Mantendo o curso quando você está cansado da batalha – EBD Hoje

Que batalha está deixando você cansado agora? Se você trabalha em um ambiente onde tudo é afirmado, exceto a fé em Cristo, você pode descobrir que, com o tempo, a erosão contínua de uma cultura cada vez mais hostil começa a desgastá-lo. Se você está passando por um momento estagnado em seu casamento ou enfrentando dificuldades com

Estudo Bíblico: Mantendo o curso quando você está cansado da batalha – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Mantendo o curso quando você está cansado da batalha – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Mantendo o curso quando você está cansado da batalha – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Que batalha está deixando você cansado agora?

Se você trabalha em um ambiente onde tudo é afirmado, exceto a fé em Cristo, você pode descobrir que, com o tempo, a erosão contínua de uma cultura cada vez mais hostil começa a desgastá-lo.

Se você está passando por um momento estagnado em seu casamento ou enfrentando dificuldades com um filho ou filha rebelde, pode descobrir que, com o tempo, sua energia se esgota e é mais difícil continuar.

Talvez você tenha lutado contra um pecado específico e, por um tempo, fez progressos. Mas então a velha tentação levantou sua cabeça feia e, tendo caído novamente, é difícil encontrar energia para se levantar e seguir em frente.

Ou talvez, depois de servir no ministério por algum tempo, você sinta que está perdendo o fôlego. Qualquer um que sirva a Deus de todo o coração saberá o que é chegar ao ponto de dizer: “Não sei por quanto tempo mais poderei fazer isso”. Então, como você mantém o rumo quando está cansado da batalha?

A igreja em Tessalônica nasceu em meio a grandes dificuldades. Alguns personagens maus começaram um tumulto, e Paulo teve que deixar a cidade durante a noite, sabendo que talvez nunca mais pudesse ver os irmãos e irmãs que professavam a fé por meio de seu ministério (Atos 17:5,10).

Paulo escreveu duas cartas aos Tessalonicenses. Na primeira, ele fundamenta esses crentes em sua nova fé e na segunda, escrita algum tempo depois, ele se concentra no que é necessário para perseverar. “Nunca se canse de fazer o que é certo” chega ao cerne da mensagem de Paulo nesta segunda carta (2 Tessalonicenses 3:13).

A grande questão é: “Como? Como posso “nunca me cansar?” Como posso ir longe como cristão? Como posso ter paciência com meus filhos e perseverança em meu trabalho ou ministério ?

Há uma pepita maravilhosa no início de 2 Tessalonicenses que me ajudou quando a vi e tem continuado a me ajudar, especialmente quando me canso da batalha. Paulo diz,

Sua fé está crescendo cada vez mais, e o amor que cada um de vocês tem um pelo outro está aumentando. Portanto, entre as igrejas de Deus nos orgulhamos de sua perseverança… (2 Tessalonicenses 1:3,4 NVI)

Há um velho ditado útil que diz que quando você vê a palavra “portanto”, você deve perguntar para que ela existe e, neste caso, é fazer uma conexão que é especialmente importante: a fé dessas pessoas está crescendo e seu amor por uns aos outros está aumentando e, portanto, Paulo se gaba de sua perseverança.

A perseverança é o fruto do crescimento na fé e no amor. Aprofundar sua fé e renovar seu amor o capacitará a manter o rumo mesmo quando estiver cansado da batalha.

Essa conexão também é evidente em outras Escrituras. Pense primeiro no amor: o amor é paciente. Por natureza sempre persevera (1 Coríntios 13:4,7). Então, quando preciso de mais paciência com outras pessoas, a maneira de conseguir é amando-as mais.

Certa vez, conversei com um líder piedoso que dirigia uma classe de escola dominical por muitos anos. Ele estava cansado e, quando nos encontramos para o café da manhã, ele me disse que achava que era hora de seguir em frente. Havia certa tristeza na maneira como ele falava, então fiz algumas perguntas que o levaram a me contar sobre suas frustrações com várias pessoas da classe.

Depois de ouvir por um tempo, eu disse a ele: “Acho que você está cansado dessas pessoas, e aqui está o que eu gostaria que você fizesse: peça a Deus para renovar seu amor por eles. Ore por eles e veja se Deus reacenderá a afeição que você tinha por eles antes”. Ele disse que faria isso. Combinamos nos encontrar novamente em um mês e, quando o fizemos, ele me disse que estava renovado e revigorado e havia mudado completamente de ideia sobre deixar a liderança do grupo.

O que aconteceu foi simples e maravilhoso: o amor crescente levou à perseverança.

Crescer na fé também produz perseverança, tornando possível manter o rumo quando você está cansado da batalha. Assim como é da natureza da grama crescer, também é da natureza da fé perseverar.

Descobri que os momentos em que fico cansado e desanimado geralmente acabam sendo momentos em que perdi de vista o que o Senhor está fazendo ou perdi a confiança no que ele é capaz de fazer em minha própria vida e na vida das pessoas. pessoas a quem sirvo. Ver essa conexão é realmente útil porque aponta para a resposta: confiança renovada em Deus e em tudo o que ele é capaz de fazer em você e por meio de você o ajudará a perseverar mesmo quando estiver cansado da batalha.

Use isso para melhorar sua oração

Quando você sabe que a fé e o amor são raízes que alimentam a perseverança, isso o ajudará a manter o rumo da oração. Imagine este cenário: você tem orado por um amigo ou ente querido descrente por muito tempo, mas nada aconteceu e você está ficando desanimado. Você pode pedir ao Senhor para ajudá-lo a perseverar em oração, mas pode achar mais útil chegar à raiz da questão e pedir-lhe que aumente sua fé em sua capacidade de mudar essa pessoa e aumentar seu amor por essa pessoa com quem você pode agora estar se sentindo bastante impaciente!

Ou para aplicar isso aos momentos em que você se cansa da batalha contra um determinado pecado; peça ao Senhor para aumentar sua fé em seu poder para vencer esse mal em sua vida e para ajudá-lo a amá-lo mais do que ama o pecado que o assedia. Isso atinge a raiz do problema! Crescer na fé e no amor a Cristo será o meio pelo qual você poderá perseverar nesta batalha.

Use isso para sustentar sua utilidade

Quando eu estava começando no ministério, um pastor piedoso me deu este sábio conselho: “Peça a Deus que lhe dê um grande coração cheio de amor pelas pessoas a quem você serve e uma confiança tranquila no que ele é capaz de fazer entre elas.” Por 35 anos, seus conselhos se mostraram consistentemente úteis.

Robert Murray M’Cheyne disse: “Não são os grandes dons que Deus usa, mas a grande semelhança com Jesus”. O ministério pode começar no impulso de dons e entusiasmo, mas só pode ser sustentado pela fé e pelo amor. Para manter o curso, você deve amar as pessoas a quem serve e acreditar que Deus está trabalhando entre elas.

Grandes dons nunca são suficientes para sustentar o ministério a longo prazo. Algumas pessoas são como foguetes no dia 4 de julho. Eles sobem com um grande barulho e um flash de luz brilhante e depois desaparecem após um curto período de tempo. Mas a fé e o amor nunca desaparecerão. Onde houver profecias, elas cessarão; onde houver línguas, elas serão silenciadas; onde há conhecimento, passará, mas a fé, a esperança e o amor permanecem (1 Coríntios 13:8,13).

Use isso para encontrar força no sofrimento

Pense no papel da fé e do amor na perseverança de Cristo por meio de seu sofrimento. Quando as pessoas zombavam de Jesus e o chamavam para descer da cruz, era o amor que o fazia ficar ali. “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13).

E Pedro nos diz que “quando eles lançavam seus insultos contra ele, ele não retaliava… Em vez disso, ele confiava naquele que julga com justiça” (1 Pedro 2:23, ênfase minha). Quando Jesus foi cercado pela escuridão, ele se entregou nas mãos do pai e confiou no triunfo final de Deus.

Ver a conexão entre fé, amor e perseverança me ajudou nos pontos mais baixos de minha vida e ministério, e fará o mesmo por você. Renove sua confiança em Deus, renove seu amor pelos outros e descobrirá que Deus o fortalece para manter o rumo mesmo quando estiver cansado da batalha.

Como você experimentou Deus fortalecendo você para perseverar?

Fonte: BíbliaComentada

Abra as páginas da Bíblia e deixe que a palavra de Deus toque seu coração. Nosso estudo bíblico: Mantendo o curso quando você está cansado da batalha – EBD Hoje. Cada capítulo é uma oportunidade de se perder nas histórias sagradas e encontrar significado pessoal.

Que batalha está deixando você cansado agora? Se você trabalha em um ambiente onde tudo é afirmado, exceto a fé em Cristo, você pode descobrir que, com o tempo, a erosão contínua de uma cultura cada vez mais hostil começa a desgastá-lo. Se você está passando por um momento estagnado em seu casamento ou enfrentando dificuldades com.

📑 Aprenda, cresça e inspire-se com as lições da Escola Bíblica Dominical. Clique agora para encontrar a lição completa que você procura.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *