Lição 09 – A Ética Cristã nas redes sociais – Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2020

Lição 09 - A Ética Cristã nas redes sociais - Revista Betel Jovens Conectar 4 trimestre 2020

Lição 09 – A Ética Cristã nas redes sociais

Revista Escola Dominical Betel Jovens Conectar+

4 Trimestre de 2020, ano 05 – Nº 15
Data: 29 de novembro de 2020

Textos de Referência Ef 5.1-11

📖 Versículo do dia

Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; Cl 2.8

👍 Verdade aplicada

O cristão precisa agir com sabedoria e santidade ao fazer uso das redes sociais.

🎯 Objetivos da lição

  • Conceituar o que vem a ser as redes sociais;
  • Mostrar os perigos que rondam as redes sociais;
  • Estabelecer parãmetros de conduta na internet.
🙏 Momento de Oração
Oremos para que não sejamos seduzidos pelas sutilezas da vida virtual.
📘 Leitura semanal
SegundaEf 5.16 – Precisamos remir o tempo
Terça2Tm 2.23 – Evite conversas tolas
Quarta1Pe5.8 – Cuidado com as ciladas do diabo
QuintaIs 57.4 – Cuidado com as fofocas
Sexta2Co 6.14 – Não tenha comunhão com as trevas
SábadoRm 6.13 – Todo o nosso ser pertence a Deus

📣 Introdução

A tecnologia mudou completamente a vida das pessoas. Os famosos smartfones vieram e revolucionaram até mesmo a maneira das pessoas se relacionarem. Todo cuidado é pouco, pois existem benefícios e malefícios.

🔑 #pontochave
“As redes sociais propiciam a rapidez de informações, mas distanciam o calor humano.”

1 – Entendendo as redes sociais

Desde que o ser humano passou a ter contato com a internet, sua vida mudou radicalmente. Desde que foram inseridas as famigeradas redes sociais, o ser humano tem compartilhado fotos, pensamentos, preferências e eventos. Pesquisando no Wikipédia: redes sociais é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de ralações, compartilhando valores e objetivos comuns.

Pega essa, vaso! 😃

O que é a rede social?
A expressão é usada para uma aplicação da rede mundial de computadores (Web), cuja finalidade é conectar e integrar pessoas. Os que aderem a um site de relacionamentos podem conectar-se entre si, criar um perfil, adicionar amigos e conhecidos, enviar mensagens, fazer depoimentos, trocar informações, fotos e vídeos, além de estabelecer vínculos. A rede social moderna surgiu no início do século XXI e viabilizou aos usuários o encontro de amigos do passado e a ampliação do círculo social.

1.1. Características das redes sociais

Uma das marcas de nosso tempo é a velocidade de informações e o constante mutanismo. As redes sociais propiciam aos usuários comunicação instantânea, seja por voz, vídeo ou mensagem. As empresas, por sua vez, utilizam este poderoso mecanismo para ampliar sua divulgações e consequentemente suas vendas. Esta aldeia propicia praticidade, economia e meios para que os usuários possam interagir com pessoas em escala global.

1.2. A interatividade virtual

Uma das facilidades da atual aldeia global é a facilidade de interagir com diversas pessoas. Infelizmente, muitas pessoas levantam discussões tolas nas redes sociais e se enveredam por caminhos que não expressam comportamentos dos seguidores de Cristo. A Bíblia nos adverte em 2 Timóteo 2.23, a fugir de questões loucas e sem instrução, já em Provérbios 16.28 diz que a difamação separa os maiores amigos.
É necessário também tomar cuidado com as postagens, mormente com fotos e vídeos para não expor sua privacidade e intimidade nas redes (Pv 5.16). Que toda interatividade digital venha ser usada de maneira sábia e para a glória de Deus (1Co 10.31).

Pega essa, vaso! 😃

Uma oportunidade para o Evangelho.
A Bíblia mostra que o ser humano é por natureza um ser social e gregário (Gn 1.28,29). Tal sociabilidade também se manifesta intensamente na rede social, sendo, por isso mesmo, uma grande e rica oportunidade para se pregar o Evangelho. Uma vez que temos, da parte do Senhor Jesus Cristo, a ordem de levar o Evangelho por todo o mundo (Mt 28.19,20), os contatos que a rede social proporcionam devem ser ocasiões de discipular pessoas, momentos de se falar do amor de Deus bem como oferecer consolo com base na Palavra do Senhor aos desesperançados.

O uso da rede social.
Como tudo na Internet, bem como nas tecnologias da informação, as redes sociais apresentam não apenas benefícios, mas também podem trazer danos para seus usuários. Lamentavelmente, não são poucos os que dizem professar o nome de Cristo, mas não o honram com seu perfil na rede social. Uns a utilizam como uma fonte de ostentação, outros se envolvem em discussões intermináveis que nenhuma edificação traz. A Bíblia, porém, nos recomenda que devemos evitar tais discussões (Tt 3.9). Tendo “a mente de Cristo” (1Co 2.16b) e cientes de que “todas as coisas” nos “são lícitas”, devemos viver o princípio de não permitir que nenhuma delas nos domine (1Co 6.12). Mais do que nunca, devemos usar de discernimento nesse mundo virtual, avaliando todas as coisas sob a ótica cristã.

🤓 Refletindo

“O nosso grande desafo é viver a Palavra de Deus em sua essência”
Pr. Sérgio da Costa

Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊

2 – Os perigos da rede

A despeito de todas as facilidades e benefícios, a internet trás consigo inúmeros perigos. O mundo virtual é infinito e um território onde transitam todos os tipos de pessoas: da criança aos hackers. O submundo da rede (Dark Web e Deep Web), páginas que não aparecem nas buscas do Google. Graças ao anonimato, são um campo para práticas ilícitas e perigosas.

2.1. A falsa privacidade

infelizmente, contemplamos a criação de perfis falsos que se infitram como amigos de usuários e ficam observando e colhendo informações sobre a vida alheia. Sem contar que tudo aquilo que conversamos é guardado num banco de dados e vendido para as empresas, gerando assim, o perfil do consumidor. É preciso estar atento!

2.2. Influência na vida das crianças

As crianças estão tendo contato com a tecnologia de maneira precoce e célere. É impressionante como elas manuseiam buscando seus vídeos no Youtube. A grande preocupação está no conteúdo assistido, pois são passados valores e conceitos éticos desvirtuados. Há pouco tempo apareceu a boneca momo nos intervalos dos vídeos, ensinando crianças a se suicidarem. Existe também uma gama de pedófilos assediando crianças nas redes.

Pega essa, vaso! 😃

A distorção da felicidade.
A Palavra de Deus nos adverte quanto aos que vivem uma vida de dissimulação e se ufanam de si mesmos (Is 5.20,21). A Bíblia mostra que esse é um caminho perigoso. Nas redes sociais, em geral, as pessoas publicam uma vida perfeita e um mundo repleto do felicidades. As redes estimulam a prática narcisista, ou seja, o indivíduo que admira exageradamente a própria imagem e que nutre uma paixão excessiva por si mesmo — a Bíblia condena essa atitude (Mc 12.30,31). Essas pessoas tendem a buscar uma felicidade fútil, em meio a fotos montadas e a sorrisos falsos. Muitas vezes é uma vida de “faz de conta”. Apresentam o que não é verdadeiro. A Palavra de Deus não compactua com tal prática (Fp 4.8).

O isolamento e a solidão.
Na década de 1990 pesquisadores chamaram atenção para o mal social denominado de “paradoxo da internet”. Trata-se da contradição de alguém ter vários relacionamentos virtuais e, ao mesmo tempo, a ausência de contato humano. Estudos recentes demonstram quanto maior a frequência no uso da Internet, aumenta o sentimento de solidão, problema acentuado pelas redes sociais — a Bíblia mostra a importância do companheirismo (Lc 10.1). O ser humano está sendo integrado à tecnologia, mas tratado como se fosse uma máquina. Essa falta de equilíbrio tem desencadeado crises emocionais, ansiedades e isolamentos. É uma “bolha” em que a realidade dá lugar à fantasia, como acontecia nos dias do profeta Jeremias (Jr 6.14).

A falsa sensação de privacidade.
Diversos usuários das redes sociais iludem-se com a sensação de privacidade e ficam expostos a toda espécie de constrangimentos. Comentários pessoais, sentimentos de foro íntimo; fotos e vídeos comprometedores saem da área do privado e se tornam públicos. Essa sensação de privacidade também favorece a prática do pecado viral (algo que se espalha rápido como um vírus) (Mt 24.12). Pode ser desde a reprodução e a retransmissão de pornografia até a divulgação de notícias falsas e difamatórias. A Palavra de Deus nos instrui a fugir dessas coisas (2Tm 2.22; Pv 16.28).

Esse blog foi feito com muito carinho para você.
Ajude-nos 🙏. Não leva nem 30 segundos.

Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para sua vida.

3 – Estabelecendo uma ética nas redes sociais

As redes sociais fazem parte da vida pós-moderna, isto é uma realidade, mas precisamos tomar cuidado para não sermos presas fáceis dos criminosos virtuais. A expressão “rede social”, não existe na Bíblia mas, através de alguns versículos, podemos traçar alguns princípios que venham nortear a maneira como um cristão deve se portar nas redes sociais.

3.1. Examinando as informações

A Bíblia é bastante clara ao dizer para examinar tudo e reter apenas o que é bom (1Ts 5.21). É nosso dever filtrar as informações antes de repassá-las, pois, ainda que inconscientemente, podemos ser coniventes com as informações divulgadas e sabemos que o pai da mentira é o diabo. A Bíblia diz que os mentirosos não herdarão o Reino dos Céus.

Pega essa, vaso! 😃

Estatísticas indicam que mais de um terço da população mundial está conectada à Web e interage por meio de redes sociais. Diante desses fatos a igreja precisa instruir seus membros no uso das novas tecnologias e buscar métodos de evangelização por meio das redes sociais. Para tanto, dizem as Escrituras “antes, rejeitamos as coisas que, por vergonha, se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade” (2Co 4.2).

3.2. Não perca tempo com futilidades

A recomendação bíblica é remir o tempo, pois os dias são maus (Ef 5.16). Em média, uma pessoa fica mais de três horas de sua vida nas redes sociais. Procure se alimentar mais da Palavra de Deus, passe mais tempo com Deus, desenvolva relacionamentos sadios com sua família. Lembre-se de que você vale muito mais do que um perfil de rede social.

CONCLUSÃO

As redes sociais vieram trazer praticidade em nosso dia a dia, mas temos que usá-la com sabedoria. A mesma regulamentação bíblica acerca dos relacionamentos em geral se aplica aos relacionamentos virtuais.

🎓 Eu ensinei que

É necessário existir uma ética para que não sejamos presas fáceis dos perigos que rondam o mundo virtual.

✍️Subsídio Didático

Professor(a), reproduza o esquema abaixo no quadro. Em seguida peça que os alunos citem alguns malefícios das redes sociais. À medida que forem falando, vá relacionando no quadro. Depois peça que relacionem alguns dos benefícios. Explique que os benefícios também são muitos. Através das redes ajudamos pessoas a encontrarem emprego, evangelizamos, divulgamos as atividades da nossa igreja, etc. Quantas coisas boas e úteis podem ser feitas para o crescimento do Reino de Deus mediante o uso correto das redes sociais.

REDES SOCIAIS
BenefíciosMalefícios

Perguntas acerca da Lição 09 Jovens Conectar+

A respeito de “A Ética Cristã nas redes sociais”, responda:

1. Como que a expressão “rede social” é usada?

A expressão é usada para uma aplicação da rede mundial de computadores (Web), cuja finalidade é conectar e integrar pessoas.

2. Quais os principais danos associados ao uso das redes sociais?

A distorção da felicidade, isolamento, solidão e relações sociais efêmeras.

3. Quanto à distorção da realidade, o que as redes sociais estimulam?

As redes estimulam a prática narcisista, ou seja, o indivíduo que admira exageradamente a própria imagem e que nutre uma paixão excessiva por si mesmo — a Bíblia condena essa atitude (Mc 12.30,31).

4. O que ilude a maioria dos usuários de redes sociais?

Diversos usuários das redes sociais iludem-se com a sensação de privacidade e ficam expostos a toda espécie de constrangimentos.

5. Antes de compartilharmos qualquer conteúdo, o que devemos fazer?

É importantíssimo avaliar o conteúdo, a coerência, o vocabulário e a ética cristã das mensagens antes de postar, comentar ou curtir em sua rede.

O que achou da Lição 09 – A Ética Cristã nas redes sociais?

Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

Lição 09 Betel jovens, Lição 09 Betel Jovens Conectar, lição 09 revista Betel Jovens Conectar, Lição 09 revista Betel jovens, Lição 09 – A Ética Cristã nas redes sociais, lições Betel Jovens Conectar, baixar revista escola dominical Betel, baixar revista escola dominical Betel 2020, Betel dominical 4 trimestre 2020, EBD Betel, EBD Betel 2020, EBD Betel jovens 4 trimestre 2020, editora Betel jovens 4 trimestre 2020, revista EBD Betel jovens 4 trimestre 2020, Revista Betel Jovens Conectar, revista Betel jovens 4 trimestre 2020, revista Betel jovens 4 trimestre 2020 pdf, revista Betel jovens 4 trimestre 2020 pdf download, revista escola dominical jovens 4 trimestre 2020,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *