Lição 10 Betel Jovens conectar 01 trimestre 2023 – EBD HOJE

Revista jovens Betel 01 trimestre de 2023

Lição 10 – Jesus, O Nome Acima de Todos

Tema da Revista: JESUS – Messias, Rei, Profeta e Sacerdote

Lição 10 Betel jovens conectar 01 trimestre 2023 Editora: Betel 01 trimestre 2023 – Escola Dominical

TEXTO ÁUREO

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado en tre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” At 4:12

VERDADE APLICADA

Jesus sofreu as mais terríveis humilhações e torturas, mas Deus O exaltou, dando-lhe poder no céu e na terra.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Entender o senhorio de Cristo;
Identificar Jesus como O Salvador do mundo;
Compreender Jesus como Rei dos reis.

MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que o senhorio de Cristo seja por todos reconhecido.

LEITURA SEMANAL
Seg – At2:36 – Deus fez de Jesus Senhor e Cristo
Ter – At 5:31 – Deus colocou Jesus como príncipe e salvador
Qua – Mt 1:21 – O seu nome será Jesus.
Qui – Ap 19.16 – Jesus é o Reis dos reis e Senhor dos senhores.
Sex – At 2:33 – Jesus exaltado à destra de Deus.
Sab – 1Tm 6:15 – Jesus, o único Senhor poderoso.

INTRODUÇÃO

Jesus Cristo foi exaltado a ponto de ter o Seu nome acima de todos os nomes, ou seja, Seu nome é superior a qualquer homem, seja na terra, embaixo da terra e acima dos céus, e isso mova o Seu poder, senhorio e reinado sobre todas as coisas.
PONTO-CHAVE: “Deus colocou todas as coisas subordinados a Cristo; Elé é Senhor de tudo e Rei do universo”.

1 – O JESUS COMO SENHOR DOS SENHORES

Jesus está assentado no trono celestial e governa todas as coisas, por isso Ele é Senhor dos senhores, ou seja, Ele domina sobre tudo e sobre todos. Ele esteve com o Pai na Criação, sendo assim, Senhor do universo

1.1. Após a humilhação, vem a exaltação. O Texto Sagrado diz que foi Deus quem exaltou soberanamente a Jesus, dando-Lhe um nome acima de todos os nomes O termo grego usado no texto “hyperypsoo“, mostra que Jesus foi exaltado para a mais elevada posição possível. A autoridade recebida (do grego “exousia“), Mt 28:18, está no fato de que, através de Sua morte e ressurreição, Ele cumpre a exigência da lei, em relação à justiça divina, tornando-se réu e assumindo para Si a culpa do pecado (Rm 8.3). Cumpre ainda a exigência do amor por morrer por nós, quando ainda éramos inimigos de Deus (Rm 5.10). Cristo é poderoso e é Senhor de toda a terra!

1.2. Reconhecimento de todos os seres. O texto bíblico diz que todo joelho dos que estão nos céus, na terra e embaixo da terra se dobrado ao nome do Senhor e toda língua confessará que Jesus Cristo & Senhor (Fp 2.10-11). Não existe nenhum ser que deixará de se curvar diante do senhorio de Cristo, o que significa dizer que o Seu senhorio aponta o ponto mais elevado da salvação. Dentro da visão apocalíptica, observamos que Jesus será reconhecido como Senhor de toda a terra. Por mais que a ciência e as pessoas neguem Sua existência chegará o dia em que todos terão que reconhecê-lo como o Messias.

REFLETINDO
O Mundo moderno será melhor quando reconhecer que Jesus e Senhor de todas as coisas, ünico Satvador e Rel sobre todos os reinos do mundo". John Stott

2 – JESUS COMO SALVADOR

O próprio Jesus deixou claro ao dizer que só existe um caminho para Deus, ao dizer: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6). Pelo Texto Sagrado não existe outro jeito, Jesus é o único meio que conduz o homem a salvação, portanto; Ele é o Salvador!

2.1. O nome Jesus tem poder. Durante um sonho dado a José, quando este planeja deixar Maria devido sua gravidez, o Anjo do Senhor Ihe disse que o nome do menino seria JESUS, pois este salvaria o seu povo dos seus pecados (Mt 1:21). O oficio, ministério e o destino de Jesus estavam determinados. Pedro, em sua pregação afirma que, “em nenhum outro há salvação, nem outro nome há que possa nos salvar (At 4.12). O nome de Jesus tem poder para nos salvar dos espíritos imundos (Mt 15.21-28), das enfermidades físicas (Mt 9:18-26), da alma e do pecado (Mt 9.1-8).

2.2. O único mediador entre Deus e os homens. Jesus é a porta de acesso a Deus, foi Ele quem abriu o acesso a Deus através de Seu sangue derramado de forma expiatória. Paulo enfatiza que só existe um mediador entre Deus e os homens, e Seu nome é Jesus Cristo (1Tm 2:5). Jesus as severa também que “ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6). Estes textos não deixam margem para se dizer que existe corredentora ou corredentor ou que a salvação precisa de algo a mais. Através de Jesus, somos salvos de nossos pecados e passamos a fazer parte da família de Deus. Agora não somos mais estrangeiros, mas somos cidadãos do céu e filhos de Deus, Ele nos outorgou tal filiação (Jo 1:11-12).

3 – JESUS COMO REI DOS REIS

Os homens, de forma irónica, escreveram uma epigrafe na cruz de Jesus que o identificava como o Rei dos Judeus, mas Deus O colocará como Rei e Juiz sobre toda terra! Nenhum império terreno se assemelha ao Reino de Deus, pois este Reino não terá fim!

3.1. O Seu reino será eterno. Desde o estabelecimento da monarquia em Israel. percebemos os altos e baixos de uma nação, bem como a vida descompromissada de seus reis. Outra característica marcante é a transitoriedade de seus domínios e reinados, porém as Escrituras nos garantem que Jesus reinará eternamente e o Seu Reino não terá fim (Lc 1:33). Conforme o relato de Zacarias 149, 0 Senhor será Rei de toda terra e o Seu nome será o Senhor. Aquele que veio montado em um jumentinho e com uma coroa de espinhos voltará com poder e grande glória com o cetro na mão para reinar sobre o universo (Zc 9:9-10). Aleluia, Jesus é o nosso Rei!

3.2. Um Rei que julga com retidão. Jesus foi considerado réu de morte perante o sinédrio (Mt 26:66); hoje Ele é o nosso Advogado (1Jo 2.1), mas Ele será constituído Rei e Juiz de toda terra; e a base do Seu trono é justiça e juízo (SI 89:14). Todos aqueles que foram desobedientes ao Evangelho, ao se rebelarem contra Deus, serão julgados e condenados. No Reino de Deus, não haverá es- paço para a corrupção. Além de Rei, Ele será Juiz de toda terra. A Bíblia diz que as nações andarão na Sua luz (Ap 21.24) e a terra será cheia do conhecimento da glória do Senhor (Hc 2.14). Neste Reino, as bem-aventuranças, descritas em Mateus 5.1-10, são uma realidade.

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR

Filipenses 2:6-11, apresenta uma profundidade verdade teológica. A primeira ênfase está na humilhação de Jesus, a ponto d’Ele se esvaziar assumindo a forma de servo e sendo obediente até a morte, e morte de cruz. O verbo esvaziar do grego “kenosis“, mostra que Jesus abriu mão de Sua forma igual a Deus para se fazer semelhante a um servo (“doulos“), sujeitando-se as ordens de Seu Senhor. Quando olhamos para a expressão servo (“doulos“) percebemos que Sua vontade estava em cumprir o desígnio de Deus isto é, revelar-se como um humilde camponês da Palestina do primeiro Século. Por amor a humanidade, Jesus passou a ser servo e se submeteu a escárnios, sofrimento,. perseguição, julgamento, morte por crucificação. O resultado de tudo isso foi a remissão da humanidade e a exaltação por parte do Pai. Jesus é o maior exemplo de como ser servo. Ele nos ensinando que aqueles que se humilham serão exaltados. A ressurreição e ascensão de Cristo são provas de Sua divindade.

CONCLUSÃO

Todos os homens e seres vivos que existem reconhecerão o senhorio de Jesus Cristo sobre todas as coisas.

COMPLEMENTANDO
No mundo corporativo, vemos muitas pessoas querendo chefiar, e não servir. Jesus nos ensina que, em Seu Reino, quanto maior a posição que ocupamos. maior será o serviço que prestaremos e, consequentemente, as recompensas virão pela excelência no servir.

EU ENSINEI QUE:
Deus exaltou Jesus de forma sobrenatural, mas antes, Jesus sofreu as mais terríveis agruras e humilhação diante dos homens

❤️ Conta pra gente: O que você achou dessa Lição?

Lição 10 – Jesus, O Nome Acima de Todos | EBD Betel jovens conectar 01 trimestre 2023 – Escola Dominical
Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *