Pureza é mais do que sexualidade – EBD Hoje

O que você pensa quando ouve a palavra “puro”? Penso imediatamente na pureza sexual. Sem dúvida, é vital que falemos e pratiquemos a pureza sexual no nosso actual clima cultural. Ou talvez, em vez de pensar na pureza sexual, você pense na pureza moral: que quando a Bíblia fala sobre pureza, o que ela realmente está falando

Estudo Bíblico: Pureza é mais do que sexualidade – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Pureza é mais do que sexualidade – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Pureza é mais do que sexualidade – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

O que você pensa quando ouve a palavra “puro”? Penso imediatamente na pureza sexual. Sem dúvida, é vital que falemos e pratiquemos a pureza sexual no nosso actual clima cultural.

Ou talvez, em vez de pensar na pureza sexual, você pense na pureza moral: que quando a Bíblia fala sobre pureza, o que ela realmente está falando é sobre nos mantermos longe do pecado – portanto, ser puro significa estar sem pecado. Este é frequentemente o caso na Bíblia. Na verdade, há muitos casos em que o Novo Testamento aponta a pureza como uma questão de estar livre do pecado (Filipenses 1:10, 4:8; 1 Pedro 3:2).

No entanto, pensar na pureza apenas desta forma ignora o ensinamento subjacente da Bíblia sobre o que é a pureza. Ao observarmos como a pureza é descrita na Bíblia, vemos que ela fala de algo que é muito mais profundo e universal.

A pureza não é apenas uma questão de luxúria com a qual homens e mulheres em dificuldades precisam se preocupar. É uma questão que está no cerne da vida cristã.

Pureza tem a ver com totalidade

Nas bem conhecidas bem-aventuranças, Jesus usa a palavra “pureza” de uma forma que os cristãos muitas vezes não consideram. Ali Jesus declara: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8). Jesus não está apontando para uma pureza sexual ou mesmo uma pureza moral. Em vez disso, ele está nos apontando para uma pureza espiritual ou uma pureza de coração. Quando você começa a procurar por isso na Bíblia, você vê isso em todas as suas páginas. Mas o que exatamente Jesus quer dizer com ser puro de coração?

A melhor maneira de pensar sobre a pureza do coração é considerar a forma como a pureza descreve qualquer outra coisa física. A Bíblia usa o termo “puro” para falar de ouro (Apocalipse 21:18). Embora isso realmente indique a falta de defeitos, trata-se de algo muito mais molecular do que isso. Para algo ser ouro puro significa que é ouro – e nada mais. Não há outro elemento dentro dele. É 100% ouro. É totalmente ouro.

Portanto, a pureza comunica a totalidade. Não parcialmente uma coisa e parcialmente outra. Totalidade.

Aplique isso ao que Jesus diz. Para alguém ser puro de coração, significa que seu coração está determinado em uma coisa e em nada mais. É totalmente direcionado para uma coisa. Para que possamos realmente nos preocupar com a pureza, devemos nos preocupar com onde residem nossas afeições e devoções. Embora a Bíblia certamente se preocupe com a pureza sexual, ela está muito mais preocupada com a pureza do coração. Embora o adultério físico seja um pecado, é sintomático de uma questão muito mais profunda: o adultério espiritual.

Pureza tem a ver com devoção

Tanto Tiago como Paulo usaram a linguagem do adultério para falar desta pureza. Em 2 Coríntios 11:2-3, Paulo afirma: “Porque sinto um zelo divino por ti, visto que te desposei com um só marido, para te apresentar a Cristo como virgem pura. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com sua astúcia, seus pensamentos sejam desviados de uma devoção sincera e pura a Cristo.” A grande preocupação de Paulo com os coríntios é a tentação do adultério espiritual, que os afastaria da devoção pura (leia-se “de todo o coração”) a Cristo!

O chamado de Tiago contra os crentes é muito mais forte. Lemos em Tiago 4:4: “Adúlteros! Você não sabe que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

James não mede palavras. Não podemos ser dedicados a dois amantes. Não podemos ser devotados a este mundo e devotados a Deus. É um ou outro. Seu chamado a esses cristãos é purificar seus corações (Tiago 4:8).

Esta é a prática que devemos fazer também. Devemos procurar continuamente purificar nossos corações do adultério espiritual. Isto significa que devemos considerar como os nossos pensamentos e ações demonstram aquilo a que estamos verdadeiramente devotados – seja este mundo ou Deus. Essa pureza exige tanta diligência (se não mais) quanto a nossa busca pela pureza sexual. Devemos ser devotados de todo o coração a Deus.

Pureza tem a ver com Jesus Cristo

Mas graças a Deus ele não nos deixou sozinhos com esse grande desafio. Na verdade, vemos um grande paradoxo de pureza que nos é apresentado em 1 João 3:2-3:

Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não apareceu o que seremos; mas sabemos que quando ele aparecer seremos como ele, porque o veremos como ele é. E todo aquele que nele espera assim se purifica, pois ele é puro.

Aqui, Jesus é nosso exemplo e razão de pureza neste momento. Ao contemplarmos e esperarmos naquilo que um dia seremos em Cristo – completamente puros, seguindo a Deus de todo o coração – nós nos purificamos no momento. À luz do fato de que Cristo já realizou na cruz tudo o que é necessário para nos tornar puros, podemos desenvolver a nossa pureza aqui e agora (cf. Hebreus 10:14). A guerra pela sua pureza está vencida, para que possamos travar nossas batalhas diárias com renovado vigor.

Deveríamos levar a incumbência de Davi a Salomão em 1 Crônicas 28:9 como uma incumbência para nós: “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de todo o coração e com uma mente voluntária, porque o Senhor busca todos os corações e compreende todos os planos e pensamentos.”

Fonte: BíbliaComentada

Abra as páginas da Bíblia e deixe que a palavra de Deus toque seu coração. Nosso estudo bíblico: Pureza é mais do que sexualidade – EBD Hoje oferece um caminho de iluminação espiritual e conexão emocional com a divindade.

O que você pensa quando ouve a palavra “puro”? Penso imediatamente na pureza sexual. Sem dúvida, é vital que falemos e pratiquemos a pureza sexual no nosso actual clima cultural. Ou talvez, em vez de pensar na pureza sexual, você pense na pureza moral: que quando a Bíblia fala sobre pureza, o que ela realmente está falando.

📑 Clique para desvendar sua próxima lição da Escola Bíblica Dominical – tudo o que você precisa para um estudo bíblico significativo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *