Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais – Revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021

Lição 13 - O Tabernáculo e as Festas Anuais - Revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021,3 trimestre 2021,2021,Betel,Lições Betel Jovens Conectar+, O Tabernáculo, A tipologia redentora de Cristo, Descortinando o Tabernáculo, César Pereira Roza de Melo,dominical,Escola Dominical,Revista Betel, biblica, escoladominical, ebd, lições biblicas, ebdhoje.com.br, Betel, Editora Betel, Lição 13 jovens, Lição 13 jovens Betel 2021, Lição 13 Betel Jovens Conectar+ 2021, lição 13 revista Betel 2021, Lição 13 revista Betel Jovens Conectar+ 2021, EBD Betel, EBD Betel 2021, EBD Betel 3 trimestre 2021, editora Betel 3 trimestre 2021,

Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais – Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021

Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 3 trimestre 2021

Comentarista: César Pereira Roza de Melo

📑 Ver todas as lições EBD Jovens Betel

📖 Versículo do dia

“E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor, nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.” Êx 12.14

👍 Verdade aplicada

As Festas eram celebrações à bondade e fidelidade de Deus.

🎯 Objetivos da lição

  • Conceituar as Festas anuais e seu contexto em Israel;
  • Conhecer o momento histórico das Festas;
  • Destacar a importância destas Festas no meio do povo.
🙏 Motivos de Oração
Que possamos ser gratos, celebrando ao Senhor pelos enésimos benefícios que nos tem feito.
📘 LEITURA SEMANAL
SegundaLv 23:37 – As solenidades envolvem sacrifícios.
Terça1Co 5:7 – Jesus é a nossa Páscoa.
QuartaSl 100:1 – Celebrando a Deus.
QuintaIs 1.11-15 – Deus repreende o povo quanto às festas.
SextaFp 4:4 – Regozijando no Senhor.
Sábado1Co 11:23-29 – A Ceia do Senhor.
EBD Hoje | 3° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Tabernáculo – A tipologia redentora de Cristo | Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais

📣Introdução

Os hebreus celebravam várias festas sagradas, no decorrer do ano, instituídas pelo próprio Deus, as quais denominavam de “santas convocações”. Nesta lição, estudaremos algumas delas, mostrando o grande propósito de Deus através das Festas anuais.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

🔑 PONTO DE PARTIDA:
Cada festividade tinha um significado na vida do povo

1 – AS FESTAS EM SRAEL

A expressão hebraica traduzida por “festa“, tem dois significado básicos. A primeira é “uma ocasião assinalada” e a outra é “regozijo“. Em regra geral, as festas envolviam um ou mais dias em que os hebreus suspendiam seus trabalhos para celebrarem ao Senhor.

1.1. O objetivo das Festas

As santas convocações não eram apenas para festejar e ajuntar pessoas, mas também para que os israelitas meditassem sobre a bondade, providência e fidelidade de Deus. As Festas estavam ligadas à agricultura ou a algum acontecimento em que Deus tivesse livrado Seu povo, por isso as festas eram um momento de celebração quando verdades eram reiteradas e convicções lembradas. Algumas destas festas teriam que ser observadas perpetuamente como a festa da Páscoa (Ex 12:14). Deus não queria que o povo se esquecesse de sua história de milagres e intervenções divinas, por isto requisitou as festas para que servissem de lembretes.

1.2. As Festas revelavam o Deus de Israel

Desde que os hebreus viviam no Egito, o propósito de Deus sempre foi tê-los como propriedade exclusiva, pois Deus exige primazia e, conforme diz o texto sagrado, o Espírito que em nós habita tem ciúmes (Tg 4:5). A festa da Páscoa, por exemplo, mostra um Deus libertador; A festa do Tabernáculo apontava para o fiel provedor nas peregrinações. As demais nações precisavam olhar para Israel e, assim, serem impactadas com sua liturgia; exaltando ao único e verdadeiro Deus. Vale salientar também que estas festas serviam para que os próprios pais reforçassem na mente e no coração de seus filhos sobre o caráter do Deus tremendo (Ex 13:8) As gerações precisam aprender sobre a bondade e a fidelidade de Deus.

EBD Hoje | 3° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Tabernáculo – A tipologia redentora de Cristo | Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais

🤓 Refletindo

“As primícias de nossa renda mostram a gratidão de nosso coração para com Deus”
Pr Davi Nacif

Está gostando dessa lição?

Deixe seu apoio em forma de curtida e compartilhe com seus amigos 😊

 

2 – A FESTA DA PÁSCOA

A Páscoa seria comemorada por estatuto perpétuo, pois tem um grande significado para a nação, A expressão “Páscoa”, pode ser traduzida como ” passar por cima”, em alusão ao dia em que o anjo passou por cima das casas com umbrais marcados com o sangue de cordeiro. Momento este também que marca a saída do povo do Egito.

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

2.1. O cordeiro, ervas amargas e pães asmos

Na noite que antecedeu a saída do povo do Egito, foi celebrada a primeira Páscoa, quando Deus determinou que fosse imolado um cordeiro. O sangue do animal deveria ser passado na verga das portas e sua carne assada para a degustação (Ex 12:7-8), acompanhada com ervas amargas e pães asmos. É notório que Deus estava cravando verdades na mente de Seu povo, pois o cordeiro apontava para Cristo, que por Seu sangue nos guardaria da condenação mortal do pecado. As ervas amargas, além de representar os momentos de humilhação e escravidão, apontavam para o arrependimento, que precisam fazer parte da nossa vida cúltica. Os pães asmos ou sem fermento demonstravam que a nossa vida com Deus deve ser limpa, ao mesmo tempo em que apresenta Jesus como o verdadeiro pão vivo que desceu do céu (Jo 6.51).

2.2. A Páscoa e a Igreja

Foi justamente durante a festa da Páscoa que Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário, sedo Ele mesmo o Cordeiro pascal (1Co 5:7). Na noite da quinta-feira, Jesus reúne-se com Seus discípulos e institui a Santa Ceia, caracterizado por um encontro de comunhão, instrução e reflexão sobre as responsabilidades da Nova Aliança, que seria firmada na cruz. Neste evento com os doze, Jesus estabelece o pão e o vinho como símbolo da Nova Aliança. Jesus foi explícito ao dizer “O pão é meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim” (Lc 22:19). O seu corpo seria dilacerado pelo açoite dos verdugos, portanto precisamos encarar com seriedade o pacto. O outro elemento é o sangue e Jesus diz: Este é o cálice do Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22;20).

EBD Hoje | 3° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Tabernáculo – A tipologia redentora de Cristo | Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais



3 – A FESTA DO TABERNÁCULO E DE PENTECOSTES

É certo que existem mais Festas, porém falaremos destas principais, para que possamos entender o grande propósito de Deus em reforçar na mente do povo Sua providência; gerando assim um relacionamento baseado na gratidão e na reverência.

3.1. A Festa do Tabernáculo

Esta era a maior Festa de Israel e durava oito dias. Esta Festa era para lembrar que o povo havia sido estrangeiro e peregrino na terra e que as mãos de Deus os haviam guiado de forma sobrenatural. Durante quarenta anos de caminhada em pleno deserto, as roupas e os sapatos não envelheceram (Dt 29:5). Percebemos a nuvem de dia e a coluna de fogo de noite. guiando e livrando o povo das adversidades. Tudo isto deveria ser lembrado, além, é claro, do maná e das codornizes que Deus fizera aparecer em pleno deserto, para que o povo se alimentasse. Nesta Festa, o povo cumpria os votos com ofertas voluntárias de agradecimentos feitos durante o ano (Lv 23:38).

3.2. O Pentecostes

A própria expressão Pentecostes já diz que era uma Festa que deveria ser realizada cinquenta dias depois da Páscoa. Esta festa também conhecida como Festa das Semanas (Ex 34:22). Esta festividade objetivava agradecer a Deus pela colheita e, ao mesmo tempo, oferecer a próxima colheita como primícias a Deus. A Festa de Pentecostes era considerada a segunda celebração mais importante estabelecida por Deus. Seu ritual básico era se apresentar ante ao Senhor, reconhecendo-O como sustentador. Existe uma recomendação bíblica que diz: “Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda tua renda, e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares” (Pv 3:9-10).

EBD Hoje | 3° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Tabernáculo – A tipologia redentora de Cristo | Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais

Pega essa, vaso! 😃

Subsídio Bíblico e Histórico
Deus tinha uma preocupação com as gerações futuras e queria que eles conhecessem o verdadeiro Deus de Abraão, Deus de Isaque e Deus de Jacó. Um exemplo claro disto eram as Festas e seus significados. Vejamos três festas não citadas na lição: Lua Nova ou Festa das Trombetas (Lv 23:23-25) – No começo de cada mês sempre tocava trombeta a qual se chamava Lua Nova (Nm 10:10). O motivo da festa era anunciar o começo do ano civil; preparando o povo para o apogeu das observâncias religiosas. Dia da Expiação (Lv 23:16-32) Acontecia no sétimo mês que é o Tisri, era a coroa e o ponto culminante de todo o sistema de sacrifícios. Neste dia, o sumo sacerdote reunia todos os pecados de Israel e confessava-os a Deus, pedindo perdão. O povo não podia trabalhar, mas sim afligir suas almas com jejuns, demonstrando com isso humildade e tristeza por ter pecado. O Ano Sabático – Este seria um ano de descanso – os israelitas não poderiam semear seus campos, e tudo quanto colhessem naquele ano teria que ser compartilhado pelo proprietário, pelos servos, pelos estrangeiros e até pelos animais. Os credores eram instruídos a cancelar suas dívidas acumuladas nos seis anos que antecediam o ano sabático. Os escravos também deveriam ser emancipados, trazendo assim à memória do povo o tempo em que o Senhor os resgatara da terra da servidão.

CONCLUSÃO

As Festas do povo hebreu eram momentos de encontros que proporcionavam o enaltecimento a Deus, bem como a propagação do Seu caráter e atributo às gerações posteriores.

Complementanto

Pouco se fala da oferta de primícias, talvez seja por falta de conhecimento. A oferta de primícias é bíblica e consiste em trazer ou dedicar a Deus o primeiro dia de trabalho. Para os judeus, ao santificarem as primícias da renda, estariam santificando todo o restante da renda que ficava com eles.

Eu ensinei que

As nossas assembleias solenes precisam ter propósito de gratidão e afirmação de nossa exclusividade com Deus.

Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais – Revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021

O que achou da Lição? Sua opinião é importante para nós ⭐⭐⭐⭐⭐

AVALIAR LIÇÃO

EBD Hoje | 3° Trimestre De 2021 | BetelJovens – Tabernáculo – A tipologia redentora de Cristo | Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais


Lição 13 Betel jovens 3 trimestre 2021,Lição 13 Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021,lição 13 revista Betel Jovens Conectar 3 trimestre 2021,Lição 13 revista Betel jovens 3 trimestre 2021,Lição 13 – O Tabernáculo e as Festas Anuais,
lições Betel Jovens Conectar,baixar revista escola dominical Betel,baixar revista escola dominical Betel 2021,Betel dominical 3 trimestre 2021,EBD Betel,EBD Betel 2021,EBD Betel jovens 3 trimestre 2021,editora Betel jovens 3 trimestre 2021,revista EBD Betel jovens 3 trimestre 2021,Revista Betel Jovens Conectar,revista Betel jovens 3 trimestre 2021,
revista Betel jovens 3 trimestre 2021 pdf,revista Betel jovens 3 trimestre 2021 pdf download,revista escola dominical jovens 3 trimestre 2021,

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *