O problema de ouvir a nós mesmos – EBD Hoje

Eu tinha batido em uma parede. Eu estava exausto e não via nenhum descanso chegando tão cedo. Eu estava me sentindo sobrecarregado com as demandas e oportunidades contínuas do ministério, tanto no trabalho quanto em casa, e frustrado por causa das coisas que queria fazer, mas não podia. Coisas como: Acompanhar meu marido em uma viagem de negócios ocasional Trazer

Estudo Bíblico: O problema de ouvir a nós mesmos – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico O problema de ouvir a nós mesmos – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | O problema de ouvir a nós mesmos – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Eu tinha batido em uma parede. Eu estava exausto e não via nenhum descanso chegando tão cedo. Eu estava me sentindo sobrecarregado com as demandas e oportunidades contínuas do ministério, tanto no trabalho quanto em casa, e frustrado por causa das coisas que queria fazer, mas não podia. Coisas como:

  • Acompanhar meu marido em uma viagem de negócios ocasional
  • Trazer refeições para as pessoas quando necessário
  • Visitar meus pais e sogra com mais frequência
  • Passar mais tempo com os netos
  • Ficar mais com os amigos
  • Investir na vida dos meus vizinhos

Neste momento, encontro-me numa época extraordinária da vida. Meu marido e eu somos abençoados por ter três de nossos pais ainda vivos, três filhos casados ​​e sete netos. Ambos temos empregos que nos permitem usar os dons que Deus nos deu. No entanto, com todas essas bênçãos, mesmo quando Deus torna meu trabalho claro dia após dia, é difícil não lutar com minhas limitações de tempo e energia. E quando me vejo pressionado por tudo o que Deus me deu para fazer (e pelas muitas coisas que quero fazer e não posso), não é difícil começar a deslizar para

  • Auto-piedade
  • resmungando
  • Descontentamento

Quando começamos a ouvir exclusivamente a nós mesmos, são nossos sentimentos que geralmente falam. As emoções podem ser tão fortes e falar com tanta autoridade que pode exigir muito esforço para ouvir qualquer coisa ou qualquer outra pessoa.

Há uma série de razões pelas quais tendemos a sair do caminho quando começamos a ouvir a nós mesmos em vez de falar a verdade aos nossos corações. As advertências a seguir nos lembram por que não devemos nos afastar da Palavra de Deus, nem por um momento.

1. Sem a Palavra de Deus não podemos pensar os pensamentos de Deus.

Existem exemplos em toda a Escritura que descrevem o povo de Deus caindo no pecado quando pararam de confiar e obedecer à sua Palavra e começaram a ouvir o mundo e seus próprios pensamentos.

O Salmo 42 é um exemplo de como circunstâncias avassaladoras podem nos tornar vulneráveis ​​a tirar os olhos de Deus e perder nosso equilíbrio espiritual. A única maneira de o salmista encontrar seu caminho em seu próprio tempo de teste foi lembrando quem é Deus, o que ele fez e o que prometeu fazer por todos os que o buscam.

Por que você está abatida, ó minha alma, e por que você está perturbada dentro de mim? Esperança em Deus ; pois ainda o louvarei, minha salvação e meu Deus. (Salmo 42:5, grifo meu)

Somente a Palavra de Deus fornece a verdade que leva à vida, santidade e alegria eterna. Devemos permanecer na Palavra de Deus momento a momento ou seremos enganados.

2. Nossa carne é um mestre pobre.

Por natureza, ansiamos por conforto, segurança, afirmação, circunstâncias não estressantes e felicidade. Fazemos tudo o que podemos para evitar a dor e o sofrimento.

Quando nossa carne começa a falar, muitas vezes parece muito razoável e certo para nós, mas pode estar totalmente errado. Tiago nos diz aonde isso nos levará eventualmente se ouvirmos e obedecermos à nossa carne:

Mas cada pessoa é tentada quando é atraída e seduzida por seu próprio desejo. Então o desejo, quando concebido, dá à luz o pecado e o pecado, quando é totalmente desenvolvido, gera a morte. (Tiago 1:14-15)

Louvado seja Deus, Cristo nos resgatou de sermos escravos do pecado para nos tornarmos escravos da justiça!  Temos um mestre diferente , Jesus Cristo, que carregou nossos pecados na cruz, para que pudéssemos ser libertos de seu poder escravizador.

Paulo diz,

…Graças a Deus porque vocês, que antes eram escravos do pecado, tornaram-se obedientes de coração ao padrão de ensino ao qual foram comprometidos e, tendo sido afastados do pecado, tornaram-se escravos da justiça. (Romanos 6:17-18)

3. As mensagens do mundo comunicam o que nossa carne quer ouvir.

Não é apenas fácil concordar com as coisas que nossa carne egocêntrica quer ouvir, mas, mesmo quando não estamos nos sentindo descontentes ou infelizes, o mundo está empenhado em nos seduzir com coisas que nos desviarão do caminho da santidade. .

O apóstolo Paulo diz que devemos lidar impiedosamente com esses desejos autocentrados:

Mortifiquem, portanto, o que há de terreno em vocês: imoralidade sexual, impureza, paixões, desejos malignos e avareza, que é idolatria. (Colossenses 3:5)

4. Temos um inimigo que sabe onde somos vulneráveis.

Satanás sabe exatamente quando nossas defesas estão baixas e onde estamos mais propensos a acreditar em mentiras. Se nosso desejo é a aprovação dos outros, ele usa isso a seu favor. Quando nos sentimos sozinhos, ele sabe exatamente onde apontar seu dardo. Se lutamos contra a culpa pelas escolhas do passado, ele é o primeiro a nos acusar de sermos impostores na família de Deus.

Mas sua tática favorita é tirar vantagem daqueles que se sentem confiantes em suas próprias habilidades e pontos fortes e não acreditam que possam cair.

Isso significa que devemos observar e nos preparar para seus ataques conhecendo e permanecendo firmes na verdade de Deus:

Seja sóbrio; fique atento. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resisti-lhe firmes na fé, sabendo que os mesmos tipos de sofrimento estão sendo experimentados por seus irmãos e irmãs em todo o mundo. (1 Pedro 5:8-9)

A Boa Nova do evangelho é que Jesus deu um golpe mortal em nosso inimigo e, embora ainda tente criar estragos em nossas vidas semeando mentiras que podem nos derrotar e nos fazer tropeçar, ele não tem mais autoridade sobre nós. Aqueles que foram comprados pelo sangue de Cristo podem dizer com confiança: “O Deus eterno é o seu refúgio e debaixo dele estão os seus braços eternos. Ele expulsará os seus inimigos de diante de você, dizendo: ‘Destrua-os!’” (Deuteronômio 33:27).

5. Temos visão e compreensão limitadas.

Pois agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face. Agora conheço em parte, então conhecerei plenamente, assim como sou plenamente conhecido.  (1 Coríntios 13:12)

Não podemos ver tão longe quanto Deus, tornando-nos propensos a ações baseadas em visão e compreensão limitadas e permitindo que nossas emoções tenham mais peso do que a Palavra de Deus. Quando não vemos nenhuma evidência da bondade amorosa de Deus em nossas circunstâncias, ou o bem que ele poderia trazer de nossa dor, seremos tentados a procurar a porta de saída mais próxima, quer isso signifique largar nosso emprego, deixar nosso casamento, ir para uma igreja que nos diz o que queremos ouvir, ou rejeitar completamente a verdade de Deus.

Em 2 Coríntios 10:4-6,  Paulo nos diz como guardar nossos pensamentos e emoções para que não abafem a verdade que conhecemos. Ele começa lembrando-nos de que estamos em uma guerra espiritual, e as armas com as quais devemos lutar não são as que pensaríamos ou recorreríamos naturalmente. O que é mais natural para nós é correr para um amigo que sabemos que vai concordar conosco, fugir para um romance ou TV, ou comer compulsivamente. Em vez disso, Paulo nos exorta a correr para Cristo, que nos deu poder divino para destruir argumentos e toda opinião elevada que se levanta contra o conhecimento de Deus:

  • Argumentos que se opõem à verdade
  • Opiniões que exaltam o eu em vez de Cristo
  • Tentações que sutilmente nos atraem e seduzem a pecar, quando deixamos de lado a verdade de Deus e fazemos o que é certo aos nossos próprios olhos

O poder que temos, é claro, é o evangelho. Precisamos pregá-lo a nós mesmos ao longo do dia, colocando cada pensamento sob o senhorio de Cristo. Estamos em uma batalha pela mente. Pensamentos errados e pensamentos de auto-exaltação precisam ser demolidos para que não se infiltrem e se instalem em nossos corações.

Isso significa que devemos  levar cada pensamento cativo,  identificar sua fonte e testá-lo contra a Palavra de Deus. Qualquer erro exposto deve ser substituído pela verdade de quem Deus é, o que ele fez e tudo o que prometeu para aqueles que andam de acordo com sua Palavra.

Martyn Lloyd Jones tem um bom conselho para aqueles que estão ouvindo a si mesmos em vez de ouvir a verdade:

Devemos falar para nós mesmos em vez de nos permitir falar conosco! Você deve dizer à sua alma: “Por que você está abatido – o que você tem para se preocupar?” Você deve exortar a si mesmo e dizer a si mesmo: “Espere em Deus”, em vez de murmurar dessa maneira deprimida e infeliz. E então você deve continuar a se lembrar de Deus. Quem é Deus, e o que Deus é, e o que Deus fez, e o que Deus se comprometeu a fazer.

Então, tendo feito isso, termine com esta grande nota; desafie a si mesmo, e desafie outras pessoas, e desafie o diabo e o mundo inteiro, e diga com este homem: “Eu ainda O louvarei pela ajuda de Seu semblante, que é também a ajuda de meu semblante e meu Deus.”

O Salmo 19 descreve os muitos benefícios que a Palavra de Deus nos traz. Reaviva nossa alma, torna-nos sábios, traz-nos alegria, traz entendimento ao nosso coração e são verdades que perdurarão para sempre. Vamos conversar com nós mesmos com a Palavra de Deus que é sábia, pura, correta e traz vida, para nossa alegria e sua glória eterna.

Fonte: BíbliaComentada

Mergulhe nas verdades eternas da Bíblia e experimente uma transformação interior. Nosso estudo bíblico: O problema de ouvir a nós mesmos – EBD Hoje. Cada capítulo é uma oportunidade de se perder nas histórias sagradas e encontrar significado pessoal.

Eu tinha batido em uma parede. Eu estava exausto e não via nenhum descanso chegando tão cedo. Eu estava me sentindo sobrecarregado com as demandas e oportunidades contínuas do ministério, tanto no trabalho quanto em casa, e frustrado por causa das coisas que queria fazer, mas não podia. Coisas como: Acompanhar meu marido em uma viagem de negócios ocasional Trazer.

📑 Clique para desvendar sua próxima lição da Escola Bíblica Dominical – tudo o que você precisa para um estudo bíblico significativo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *