Quando Deus Parece Longe – EBD Hoje

Parece ser uma das experiências mais comuns da vida cristã. Deus parece distante, como se estivesse se escondendo , ou pelo menos retendo sua presença vivificante. Sentimo-nos desamparados, espiritualmente secos e desesperados por sentir que ele ainda está lá, ainda ouvindo, ainda cuidando de nós. Mas parece que não conseguimos fazer uma oração porque até nossas orações parecem vazias e

Estudo Bíblico: Quando Deus Parece Longe – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Quando Deus Parece Longe – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Quando Deus Parece Longe – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Parece ser uma das experiências mais comuns da vida cristã. Deus parece distante, como se estivesse se escondendo , ou pelo menos retendo sua presença vivificante. Sentimo-nos desamparados, espiritualmente secos e desesperados por sentir que ele ainda está lá, ainda ouvindo, ainda cuidando de nós. Mas parece que não conseguimos fazer uma oração porque até nossas orações parecem vazias e parecem voltar para nós com um eco de derrota.

Onde estás, Senhor? Você pode me ouvir? Por que você está se escondendo de mim? Eu sou seu filho, então por que, pai, parece que você está ignorando meus gritos? Até quando, ó Senhor? Você vai me esquecer para sempre? Por quanto tempo vou procurá-lo, apenas para descobrir que o silêncio permanece? Estou definhando, ó Senhor. Não demores, ó meu Deus…

Se isso soa como o clamor do seu coração hoje, console-se por não estar experimentando nada novo ou anormal. Você está no mesmo barco que seus irmãos e irmãs no Senhor, como seus antepassados, como uma multidão de outros cristãos que vieram antes de você e que agora caminham ao seu lado. Há algum conforto nesta realidade.

Mas não pode embalar totalmente nossos corações frágeis porque sentir-se longe de Deus pode ser uma experiência assustadora. Saber que outros “estiveram lá” apenas elimina um pouco de nossa preocupação. Precisamos da Palavra de Deus para nós sobre esta realidade, para que saibamos perseverar e esperar com esperança quando Deus se sente distante.

Confie na verdade, não em seus sentimentos

O clamor de Davi no Salmo 22 soa muito como o nosso:

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?

   Por que você está tão longe de me salvar, das palavras do meu gemido?

Ó meu Deus, choro de dia, mas tu não respondes,

   e de noite, mas não encontro repouso. (vv. 1-2)

Davi se sente abandonado por Deus, pois busca incansavelmente por Deus, por descanso nele , mas não consegue encontrá-lo. O que Davi diz a seguir, no entanto, é um ponto de virada em seu lamento:

No entanto, você é santo,

   entronizado nos louvores de Israel.

Em ti nossos pais confiaram;

   eles confiaram, e tu os livraste. (vv. 3-4)

Apesar de se sentir rejeitado , solitário e quase desesperado, Davi muda seu foco para duas verdades significativas: Deus é santo e reinante, e ele é fiel para libertar seu povo.

Quando não sentimos a presença de Deus, confiamos em sua santidade e reinado.

Deus é separado de todas as outras coisas criadas em sua fidelidade, bondade, amor, sabedoria, misericórdia e graça. Porque Deus é santo, ele simplesmente não pode ser injusto, impuro ou ir contra a sua palavra.

Preciso confiar nessa verdade sobre ele quando luto para experimentar sua presença, para sentir sua proximidade. Seu reinado me lembra que ele está presente em todos os lugares, sempre; sua santidade me diz que não mereço estar perto dele. No entanto, o Deus santo e reinante me deu o dom precioso e gratuito de ser aproximado por meio do sangue de Cristo. Ele me deu o que eu não mereço, a liberdade de me aproximar de seu trono de graça com a confiança de que nunca serei rejeitado.

Então, quando sentimos que Deus nos abandonou, confiamos no que sabemos ser verdade: a santidade de Deus reina, e ele nos concedeu acesso seguro e infinito à sua presença pela graça por meio da fé, pelo sangue de seu Filho.  

Quando não sentimos o poder de Deus, confiamos em sua fiel libertação.

Davi lembra que seus antepassados ​​confiaram em Deus para libertá-los no passado, e Deus sempre o fez. Ele resgatou seu povo depois que clamaram a ele e os salvou de ídolos e inimigos quando confiaram nele.

É fácil para mim me preocupar que talvez, apenas talvez, este seja o momento em que Deus se esqueça de ser fiel, se esqueça de passar por mim. Quando me sinto assim, posso confiar na certeza da perfeita fidelidade de Deus em cuidar, ajudar e salvar seu povo. Posso aceitar Deus em sua própria Palavra, apegando-me aos relatos bíblicos de sua fidelidade . Também me lembro de como Deus foi fiel a mim no passado.

Na escuridão mais profunda, olhamos para a cruz, onde a fiel libertação de pecadores fracos e necessitados de Deus atingiu seu clímax na morte e ressurreição de Jesus Cristo. Contamos com sua fiel libertação quando não podemos sentir seu poder em ação.

Deixe a verdade transformar seus sentimentos

Davi derrama seu lamento por várias estrofes, lembrando-se da santidade e fidelidade de Deus, sendo completamente honesto sobre o que sente: “Minha força secou como um caco de barro, e minha língua grudou na minha boca; puseste-me no pó da morte” (v. 15). Só porque conhecemos a verdade sobre Deus e seu evangelho não significa que não podemos ser honestos sobre como nos sentimos. Podemos derramar nossas queixas a ele porque nosso Pai não vai a lugar nenhum e ele conhece nossos corações ainda melhor do que nós.

No entanto, algo notável acontece com os sentimentos de Davi quando ele clama a Deus. A verdade os transforma. Ele vai da lamentação da ausência de Deus à proclamação de sua presença, da dúvida e do desespero à certeza e ao louvor:

contarei o teu nome a meus irmãos;

   no meio da congregação te louvarei…

ele não escondeu seu rosto [dos aflitos],

   mas ouviu, quando clamou a ele. (vv. 22, 24)

Ao nos lembrarmos da verdade de Deus, nossos sentimentos serão cada vez mais transformados por ela. A santidade e o reinado de Deus e sua libertação fiel transcendem em muito nossas emoções passageiras e circunstâncias angustiantes. Assim, escolhemos ensaiar essas verdades quando Deus parece distante, louvá-lo mesmo quando não podemos senti-lo.

O que a Palavra de Deus diz que é verdade sobre ele? Você confiará nessas verdades quando ele se sentir distante?

Pela fé, podemos perseverar com esperança, correndo para a Palavra da verdade de Deus. Que possamos confiar em sua santidade reinante e libertação fiel, apesar de como nos sentimos. No tempo perfeito de Deus e por sua graça, podemos deixar que sua verdade transforme nossos sentimentos, para que possamos cantar louvores junto com Davi: “Deus ouviu quando eu clamei a ele”.

Fonte: BíbliaComentada

Sinta a presença divina enquanto mergulha nas Escrituras. Nosso estudo bíblico: Quando Deus Parece Longe – EBD Hoje proporciona uma experiência emocional e espiritual única.

Parece ser uma das experiências mais comuns da vida cristã. Deus parece distante, como se estivesse se escondendo , ou pelo menos retendo sua presença vivificante. Sentimo-nos desamparados, espiritualmente secos e desesperados por sentir que ele ainda está lá, ainda ouvindo, ainda cuidando de nós. Mas parece que não conseguimos fazer uma oração porque até nossas orações parecem vazias e.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira simples e eficaz. Clique agora para acessar todo o conhecimento reunido em um só lugar.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *