O Poder do Pecado na Vida de um Incrédulo – EBD Hoje

A pessoa descrente não vê nada do esplendor de Cristo e ainda não tem a vida de Cristo em sua alma. Então, como é o poder secreto do pecado na vida do seu amigo, parente ou vizinho descrente? O pecado é um poder secreto, trabalhando na alma. 2 Tessalonicenses 2:10-12 nos dá uma análise devastadora

Estudo Bíblico: O Poder do Pecado na Vida de um Incrédulo – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico O Poder do Pecado na Vida de um Incrédulo – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | O Poder do Pecado na Vida de um Incrédulo – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

A pessoa descrente não vê nada do esplendor de Cristo e ainda não tem a vida de Cristo em sua alma. Então, como é o poder secreto do pecado na vida do seu amigo, parente ou vizinho descrente?

O pecado é um poder secreto, trabalhando na alma. 2 Tessalonicenses 2:10-12 nos dá uma análise devastadora de seu poder e efeito. O pecado produz frutos amargos na vida de uma pessoa. É isso que o pecado  faz .

[Satanás] usará… todo tipo de mal que engana aqueles que estão perecendo. Eles perecem porque se recusaram a amar a verdade e assim serem salvos. Por esta razão, Deus lhes envia um poderoso engano para que creiam na mentira e para que sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas se deleitaram na iniquidade.

7 Frutos Amargos do Pecado 

1. Engano

…toda espécie de mal que engana… (2 Tessalonicenses 2:10).

Observe que a Escritura diz: “o mal… engana”. Satanás faz o pecado parecer atraente. Essa é a natureza do pecado; ele sempre faz isso.

Alguns pecados vão lhe causar nojo. Você vai se perguntar: “Como alguém pode fazer isso?” Mas algumas formas de pecado serão atraentes para você. É aí que Satanás engana, e isso remonta ao Jardim do Éden.

2. Perecendo

… mal que engana os que estão perecendo. (2 Tessalonicenses 2:10).

Observe o tempo presente. Há um tema que atravessa a vida de uma pessoa que está sem Jesus Cristo. Há um desenrolar da vida que está acontecendo agora, uma queda, um tornar-se menos. Este é um processo que já começou. Por natureza, estamos perecendo.

3. Recusa em amar a verdade

Eles perecem porque se recusaram a amar a verdade… (2 Tessalonicenses 2:10).

Essas pessoas ouviram a verdade e se recusaram a acreditar nela. Mas a questão real aqui é que elas se recusaram a  amá- la. O coração governa a vida mais do que a cabeça. A maior barreira à fé não está nas dúvidas da mente, mas nos desejos do coração.

4. Deleite-se com a maldade

…serão condenados todos os que não creram na verdade, mas se deleitaram na iniquidade (2 Tessalonicenses 2:12).

“Deleitar-se na iniquidade” é a explicação de “não crer na verdade”. Onde o coração ama a iniquidade, a mente não pode abraçar a verdade. É impossível! Jesus disse: “Como vocês podem crer se aceitam elogios uns dos outros, mas não fazem nenhum esforço para obter o louvor que vem de… Deus?” (João 5:44).

5. Ilusão poderosa

Por isso Deus lhes envia um poderoso engano… (2 Tessalonicenses 2:11).

A razão é que eles se recusaram a amar a verdade. Isso é olhar para a linha do que acontece quando uma pessoa persiste em resistir e afastar Cristo. Aqui estão pessoas que ouviram a verdade e a recusaram.

Você não pode fugir da atividade de Deus aqui: Deus envia. Deus dá a eles o que desejam. Eles não querem a verdade, e agora são incapazes de recebê-la.

Quero pressionar todos os que ainda não receberam a Cristo, o perigo de continuar a recusá-Lo. Ao ouvir a Palavra, alguns de vocês estão adiando uma resposta a Jesus: “Vou me tornar um cristão mais tarde. Responderei a Deus no meu próprio tempo.” Mesmo agora, você afastaria Jesus Cristo.

Você diz: “Posso me tornar um cristão mais tarde”, mas pode não ser capaz. O poder secreto do pecado está trabalhando em você. É por isso que a Bíblia diz repetidamente: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” (Hb 3:15). Warren Wiersbe diz bem:

“O coração humano endurece cada vez que o pecador rejeita a verdade de Deus.” [1]

Você sente que Ele está se aproximando de você e você o está afastando. Toda vez que você ouve a Palavra de Deus, algo acontece em sua alma. A Palavra de Deus que você está ouvindo hoje o tornará mais suave ou o tornará mais resistente a Cristo. Ela nunca o deixa o mesmo.

Jesus disse: “Vocês terão a luz por mais um pouco de tempo. Andem enquanto vocês têm a luz, antes que as trevas os surpreendam” (João 12:35). Os pecadores se recusam a amar a verdade, e no final das contas eles acabam com uma ilusão. Eles não conseguem mais ver o que costumavam ver.

É assim que o julgamento de Deus funciona neste mundo. Deus dá aos pecadores o que eles querem. É por isso que uma vida de resistência a Deus e fuga de Deus termina em uma eternidade longe de Deus — na escuridão, com os que odeiam a Deus, fora da luz e da alegria de Sua presença.

6. Fé na mentira

Deus lhes envia um poderoso engano para que creiam na mentira” (2 Tessalonicenses 2:11).

“A mentira” remonta ao Jardim do Éden quando Satanás disse: “Vocês serão como Deus” (Gn 3:5). “Você é uma boa pessoa. Você não precisa do sacrifício de Cristo. Você pode resolver isso sozinho.”

Quando um homem sente que é o capitão e comandante de sua própria vida, que é seu próprio deus, sua própria lei e que pode se sustentar nos méritos de sua própria bondade, você sabe que ele engoliu a mentira. Ele está vivendo sob uma poderosa ilusão.

7. Condenação

…serão condenados todos os que não creram na verdade, mas se deleitaram na iniquidade (2 Tessalonicenses 2:12).

“Condenação” é uma palavra terrível. Você não estremece quando a ouve? Nós nos alegramos em Romanos 8:1 que diz: “Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”, mas a razão que tem significado para nós é encontrada aqui mesmo em 2 Tessalonicenses 2:12.

Para aqueles que resistiram às reivindicações do Salvador, que não amaram a verdade, mas creram na mentira, Cristo dirá: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim!” (Mt 7:3). Então, haverá “choro e ranger de dentes” (Mt 8:12, 13:42, 13:50, 22:13, 24:51, 25:30). Você sabia que Jesus disse essa frase sete vezes? Eu não quero isso para você. Aqueles que oram por você não querem isso para você.

Esses sete frutos amargos do pecado nos mostram por que precisamos de um Salvador. Jesus Cristo veio ao mundo porque precisamos ser salvos do mistério do pecado que está em ação em cada vida humana.

Fonte: BíbliaComentada

Explore as Escrituras Sagradas de maneira pessoal e profunda. Nosso estudo bíblico: O Poder do Pecado na Vida de um Incrédulo – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

A pessoa descrente não vê nada do esplendor de Cristo e ainda não tem a vida de Cristo em sua alma. Então, como é o poder secreto do pecado na vida do seu amigo, parente ou vizinho descrente? O pecado é um poder secreto, trabalhando na alma. 2 Tessalonicenses 2:10-12 nos dá uma análise devastadora.

📑 Descubra todo o conhecimento da Escola Bíblica Dominical em um só lugar – clique para encontrar sua lição completa da EBD agora!

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *