Lição 10 – Frutificando em família – Revista Betel Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022

Lição 10 – Frutificando em família – Revista Betel Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022

Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022

Comentarista: César Pereira Roza de Melo

Texto de Referência: Ef 6.1-4

Ver todas as lições EBD Jovens Betel

Versículo do dia

“Mas se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel” 1 Tm 5.8

Verdade aplicada

A família deve ser prioridade, na vida do cristão.

Objetivos da lição

  • Mostrar que família é um ministério;
  • Entender que a família é um projeto de Deus;
  • Elucidar as bênçãos de Deus para a família.
Motivos de Oração
Clamemos para que Deus fortifique as famílias que têm sido alvo dos ataques satânicos.
LEITURA DIÁRIA
SegundaSl 127.3 Os filhos são herança do Senhor.
TerçaPv 15.27 A ganância perturba a casa.
QuartaÊx 20.12 Filhos precisam honrar seus pais.
QuintaEf 6.4 Pais devem criar seus filhos na admoestação do Senhor.
SextaPv 11.29 O que perturba a sua casa herdará vento.
SábadoGn 1.28 Deus abençoou a família no Éden.

Introdução

Deus celebrou o primeiro casamento no Éden e deu ao casal a ordem de se multiplicar e encher a terra. A família é uma instituição divina e, ao mesmo tempo, a célula mater da sociedade. Existem promessas e bênçãos de Deus para a família.

🔑 PONTO-CHAVE:
Em família, construímos laços de afeto, carinho e amor, bem como a construção de valores

🤓 Refletindo

“Membros são temporários, mas família é para a vida inteira”
Dra. Maíra de Melo

Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊

 

2 – UM MINISTÉRIO CHAMADO FAMÍLIA

A igreja e a sociedade são constituídos de família, e família de pessoas. Teremos uma igreja forte se as famílias forem fortes. A família é um ministério e possui um líder espiritual que precisa pelo diálogo, carinho, atenção e culto doméstico exercer seu papel.

2.1. Um lugar de perdão

A família é um lugar onde desenvolvemos relacionamentos saudáveis, porém é inevitável que aconteça um desentendimento e pessoas se firam emocionalmente. O importante é não deixar que raiz alguma de
amargura brote e contamine a família inteira, causando discórdia e divisão. A Escritura diz que, quando depender de nós, devemos ter paz com todos (Rm 12.18). Jesus falou sobre a necessidade de perdoar uns aos outros; a maravilhosa oração do “Pai Nosso” pontua o perdão (Mt 6.12). Uma família deve saber exercitar a arte do perdão e buscar viver em comunhão. As feridas precisam ser saradas para que haja relacionamentos saudáveis.

2.2. Exercitando o culto em família

O denominado culto doméstico é imprescindível para que uma família cresça e se desenvolva no temor do Senhor. Infelizmente, a vida pós-moderna consome o nosso tempo de forma que nos esquecemos, muitas vezes, de viver momentos em família. O salmista chega a dizer que os filhos são como planta de oliveira à roda da mesa (Sl 128.3). A mesa é lugar de comunhão, de alimentação e onde compartilhamos momentos com Deus em família. Precisamos urgentemente ter tempo em família com qualidade pois, só assim, valores se firmarão e os filhos terão conhecimento acerca de Deus e de Seus feitos.



3 – EDUCANDO PARA A VIDA

Deus, quando estabeleceu a família, objetivava que valores e preceitos fossem conservados e transferidos de geração a geração. O salmista compara os filhos com flecha (Sl 127.4). A flecha é lançada à distância em um alvo. Precisamos ensinar os filhos sobre a vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).

3.1. Conservando a fé

Paulo, quando escreve a segunda missiva a Timóteo elogia a sua fé não fingida, que primeiramente habitou em sua avó Loide, e depois em sua mãe Eunice (2 Tm 1.5). Assim acontece quando a família prima por uma fé verdadeira e investe na educação cristã. A base cristã de Timóteo o ajudou a enfrentar as intempéries da vida e os desafios ministeriais. Um dos maiores legados que podemos deixar para os os filhos é a fé viva e eficaz no verdadeiro Deus. Mais do que excelentes profissionais, nossos filhos precisam ser pessoas que tenham compromisso com Deus e Sua obra.

3.2. Sendo um vaso para honra

Paulo pontua em sua Epistola que existem vasos de honra e desonra, porém se alguém se purificar será vaso de honra, santificado e idôneo para o Senhor, preparado para toda a boa obra (2 Tm 2.20-21). Quando entendemos que filhos são herança do Senhor (Sl 127.3), investimos mais tempo com eles, para que sejam vasos de honra para toda a boa obra. É dever dos pais direcionar os filhos para que, independente, de onde Deus os colocar, possam fazer a diferença. José e Daniel fizeram a diferença na política e em ambientes pagãos; Timóteo, na obra de Deus.

Comentário da Lição

Os tempos mudaram e, na pós-modernidade, as pessoas preferem descartar e não consertar. Para que consertar, se posso ter outro novo? Vivemos a “época do descartável”. Esta realidade é vista nas famílias, onde, diante das crises, os cônjuges preferem se divorciar a lutar para salvar o casamento e a vida em família. Precisamos lutar todos os dias por nossa família através do diálogo, oração, jejum e aconselhamento com profissionais da área familiar. Peça socorro antes que seja tarde demais! Outro comportamento visível é a troca da presença por presente. Este novo “modus vivendi” pós-moderno prega a satisfação profissional e a realização pessoal a qualquer preço. Neste afã profissional, investimos tempo em nossas graduações, empresas e trabalhos com a justificativa de que queremos dar um estilo de vida melhor para nossa família. Urge entender que a possibilidade de algo melhor não substitui o momento presente. Muitos pais e cônjuges têm tentado comprar seus filhos e companheiros; satisfazendo os desejos materiais como forma de compensar a ausência. Somos seres humanos, e como tal precisamos que nossas necessidades afetivas também sejam atendidas.

CONCLUSÃO

A família foi instituída por Deus para propagação não somente da espécie, mas também a transmissão das Verdades Divinas e de Seus valores.

Complementanto

Bases para frutificar em família: comunicação, amor, respeito, altruísmo e tempo de qualidade em companhia de seus componentes.

Eu ensinei que

A vida em família exige responsabilidade e sacrifício, pois cabe aos pais criar um ambiente propício para o desenvolvimento de seus filhos em todos os aspectos da vida.

Lição 10 – Frutificando em família – Revista Betel Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022

O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO


Lição 10 Betel jovens 1 trimestre 2022,Lição 10 Betel Jovens Conectar 1 trimestre 2022,lição 10 revista Betel Jovens Conectar 1 trimestre 2022,Lição 10 revista Betel jovens 1 trimestre 2022,Lição 10 – Frutificando em família, lições Betel Jovens Conectar,baixar revista escola dominical Betel,baixar revista escola dominical Betel 2022,Betel dominical 1 trimestre 2022,EBD Betel,EBD Betel 2022,EBD Betel jovens 1 trimestre 2022,editora Betel jovens 1 trimestre 2022,revista EBD Betel jovens 1 trimestre 2022,Revista Betel Jovens Conectar,revista Betel jovens 1 trimestre 2022,revista Betel jovens 1 trimestre 2022 pdf,revista Betel jovens 1 trimestre 2022 pdf download,revista escola dominical jovens 1 trimestre 2022,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *