Lição 10 – O Reino do Messias: O Milênio
Revista CPAD Lições Bíblicas Jovens 4 trimestre 2021
Tema da revista: Jesus Cristo Voltará – Fé e Perseverança Para O Glorioso Dia Com O Senhor Da Igreja
TEXTO DO DIA
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição: sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.” (Ap 20.6).
SÍNTESE
O Milênio será o reinado de Cristo sobre a Terra, estabelecendo um tempo de restauração de todas as coisas destruídas desde a Queda.
Agenda de leitura | |
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Segunda | Lc 1:32 – Jesus se assentará no trono de Davi |
Terça | Dn 7:27 – Jesus reinará sobre todos os povos da Terra |
Quarta | Ap 20.6 – Jesus reinará com a Igreja |
Quinta | Is 65:25 – A natureza será restaurada ao estado original |
Sexta | Is 65:20 – As pessoas viverão muitos anos |
Sábado | Is 35:8-10 – O paraíso de Deus na Terra será restabelecido |
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
- MOSTRAR que o Milênio é o reinado de Cristo;
- EXPLICAR os propósitos do Milênio;
- MOSTRAR fatos e aspectos do Milênio,
INTERAÇÃO
Professor(a) converse com seus alunos e mostre que o Milênio será um tempo de paz e harmonia jamais visto na Terra. Explique que Jesus voltará e aqui governará durante um período de mil anos. Este será um tempo de paz e harmonia jamais visto. Leia com os alunos a seção “Síntese”. Em seguida, explique que a Queda não afetou somente a humanidade, mas até mesmo à natureza. Durante o Milênio até a natureza será restaurada. Infelizmente, na atualidade a natureza tem sido tão agredida pelos homens Sabemos que a devastação do meio ambiente e resultado da ganância dos homens inescrupulosos
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a) escreva no quadro a palavra “Milênio”. Em seguida, explique à turma que a palavra ‘milênio’ vem dos termos latinos mille (mil)e annum (ano) A palavra grega Chillas que também significa “mil”, aparece por seis vezes em Apocalipse 20, definindo a duração do Reino de Cristo antes da destruição do velho céu e da velha terra. O Milênio, portanto. refere-se aos mil anos do futuro Reino de Cristo sobre a terra que virá imediatamente antes da eternidade. Durante o Milênio, Cristo reinará no tempo e no espaço (LAHAYE Tim (Ed) Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 316).
TEXTO BÍBLICO | |
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Isaías 11.1-12 | |
1 Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará | |
2 E repousará sobre ele a Espírito do SENHOR e o Espírito de sabedoria e de inteligência e o Espírito de conselho de fortaleza, e o Espírito de conhecimento de temor o SENHOR | |
3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos seus olhos nem repreenderá segundo a ouvir dos seus ouvidos | |
4 mas julgará com justiça os pobres e repreenderá com equidade os mansos da terra e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio | |
5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a verdade, o cinto dos seus rins. | |
6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará e o bezerro e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos e um menino pequeno os guiará. | |
7 A vaca e a urso pastarão juntas e seus filhos juntos se deitarão e o lado comerá palha como o boi | |
8 E brincará a criança do peito sobre a toca da áspide, o já desmamado meterá a mão na cova do brasílico | |
9 Não se fará mal dano algum em todo monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem | |
10 E acontecerá naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso | |
11 Porque há de acontecer naquele dia que o Senhor tornará a estender a mão para adquirir outra vez os resíduos do seu povo que restarem da Assíria e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elão, e de Sinar e de Hamate, e das Ilhas do mar | |
12 E levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da Terra. |
INTRODUÇÃO
O Reino de Cristo, com duração de mil anos, terá início por ocasião da sua vinda em glória com os seus santos. Este período de mil anos é chamado Milênio, aguardado com expectativa pelo povo israelita (Lc 2.38, At 16,7). O Milênio não é ainda o fim e nem a consumação de todas as coisas. Ao estudar esse evento na Doutrina das Últimas Coisas, um dos trechos mais interessantes é a promessa de que Satanás será preso e amarrado no abismo por mil anos. Ele não será capaz de enganar as nações como fazia através do Anticristo e de seu Falso Profeta. Em seguida, o Reino de Cristo, com duração de mil anos, terá início por ocasião da sua vinda em glória com os seus santos. Este período de mil anos é chamado Milênio, ansiosamente aguardado pelo povo israelita (Lc 2:38; At 16:7). O Milênio não é ainda o fim e nem a consumação de todas as coisas.
Comentário da Lição
O Que é o Milênio no Livro do Apocalipse?
O Milênio é um reino de mil anos descrito no capítulo 20 do livro do Apocalipse, a única passagem bíblica que fala explicitamente sobre um reino milenar. Sem dúvida, o Milênio é o tema mais debatido dentro da escatologia bíblica entre os cristãos.
As interpretações sobre o Milênio, ou o Reino Milenar mencionado nessa passagem, são tão divergentes que levaram à formação de pelo menos quatro posicionamentos principais acerca desse tema.
Além dessa divisão principal em quatro escolas distintas, cada escola possui subdivisões, na medida em que há também divergências até mesmo entre os defensores de cada uma delas. Portanto, torna-se praticamente impossível abordar em um único texto todas as variações de pensamentos sobre o Milênio.
Muitos dos cristãos são leigos nos assuntos mais complexos da teologia, de modo que um aprofundamento em determinados temas torna a compreensão difícil e a leitura extremamente cansativa para muitos.
Portanto, para garantirmos a objetividade e clareza deste texto, conheceremos de uma maneira não exaustiva as principais interpretações sobre o Milênio, e também analisaremos, com muito respeito, qual a interpretação que parece ser mais coerente com a Palavra de Deus.
I. MILÊNIO, O REINADO DE CRISTO
1. Mil anos de paz.
Embora, na Bíblia, não exista a palavra “Milênio“, em Apocalipse 20.1-7 há seis repetições da expressão “mil anos”, enfatizando que tal número deve ser tomado literalmente. Serão mil anos de paz, um tempo em que o Príncipe da Paz terá domínio sobre todos os povos, em que os homens serão harmônicos e felizes pela sua presença e seu reinado neste mundo, bem como pelo fato da prisão de Satanás. No dia da Batalha do Armagedom, Jesus virá com a seguinte inscrição na sua veste e coxa: “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Ap 19.16), indicando a excelência daquele que estará chegando para reinar.
Comentário da Lição
O QUE É O MILÊNIO
O termo “Milênio” não consta do texto bíblico, mas a expressão correspondente (“mil anos”), sim. Não obstante, a doutrina do Milênio é essencialmente bíblica e consistentemente teológica.
Definição. O Milênio é um período de mil anos durante o qual Cristo há de reinar plenamente sobre o mundo, de acordo com o que explicita João no Apocalipse (20.1-5).
Trata-se de um reino literal, cujo principal objetivo é a exaltação de Jesus não somente como o Messias de Israel, mas como o Desejado de todas as nações (Ag 2:7).
O Milênio e o Reino de Deus. O Milênio pode ser considerado ainda a manifestação plena do Reino de Deus na terra. E isto nada tem a ver com a doutrina de algumas seitas que, renegando as verdades bíblicas acerca do arrebatamento da Igreja, ensinam que este mundo haverá de melhorar, pouco a pouco, até transformar-se num paraíso.
QUANDO SERÁ O MILÊNIO
O Milênio terá início logo após a Grande Tribulação, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, na companhia de todos os seus santos, houver aniquilado o dragão, o falso profeta e a besta (Ap 19.11-21). O Milênio, por conseguinte, dar-se-á, logicamente, depois do arrebatamento da Igreja.Neste período, Satanás estará amarrado até que se completem os mil anos. Em seguida, importa que ele seja solto por um pouco de tempo, até que seja definitivamente lançado no lago de fogo (Ap 20.2,7,10). Ver também Mt 25:41.
2. Satanás estará aprisionado.
O aprisionamento de Satanás será um marco contundente em todo o período de tranquilidade do Milênio. As nações, que desde a vinda de Jesus se digladiavam umas contra as outras (Mt 24.7). não mais farão guerra e os povos transformarão suas armas em instrumentos agrícolas (Mq 4:3). Assim, a perversidade humana será transformada, e o amor ao próximo será a tônica desse reino. Está escrito: “não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias: porque o jovem morrerá de cem anos, mas o pecador de cem anos será amaldiçoado” (Is 65:20).
Assim, a regra é que não haverá pecado, nem doença, no Milênio. Entretanto, como diz que o “pecador de cem anos será amaldiçoado”, possivelmente pecado e doença acontecerão excepcionalmente, em face do “amaldiçoamento’ do indivíduo que transgredir a lei do Senhor, que emana de Jerusalém. A limitação da atuação do Maligno, (que se ocupou, sempre, em mentir, acusar, levantar oposição, matar, roubar e destruir), juntamente com o glorioso ambiente da doce presença de Deus, inundará todo o Universo. Tal glória oportuniza o florescimento de um tempo maravilhoso de paz e segurança indescritíveis.
Comentário da Lição
A prisão de Satanás por mil anos
Os versículos 1 ao 3 do capítulo 20, descrevem o aprisionamento de Satanás. Ao lermos o Apocalipse é importante lembrar-mos dos destinatários primários desse livro: os cristãos do século 1. Esses irmãos estavam sendo duramente perseguidos pelo império, tinham seus bens confiscados, eram presos, e, finalmente, mortos nos centros de espetáculos romanos.
Olhando para a realidade desses cristãos, a impressão que temos é de que Satanás estava vencendo. Do ponto de vista humano, o Dragão estava realmente conseguindo destruir a Igreja.
Mas o Apocalipse traz àqueles irmãos a notícia de que há muito mais além do que os olhos humanos podem ver. Por mais que as coisas estavam difíceis, a mensagem revelada ao Apóstolo é de que o Cordeiro têm o livro nas mãos, Ele controla todas as coisas, Deus é soberano, o poder do maligno está limitado e a Igreja é mais que vencedora.
Segunda a Bíblia, o aprisionamento e derrota de Satanás ocorreu com relação à primeira vinda de Cristo, ou seja, durante Seu ministério, com Sua morte, ressurreição e coroação. O próprio Jesus testificou sobre isso, ao responder aos blasfemos fariseus: “Como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? Só então poderá roubar-lhe a casa” (Mt 12:29).
Nessa passagem, a palavra grega original para “amarrar” é exatamente a mesma que em Apocalipse 20:2 é utilizada para a palavra traduzida como “segurar”. Ainda no ministério de Jesus, temos outros exemplos acerca da derrota de Satanás. Certa vez Jesus enviou setenta discípulos com a missão de pregar o Evangelho. Quando retornaram, eles estavam muito felizes porque até os demônios lhes eram submetidos ao nome de Jesus. Então Jesus disse: “Eu via a Satanás caindo do céu como relâmpago” (Lc 10:17,18).
Perceba como Jesus relaciona a queda de Satanás com o avanço da pregação do Evangelho. O mesmo principio pode ser notado no episódio em que os gregos foram procurar por Jesus. Na ocasião Jesus disse: “Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12:31,32).
Da mesma forma como no exemplo anterior, a palavra grega para “expulsar” no Evangelho de João, é a mesma utilizada em Apocalipse 20:3 para “lançar”. Mais uma vez o Evangelho de Cristo é apontado, pelo próprio Cristo, como a derrota de Satanás.
Antes da primeira vinda de Jesus, a revelação especial de Deus estava restrita apenas ao povo de Israel, sendo que as demais nações estavam presas sob as correntes da enganação de Satanás, que as mantinham em completa ignorância.
Mas perceba que Jesus falou que com Sua morte Ele atrairia a “todos”, ou seja, não só judeus, mas gregos, romanos, etc. Com isso, entendemos que o poder do Dragão foi limitado, no sentido de que ele não pode impedir o avanço do Evangelho no mundo segando as nações como fazia anteriormente.
O aprisionamento de Satanás pode ser visto no modo como alguns poucos galileus fizeram com que o Evangelho fosse anunciado em todo o mundo civilizado. A limitação do poder de Satanás pode ser vista no próprio contexto histórico do livro do Apocalipse, onde uma Igreja formada majoritariamente por camponeses e pessoas simples, conseguiu enfrentar e resistir ao Império Romano, o maior império do mundo. Roma caiu, mas a Igreja continua de pé.
O Apóstolo Paulo também falou sobre isso ao escrever aos Colossenses, dizendo que Cristo triunfou sob os principados e potestades na Cruz (Cl 2:15). Já o escritor da Epístola aos Hebreus escreveu dizendo que a morte de Cristo destruiu o diabo (Hb 2:14; cf. 1Jo 3:8).
Também é importante entender que, apesar de Satanás estar amarrado, ele não está completamente inoperante. Ele age dentro das limitações impostas a ele. Ele persegue a Igreja levando alguns cristãos até mesmo à morte, mas não pode impedir que a pregação do Evangelho seja expandida, pois as trevas espirituais que cobriam as nações foram dissipadas, e os eleitos de todo o mundo foram atraídos à Cristo (Rm 8:30).
Entretanto, o mesmo capítulo 20 nos adverte sobre um período em que Satanás será solto, e novamente sairá a enganar as nações, recrutando os incrédulos para uma batalha final contra a Igreja de Cristo (Ap 20:7-10).
Esse período será os dias da grande tribulação, os dias em que haverá a grande apostasia como o Apóstolo Paulo escreveu (2Ts 2:3), o período em que o Anticristo pessoal e escatológico se manifestará. Esse período é o que Apocalipse 20 chama de “pouco tempo de Satanás“, e precede imediatamente o retorno glorioso do nosso Senhor.
3. Quem participará do milênio?
Esses momentos de deslumbramento e prazer serão vivenciados, de acordo com a Bíblia de estudo pentecostal, pelos alvos da igreja (Ap. 2.26,27; 3.21;5.10;20.4), o Santos ressurreto do antigo testamento (Ez 37:11-14; Ef 2.14-22; Hb 11.39,40), os santos mártires da tribulação, os que permaneceram fiéis a Cristo durante a tribulação e até a sua vinda, e os que nasceram durante o milênio (Ap 14.12; 18.4; Is 65:20-23). Todos esses estarão com Cristo reinando durante esses mil anos. Nenhum inconverso entrará nesse reino.
🔔 Pense
Qual a garantia de que esses mil anos são literais e não simbólicos?
📌 Ponto Importante
O período de mil anos de paz deve ser interpretado literalmente, haja vista que o contexto não sugere simbolismo, mesma regra válida para os sete anos da grande tribulação.
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II. PROPÓSITOS DO MILÊNIO
1. Revelar o reinado de Cristo.
O Milênio será um reino teocrático de paz sobre a Terra, com Jesus como o seu Rei. O Anjo Gabriel prometeu à Maria que Jesus se assentaria no trono de Davi (Lc 13:21 e, no Milênio, a promessa se cumprirá (Dn 2:44,45: Zc 14:9). Entretanto, esse reinado não será solitária, pois Jesus sempre mencionou aos seus discípulos que não governaria sozinho Ele disse: “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono” (Ap 3.21). O livro de Apocalipse mostra nos que dois grupos reinarão com Cristo durante o Milênio nos, os crentes provenientes da era da Igreja juntamente com os santos do Antigo Testamento, e os mártires da Grande Tribulação, que não adorarão a Besta (Ap 20.4).
Comentário da Lição
Este reino será perpétuo. Isso é afirmado nas declarações inequívocas de que “nunca será destruído” e que “não será deixado para outras pessoas”; isto é, nunca deve passar para outras mãos. Não poderia haver uma declaração mais positiva de que o reino aqui mencionado continuará durante todo o tempo vindouro. Outros reinos passam, mas isso não acontece; e em meio a todas as revoluções de outros impérios, isso permanecerá. O lapso de mil e oitocentos anos desde a criação deste reino, não fez nada para confirmar a verdade dessa previsão. Muitos outros reinos durante esse tempo desapareceram da terra, mas isso permanece em pleno vigor e com poder de expansão. Ele tem, atualmente, uma extensão de domínio que nunca teve antes, e há indicações mais claras de que se espalhará por toda a terra do que jamais existiu em qualquer época anterior. Que este reino “será” perpétuo pode ser argumentado a partir das seguintes considerações:
(1) Das promessas de Deus. Estes são absolutos; e são atestados por Aquele que tem todo poder, e que pode, com infinita facilidade, realizar tudo o que falou. Assim, em Daniel 7:14, “Seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e seu reino, que não será destruído.” Lucas 1:33, “e ele reinará sobre a casa de Jacó para sempre; e do seu reino não haverá fim.” Salmo 45:6 (compare as notas em Hebreus 1:8): “Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre.” Em Hebreus 1:8, é: “Mas ao Filho ele diz: Teu trono, ó Deus, é para todo o sempre.” Isaías 9:7, “do aumento de seu governo e paz não haverá fim, no trono de Davi e em seu reino, para ordená-lo e estabelecê-lo com julgamento e justiça, de agora em diante, para sempre ”
(2) Pode-se argumentar, pelo fato de que os esforços que foram feitos para destruí-lo mostraram que isso não pode ser feito por qualquer poder humano. Já passaram mil e oitocentos anos – um período suficientemente longo para testar a questão de saber se ele pode ser destruído pela força e pela violência; pelo argumento e pelo ridículo. O experimento foi realizado de maneira justa e, se fosse possível destruí-lo por força externa, teria sido realizado. Não se pode imaginar que circunstâncias mais favoráveis? para esse fim ocorram. A igreja de Cristo encontrou todas as formas de oposição que podemos conceber que poderiam ser feitas contra ela e sobreviveu a todas elas.
2. Concluir o plano divino para Israel.
Israel, ao longo da história, sempre foi tratado de maneira justa pelo Senhor. Paulo disse que, embora estejam atualmente com o coração endurecido. os hebreus seriam salvos no fim (Rm 9.27), haja vista que “Deus não rejeitou o seu povo” (Rm 112), confirmando o que foi dito pelo profeta “[…] a ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida e, de todo, não te terei por inocente” (Jr 30.11) Essas palavras tem se cumprido fielmente sobre Israel! No Milênio, porém, o remanescente de Israel não sofrerá mais nenhuma perseguição, mas desfrutará de um tempo “que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 17).
3. Tornar Jerusalém a capital do mundo.
A Bíblia informa que a cidade de Jerusalém, tantas vezes devastada pelos inimigos, será a sede do governo de Cristo na Terra (Is 24:23), Jerusalém será a capital do reinado milenar de Jesus, o qual a reconheceu como a cidade do Grande Rei (Mt 5.35), status outrora conferido nos Salmos (Sl 48.2). Jerusalém, por fim, será motivo de alegria, louvor e glória. Nunca mais será pisada, está escrito: “E esta cidade me servirá de nome de alegria, de louvor e de glória, entre todas as nações da terra que ouvirem todo o bem que eu te faço: e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem e por causa de toda a paz que eu te dou” (Jr 33:9).
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🔔 Pense
Por qual razão Jesus não reinará sozinho sobre o mundo?
📌 Ponto Importante
Jesus vai querer dar essa honra a quem vencer, como está escrito: Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21)
III. FATOS E ASPECTOS DO MILÊNIO
1. A natureza será restaurada.
Conforme Romanos 8.22.23. a criação geme, como se estivesse em dores de parto, aguardando a redenção, que acontecerá no Milênio, quando o ecossistema terrestre será completamente restaurado. A produção agrícola alcançará abundância e não haverá fome sobre a Terra (Is 35:1,2,7; 65:21). Os animais perderão o instinto de ferocidade, buscando alternativas alimentares que não destruam outras espécies (Is 11:6; 35.9; 65.25). Os seres humanos e os animais viverão em plena harmonia (Is 11:6,8).
2. O conhecimento de Deus será amplo.
O conhecimento de Deus será amplíssimo durante o Milênio. Os homens subiram a Jerusalém em busca da Palavra do Senhor, ano após ano. e receberão diretamente do Céu, sem intermediários, aquilo que eles precisam para viver bem (Mq 4:1,2) Nesse sentido, o profeta vaticinou: “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Hc 2.14).
3. O Milênio não é o fim de todas as coisas.
O Reino milenar de Cristo não se encontra, propositalmente, no último capítulo do livro do Apocalipse, haja vista que o milênio não é a consumação de todas as coisas. Nesse período, Satanás estará preso, sem poder exercer influência sobre as pessoas, por isso. a paz se concretizará sem qualquer obstáculo, entretanto, no fim dos mil anos, o Senhor libertará Satanás de sua prisão e, assim acontecerá: “E. acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue. cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha (Ap 20.7.8). Como mencionado, o milénio ainda não é o fim.
🔔 Pense
O Milênio trará ao mundo um período de paz e progresso nunca antes experimentado
📌 Ponto Importante
O Diabo é sagar e perigoso Assim como aconteceu com Eva, Sansão, Davi, Salomão, o Mal iludirá tantas pessoas cujo número e como a areia do mar, para as ajuntar em batalha (Ap 20.75), os quais se levantarão contra Deus e então virá o fim.
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SUBSÍDIO 1
As pessoas inclusas no reino milenial de Cristo serão os santos do Antigo Testamento (Dn 12.1,2,6,13), os santos da Tribulação (judeus e gentios, tanto vivos como ressurretos; Ap 20.4) e a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Embora somente os remidos possam entrar no reino do Messias, os santos vivos que escaparem da Tribulação adentrarão o reino em seus corpos naturais. Durante o reinado de Cristo no Milênio, a nação de Israel cumprirá o papel para o qual foi originalmente separada por Deus. Eles se tornarão uma nação de sacerdotes (Ex 19.6). agindo como intermediários entre aqueles que precisam ser salvos e o Rei que dá a salvação. Tornar-se-ão aquilo que estavam originalmente destinados: ser luz de Deus neste mundo” (LAHAYE, Tim (Ed.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 319).
SUBSÍDIO 2
O Milênio será um tempo de controle tanto político como espiritual. Politicamente, ele será universal (Dn 2.35) discricionário (Is 11.14) e caracterizado pela retidão e justiça. Será zeloso para com os pobres (Is 11.3-5), mas trará recriminado e juízo para quem transgredir as ordenanças do Messias (Sl 2.10-12). Este reino literal de Cristo sobre a terra também terá características espirituais. Acima de tudo, será um reino de justiça, onde Cristo será o Rei e governará com absoluta retidão (Is 2:31). Será também um tempo em que se manifestam a plenitude do Espírito e a santidade de Deus (Is 11:2-5). Naquele dia se gravará as campainhas dos cavalos: Santidade ao Senhor e todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao Senhor dos Exércitos’ (Zc 14:20.21). Tudo, do trabalho à adoração, será santificado ao Senhor. O pecado será punido (Sl 72.1-4: Zc 14.15-21) de maneira pública e justa. A era messiânica também será caracterizada por um reinado de paz (Is 2:4; 11:5-9).
Sofonias 3.9 e Isaías 45.13 afirmam que no Milênio a linguagem e a adoração serão puras. A pura adoração será possível por causa da maravilhosa presença de Deus (Ez 37.27.28). A presença física do Messias garantirá estas bênçãos” (LAHAYE, Tim (Ed.) Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 318)
CONCLUSÃO
O Milênio trará ao mundo um período de paz e progresso nunca antes experimentados. Os homens não serão amantes de si mesmos, mas servirão uns aos outros em amor. A Palavra de Deus não será apenas um conselho, uma opção, mas a lei em toda a Terra e os súditos desse reino terão prazer em obedecê-la. O Reino de Cristo não será jamais destruído (…) e será estabelecido para sempre (Dn 2.44) O Milênio será a resposta a milhões de orações do povo de Deus através dos tempos: “Venha o teu reino”.
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HORA DA REVISÃO
1. Em Apocalipse 20.1-7. quantas vezes a expressão “mil anos” aparece?
2. Cite dois aspectos do Milênio.
3. Qual versículo diz que Deus não rejeitou Israel?
4. Quem disse à Maria que Jesus se assentaria no trono de Davi?
5. Qual versículo bíblico que denota, segundo a lição, a extensão do conhecimento de Deus no Milênio?
águas cobrem o mar” (Hc 2.14)
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