Os cristãos deveriam ser como crianças? – EBD Hoje

Jesus disse que o reino de Deus pertence àqueles que são como crianças, mas Paulo afirmou que os adultos devem deixar de lado as coisas infantis. Então, de que forma os crentes devem ser como crianças? De que forma não estamos? Crentes Infantis Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas quando cresci, deixei de

Estudo Bíblico: Os cristãos deveriam ser como crianças? – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Os cristãos deveriam ser como crianças? – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Os cristãos deveriam ser como crianças? – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Jesus disse que o reino de Deus pertence àqueles que são como crianças, mas Paulo afirmou que os adultos devem deixar de lado as coisas infantis. Então, de que forma os crentes devem ser como crianças? De que forma não estamos?

Crentes Infantis

Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas quando cresci, deixei de lado as coisas infantis. (1 Coríntios 13:11)

Quando Paulo faz esta afirmação, ele está usando a palavra grega nepios , que era usada com mais frequência para as crianças mais novas e indefesas. Paulo usa isso ao longo de suas epístolas para comparar pessoas que não crescem em compreensão ou discernimento espiritual com crianças.

Nepios é frequentemente usado nas Escrituras para denotar alguém cuja capacidade de raciocinar permanece simples e pouco sofisticada, como uma criança. Por exemplo, Jesus usa esta palavra em Mateus 11 para mostrar como Deus escolheu trazer glória a si mesmo e confundir aqueles que se consideram sábios por ter “escondido estas coisas aos sábios e entendidos e as revelado aos [nepios]” (v. 25 ) . ). Deus escolhe aqueles que são como crianças indefesas, então não há dúvida de quem reside a glória – apenas do próprio Deus.

O ensino de Paulo reflete que não se espera que permaneçamos simples e estagnados na nossa fé. Jesus enviou-nos o Espírito Santo para garantir que continuaríamos a amadurecer desde a nossa infância espiritual.

Crianças e Adolescentes de Jesus

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus? E chamando-lhe um menino, colocou-o no meio deles e disse: “Em verdade vos digo que, a menos que vocês se convertam e se tornem como crianças, nunca entrarão no reino dos céus. Quem se humilha como esta criança é o maior no reino dos céus. (Mateus 18:1-4)

Tal como nepios, a palavra que Jesus usa aqui —paidion— está associada a crianças pequenas, mas muitas vezes sem a conotação de completo desamparo. Embora possa se referir a bebês, parece denotar bebês e crianças pequenas.

Em Mateus 19:14 e Lucas 18:16, Jesus usa o pagamento ao dizer que o reino dos céus pertence àqueles que são como crianças. Muitos acreditam que estes versículos significam que devemos ter uma  infantil , mas não estão comparando a  das crianças com a fé dos crentes – estão comparando a dependência das crianças com a dos crentes. Isto fica mais claro quando comparado com Mateus 5:3 – outro versículo que discute a quem pertence o céu – “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.

Quem são os pobres de espírito? São aqueles que reconhecem o seu estado humilde diante de Deus. Nos três versículos, o reino pertence àqueles que se humilham. Mateus 18 dá um exemplo mais direto de que não é o estado da sua fé que está sendo discutido, mas o estado da sua humildade.

A humildade de uma criança é a da dependência e da baixa estatura. Podem não ser tão indefesos como as crianças, mas estão longe de ser autossuficientes. Devemos reconhecer a nossa dependência e baixa estatura diante de Deus e aproximar-nos dele como filhos – humildemente, com amor e gratidão.

No entanto, não devemos permanecer como crianças em pensamento:

Mas com o que devo comparar esta geração? É como se crianças sentadas nas praças gritassem para seus colegas: “Nós tocamos flauta para vocês e vocês não dançaram; cantamos uma canção fúnebre e você não lamentou. (Mateus 11:16-17)

pagação em Mateus 11 rejeita tanto João Batista quanto Jesus como vindos de Deus porque nenhum dos dois agiu como esperado. A razão “desta geração” falhou-lhes, porque era a razão de uma criança.

Durante seu ministério, Jesus muitas vezes teve que corrigir ou repreender seus discípulos quando suas ações não se alinhavam com o raciocínio infantil deles. O Espírito que vive em nós faz o mesmo, conduzindo-nos a uma maior maturidade espiritual.

Crianças ensináveis ​​e exigentes

Veja que tipo de amor o Pai nos deu, para que fôssemos chamados filhos de Deus; e assim somos. (1 João 3:1)

Teknion é outra palavra grega que significa criança . Porém, teknion possui um afeto não intrinsecamente presente nos demais, pois também pode significar querido . Destaca-se dos exemplos anteriores porque também pode significar discípulos .

Na Última Ceia (João 13), Jesus primeiro usa esse termo para falar aos seus seguidores como filhos amados e ensináveis, antes de instruí-los sobre como viver para ele.

Paulo, João e vários outros escritores do Novo Testamento usam teknion de forma semelhante, o que implica que o seu público amadureceu para ser mais perspicaz e ensinável. Eles agora podem usar a sua experiência de Cristo e o poder do Espírito para permanecerem firmes e viverem para Deus.

No entanto, eles, e a maioria de nós, ainda são crianças. Eles ainda não atingiram o objetivo: apresentar-se diante de Jesus como discípulos plenamente maduros.

Amadurecer na fé diante de Cristo

[Cristo] proclamamos, alertando a todos e ensinando a todos com toda a sabedoria, para que apresentemos todos maduros em Cristo. (Colossenses 1:28)

Paulo compartilha conosco o objetivo do nosso progresso e a razão de grande parte do seu ensino: Jesus não pretende que permaneçamos jovens espirituais para sempre.

Cristo morreu e ressuscitou para vencer o pecado e a morte, para que renascêssemos como filhos plenos de Deus. Embora aqueles que acreditam sempre serão seus filhos, nem sempre seremos imaturos na fé ou no espírito. Isto não significa que seremos perfeitos ou sem pecado nesta vida, mas que seremos desenvolvidos pelo Espírito como discípulos de Jesus habitualmente humildes e ensináveis. O Espírito de Deus está nos tornando semelhantes a Jesus, conduzindo-nos a uma maior maturidade, para que seremos apresentados a ele no final dos dias como adultos espirituais plenamente desenvolvidos para sua glória.

Mas como?

  • Use essas verdades para motivar o seu crescimento . Assim como desdenhamos os adultos que pensam e agem como crianças no mundo, também deveríamos desdenhar a nossa recusa em crescer em Cristo.
  • Não desanime quando não estiver crescendo tão rápido quanto gostaria . Estamos em guerra com o pecado e ele pode retardar o nosso progresso, mas não pode impedir-nos da maturidade, pois um dia veremos Jesus .
  • Peça ajuda a Deus. Ele nos deu sua Palavra, para nosso ensino e edificação. Ele nos deu oração, para que possamos ir até ele com nossas frustrações, medos e falhas. Ele nos deu membros de seu corpo através de nossa igreja local. Essas ferramentas nos ajudam no difícil processo de “crescer” em Cristo.
  • Confia nele. Se Jesus te chamou para ser dele, ele não deixará de estar ao seu lado em todas as coisas. Podemos cair, podemos falhar, mas ele nunca falha. Deus vai te sustentar, ele vai te amadurecer. Jesus te chamou, e “aquele que te chama é fiel; ele certamente o fará” (1 Tessalonicenses 5:24).

Fonte: BíbliaComentada

Abra as páginas da Bíblia e deixe que a palavra de Deus toque seu coração. Nosso estudo bíblico: Os cristãos deveriam ser como crianças? – EBD Hoje. Uma jornada emocional que transcende as palavras e transforma vidas.

Jesus disse que o reino de Deus pertence àqueles que são como crianças, mas Paulo afirmou que os adultos devem deixar de lado as coisas infantis. Então, de que forma os crentes devem ser como crianças? De que forma não estamos? Crentes Infantis Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas quando cresci, deixei de.

📑 Clique para desvendar sua próxima lição da Escola Bíblica Dominical – tudo o que você precisa para um estudo bíblico significativo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *