O coração é enganoso acima de todas as coisas – EBD Hoje

O coração é mais enganoso do que todas as coisas e desesperadamente doente; quem pode entender isso? (Jeremias 17:9) Tendo nascido esse tipo de pessoa, não é de admirar que minhas motivações naturais estejam todas erradas. Na faculdade, liderei o culto para nosso grupo de comunhão cristã. Certa noite, um orador convidado estava sentado ao lado do nosso

Estudo Bíblico: O coração é enganoso acima de todas as coisas – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico O coração é enganoso acima de todas as coisas – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | O coração é enganoso acima de todas as coisas – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

O coração é mais enganoso do que todas as coisas e desesperadamente doente; quem pode entender isso? (Jeremias 17:9)

Tendo nascido esse tipo de pessoa, não é de admirar que minhas motivações naturais estejam todas erradas.

Na faculdade, liderei o culto para nosso grupo de comunhão cristã. Certa noite, um orador convidado estava sentado ao lado do nosso diretor regional enquanto eu cantava e tocava. Ele se virou para o nosso diretor e disse: “Esse cara está lá em cima por si mesmo, não por Deus”.

Mais tarde, quando ouvi isso, fiquei furioso. Como poderia esse palestrante, que nunca me conheceu, saber quais eram minhas motivações? Seja como for, eu finalmente percebi que ele estava certo. Não que eu não quisesse servir a Jesus – eu só queria me glorificar mais.

O Espírito Santo o usou para abrir essa parte escura e feia de mim; Eu não lidei bem com isso. Comecei a ver motivações egoístas em todos os lugares e em tudo. Fiquei desanimado e desanimado. Comecei a me perguntar se seria possível para um cristão ter motivos puros.

A guerra pelas nossas motivações

Para os cristãos, a obra do Espírito é uma obra diária e nunca terminada. Ainda estamos em guerra com o pecado, por isso as nossas motivações são suspeitas e devem ser interrogadas e investigadas constantemente.

À medida que guerreamos, devemos lembrar-nos: Jesus Cristo veio graciosamente para morrer uma morte que paga a pena pelos nossos motivos pecaminosos. Ele então ressuscitou da sepultura, conquistando a morte. Ele ascendeu ao céu para nos preparar um lugar com Deus e para enviar seu Espírito Santo para viver dentro de nós.

Se amamos e seguimos Jesus, recebemos novos corações através da sua morte, a promessa de vida através da sua ressurreição e o dom da ajuda do Espírito. Isto nos dá a possibilidade de sermos motivados pelo amor e pela glória de Deus, e não pelo amor e pela glória de nós mesmos.

Devemos começar aqui, com o evangelho, para saber por que são nossas motivações equivocadas e o que podemos fazer a respeito delas.

Identifique suas motivações equivocadas

Quando caio nos motivos errados, descubro que eles geralmente se enquadram em um — ou em ambos — dos dois grupos. A primeira é sutil, a segunda é generalizada; ambos, se deixados a apodrecer, podem destruir a integridade do nosso serviço a Cristo.

1. Você está procurando retribuir a Jesus ou agradá-lo por amor a ele?

E sem fé é impossível agradá-lo, pois quem quiser se aproximar de Deus deve acreditar que ele existe e que recompensa aqueles que o procuram. (Hebreus 11:6)

Procuramos apaziguar a Deus por gratidão pelo que ele fez? Tal gratidão pode levar a pensar que Deus deve ser reembolsado, mas a graça de Deus e o sacrifício de Jesus estão muito além do pagamento. Pensar desta forma leva a acreditar que a salvação pode ser conquistada através das obras.

Ou procuramos agradá-lo porque é a coisa certa a fazer? Os ateus fazem muitas coisas moralmente corretas, mas não conseguem agradar a Deus.

A fé em Deus é necessária para agradá-lo, portanto os ateus nunca podem fazê-lo, nem simples atos morais por si mesmos. E a gratidão a Deus deve inspirar principalmente amor, não ação. O amor e a fé impulsionam nossos desejos; e como 1 Coríntios 13 nos diz, o amor é fundamental porque, embora a fé se transforme em visão na vinda de Jesus, o amor nunca passará.

Permitir que a gratidão aprofunde o nosso amor e dependência de Cristo conduzirá a uma purificação dos nossos motivos, em vez de nos fazer agir com base num sentimento de dívida. O amor de Jesus nos fará fazer coisas certas, não apenas porque são certas, mas porque o amamos.

O desejo de agradar a Deus deve brotar do amor cada vez maior por ele, não de um endividamento ou de uma simples moralidade rígida.

2. Você está buscando aclamação do homem ou de Deus?

No entanto, muitas autoridades acreditaram nele, mas por medo dos fariseus não o confessaram, para que não fossem expulsos da sinagoga; pois eles amavam mais a glória que vem do homem do que a glória que vem de Deus. (João 12:42-43)

A aclamação dos homens, em vez do amor a Deus, é sempre a motivação errada. Muitos usaram as escrituras e o nome de Deus para satisfazer seus próprios fins. Na graça de Deus, tais pessoas ainda podem ser usadas por Deus para espalhar o evangelho, como Paulo observa em Filipenses 1:17-18, mas através de tais motivos impróprios, muitos foram confusos e desencaminhados.

Esta não é uma lista exaustiva de motivos errados, apenas uma amostra de como a nossa carne tenta arruinar a nossa caminhada com Jesus. Então, como podemos começar a levar cativo todo pensamento a Cristo (2 Coríntios 10:5)?

Verifique seu coração

Sonda-me, ó Deus, e conhece meu coração! Experimente e conheça meus pensamentos! E vê se há em mim algum caminho doloroso e guia-me pelo caminho eterno. (Salmo 139:23-24)

A habitação do Espírito dá aos crentes a capacidade de purificar os nossos motivos, através da dependência dele em cada decisão e da vigilância consistente para discernir se o amor de Cristo é a verdadeira motivação para tudo o que fazemos.

Às vezes, o pecado e o egoísmo ficarão evidentes assim que começarmos. Outras vezes, será mais sutil. Num momento em que é necessário decidir rapidamente, o medo ou a autopreservação podem nos impulsionar mais do que o amor. Ou talvez os motivos parecessem puros no início, mas as dúvidas surgiram com o tempo.

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo:

  • Se não houvesse recompensa imediata (elogio, bons sentimentos, gratidão, retribuição, avanço), eu ainda faria isso?
  • Se isso me machucasse (fisicamente, emocionalmente, financeiramente, relacionalmente), eu ainda faria isso?
  • Se eu não conseguir isso, ainda o farei?

Essas perguntas têm como objetivo ajudar a identificar e abordar problemas cardíacos, mas não são abrangentes. Em qualquer circunstância, trabalhamos com o Espírito Santo para amar mais Jesus e nos tornarmos mais semelhantes a ele. Tudo o que fazemos deve refletir isso.

Livremente motivado

Portanto, agora nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus… (Romanos 8:1)

Sempre haverá a tentação de fazer com que nosso serviço e nossas ações se refiram a nós mesmos. Se esperarmos que as nossas mentes e corações estejam totalmente claros antes de seguirmos para onde Cristo nos guia, corremos o risco de nunca seguirmos.

O poder de Cristo é aperfeiçoado em nossa fraqueza: Quando um líder de louvor propositalmente afasta o reconhecimento de si mesmo e de Deus; quando um pastor escreve seus sermões para ensinar verdades duras de maneira amorosa, independentemente da popularidade; quando um crente faz amizade com alguém que parece desagradável, mesmo que isso possa ser um convite ao ridículo; sempre que compartilhamos a verdade sobre Jesus com alguém, arriscando rejeição ou desprezo – em tudo isso, o poder de Cristo é demonstrado.

Sempre seremos tentados a agir de maneiras que não estejam enraizadas no amor por Jesus. Pode haver momentos em que somos chamados a fugir dessas tentações e momentos em que devemos enfrentá-las. Independentemente dos nossos sentimentos ou medos, somos livres para deixar de lado as motivações pecaminosas e agir com confiança, motivados pelo amor ao nosso Salvador, que se entregou por esta, a nossa liberdade.

Fonte: BíbliaComentada

Explore as Escrituras Sagradas de maneira pessoal e profunda. Nosso estudo bíblico: O coração é enganoso acima de todas as coisas – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

O coração é mais enganoso do que todas as coisas e desesperadamente doente; quem pode entender isso? (Jeremias 17:9) Tendo nascido esse tipo de pessoa, não é de admirar que minhas motivações naturais estejam todas erradas. Na faculdade, liderei o culto para nosso grupo de comunhão cristã. Certa noite, um orador convidado estava sentado ao lado do nosso.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira fácil e rápida! Clique aqui para ter acesso imediato ao conteúdo completo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *