desta verdade, diz que, se o Senhor não estivesse ao nosso lado, os homens teriam nos engolido vivos (Sl 124. 2-3).
1.2. A intercessão de Judá
A túnica de várias cores usada por José, representava o amor do pai mas, para seus irmãos era símbolo de inferioridade em relação a eles. Por isso, o despiram da túnica e o jogaram numa cova. O desejo de matá-lo ainda estava em discussão, mas os projetos de Deus fizeram com que Judá lançasse a proposta de vender José como escravo. Novamente a vida de José foi poupada. Os irmãos de José pensaram que havia impedido os planos na vida do jovem sonhador, mas os desígnios de Deus não podem ser frustrados. Que venhamos a aprender que, enquanto os inimigos tramam contra nós, Deus está trabalhando em nosso favor.
Pega essa, vaso! 😃
Jacó e Raquel, Lia e Labão estabeleceram sem saber maus exemplos para o resto da família. Na infância de José, podemos ver claramente o efeito de um pai passivo, uma mãe ausente,uma família cheia de falsidades, ciúmes e brigas internas, crianças deixadas por sua própria conta para descobrirem sozinhas a vida. O pecado e os maus-tratos que se insinuaram em seu meio foram de fato tolerados. Os ciúmes, quando nunca se corrigem, só levam a maiores males.
Quanta hostilidade nessa família! No momento em que viram José chegando, a reação imediata dos irmãos foi declarada por meio dos dentes cerrados: — É o sonhador! Vamos matá-lo —. Esse é o momento oportuno para indicar que uma mistura de paternidade passiva com um ambiente familiar hostil resulta em consequências incontroláveis. A essa altura, os irmãos tinham um crime em mente. De maneira inesperada, Rúben interfere nesse ponto.
Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles, e disse: Não lhe tiremos a vida. Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna, que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse, para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai.
Gn 37:21-22
Este é o Rúben que dormiu com a concubina do pai. Talvez por ser o mais velho, ele sentisse alguma responsabilidade pelo irmão mais novo. Ou, num momento irrefletido, ele se tornava um homem melhor do que fora antes.
— Olhe, não devemos matá-lo —disse Rúben.
— Vamos jogá-lo num poço e deixá-lo ali. Acho que ele merece uma lição,mas não há razão para matá-lo —.
Enquanto isso, Rúben pensava em voltar mais tarde, resgatar José e levá-lo de volta para casa.
Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade;…
Leia o que esses homens fizeram ao próprio irmão. Avistando uma caravana de mercadores, Judá disse, com efeito:
— Olhem, Rúben tem razão. Não vamos matar o garoto. Afinal de contas, ele é um membro da família e não precisamos do seu sangue em nossas mãos. Vamos livrar-nos dele e ganhar algum dinheiro com isso —.
Os outros concordaram e por 20 peças de prata (que é o que teriam pago por um escravo aleijado naquela época) eles o entregaram a um grupo de completos estranhos — um bando de comerciantes midianitas.
🤓 Refletindo
“Sendo Deus um ser infinito, é impossível que qualquer ser o conheça como Ele é, mas pela sua Palavra podemos conhecê-lo.”
Myer Pearlman
2 – UM DEUS DE PROVIDÊNCIA
Um dos nomes revelado ao patriarca Abraão foi “Jeová Jireh”, o Deus que provê. José estava descansando na providência divina em terra estranha. É maravilhoso quando entendemos que temos um Deus que não nos desampara.
2.1. Um escravo com privilégios
José foi vendido para ser escravo no Egito e não contratado para ser o administrador daquela nação, começando na casa de Potifar (Gn 39.4), e Deus abençoa a residência deste homem, pois onde José colocava a mão, Deus fazia prosperar. É impressionante a maneira e o trabalhar de Deus: longe de casa, da família e dos amigos, José estava tendo as maiores experiências com o Deus de Jacó. A Palavra diz que o senhor do escravo José confiou a ele tudo quanto possuía, pois administrava tudo com excelência.
A vida de José nos inspira a confiar no Deus Todo-Poderoso que não está limitado a cultura, espaço geográfico ou religião. Numa terra estranha, Deus estava usando culturas e a noção de religião dos egípcios para abençoar a vida de José.
2.2. Um prisioneiro administrador
Outro fator importante no qual percebemos a poderosa providência divina é o fato de José se tornar o chefe de todos os presos no cárcere. O texto é bem enfático ao dizer que o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que ali estavam (Gn 39:22).
No Salmo 105:18 vemos como foi difícil o início da vida de José na prisão, que tinha seus pés atados com grilhões. Até mesmo em tal condição a providência divina estava sobre José e havia prosperidade naquele lugar. Diante de todo o sofrimento, José tinha tempo para perceber o semblante dos outros prisioneiros. A providência divina nos leva a lugares terríveis antes de nos colocar em lugares de honra.
Pega essa, vaso! 😃
Depois de ser tratado injustamente, restringido de repente pelas circunstâncias e falsamente acusado, José se encontra preso. Na verdade, segundo Génesis 40:15, está numa masmorra. Voltou à cisterna, desta vez bem no fundo de uma cisterna egípcia. Vai começar tudo de novo.
Que idade tinha José? Ninguém sabe com certeza, mas devia estar perto dos 30. A pergunta mais importante é: onde Deus estava? Podemos ver Deus nas coisas boas. Podemos até vê-lo nas coisas duvidosas. Mas onde está Deus quando tudo é injusto? Onde está Deus quando a experiência da masmorra ocorre? O silêncio significa que ele está ausente? Não somos deixados à deriva na nossa imaginação.
Génesis 39:21 diz: “O Senhor era com José”. Era ali que Deus estava. Bem ali. Ele jamais foi embora. Jamais partiu. Ele era com José. E não só isso, Deus fez por José o que já fizera antes. Concedeu-lhe favor aos olhos de outros.
As falsas acusações puseram José na prisão, mas foi o Senhor que ficou junto dele e acalentou sua alma enquanto permanecia lá. Como resultado, José encontrou benevolência até aosolhos do carcereiro-chefe — que poderíamos chamar de diretor da prisão —, a ponto de ele confiar em José para supervisionar todos os outros prisioneiros. O diretor confiava em José e o respeitava tanto que “nenhum cuidado tinha o carcereiro de todas as coisas que estavam nas mãos de José, porquanto o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava”.
Não se engane, José não merecia a prisão, mas a sua reação à ela foi magnífica. Esse é o ponto alto da história. Em primeiro lugar e acima de tudo em sua vida, estava o seu relacionamento com o Senhor. Por causa disso, Deus fez uso dele de maneiras estratégicas e significativas.
EBD Hoje – Escola Dominical | 0808 | Revista Betel Jovens Conectar EBD 2º Trimestre de 2021 | Betel Dominical jovens – JOSÉ- Lições de um jovem com propósitos | Comentarista César Roza de Melo | Betel Jovens Conectar+ 1 trimestre 2021 Lição 08 – Escola Dominical
3 – O DEUS DE SURPRESAS
O profeta Isaías chegou a declarar que os caminhos de Deus são excelsos, indecifráveis aos olhos humanos (Is 55.8,9), por isso nos surpreendemos com o seu agir. A história de José chega ao seu clímax quando um escravo/prisioneiro se torna governador de uma nação.
3.1. Da prisão para o palácio
José não imaginava que aquele dia ele estava prestes a ver sua vida mudar… O Faraó teve um sonho que o afligiu; o rei o contou aos magos mas ninguém foi capaz de explicá-lo. Mas havia um homem cheio de capacidade e de sabedoria dados por Deus: coube a José a interpretação dos sonhos. Era o início de uma nova fase na vida de José! Ele seria elevado a patamares inimagináveis. José, tornou-se o segundo homem mais poderoso do Egito. José permitiu que Deus fosse o Deus dos seus sonhos. Creia, Deus cumpre Suas promessas e jamais nos abandona.
3.2. Reencontrando a família
A bênção sobre José foi completa. Além de constituir uma família no Egito, casando-se e tendo filhos, José teve a alegria de abraçar seu pai Jacó novamente, e todos os seus irmãos. Durante um tempo de escassez, José pôde dar uma terra para seus familiares e alimentá-los também. Diante de todos os problemas na família, que culminou na traição dos irmãos, José escolheu confiar em Deus que cuida dos seus em cada detalhe e que tem poder para mudar os rumos da nossa história. José entendeu que Deus tinha planos e projetos maiores a realizar através dele: uma nação forte e poderosa livre do Egito (Gn 50:24).
CONCLUSÃO
Os caminhos de Deus nos levam a uma compreensão maior do Seu agir e do Seu poder e do Seu próprio Ser.
Eu ensinei que
As mãos poderosas de Deus estão sobre a vida daqueles que lhe são fiéis.
Lição 08 Betel jovens, Lição 08 Betel Jovens Conectar, lição 08 revista Betel Jovens Conectar, Lição 08 revista Betel jovens, Lição 08 – Uma história marcada por Deus, lições Betel Jovens Conectar, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2021, Betel dominical 1 trimestre 2021, EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel jovens 1 trimestre 2021, editora Betel jovens 1 trimestre 2021, revista EBD Betel jovens 1 trimestre 2021, Revista Betel Jovens Conectar, revista Betel jovens 1 trimestre 2021, revista Betel jovens 1 trimestre 2021 pdf, revista Betel jovens 1 trimestre 2021 pdf download, revista escola dominical jovens 1 trimestre 2021,
❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?
Sua opinião é importante para nós!
sou dependente de Deus, e é muito lindo e maravilhoso repassar isto ao Mundo 🗺, vocês são uma benção de Deus na vida de todos. Eu Pr. genival Bispo. por estas lições bíblicas publicadas no site. merecem 5 estrelas ✨