Você espera mais do que Deus promete? – EBD Hoje

Ficamos maravilhados, chocados com a bênção inesperada que o Senhor concedeu à nossa família logo antes do Natal. Depois de entrar nesta época com a dura realidade da falta de rendimentos e do grande peso das provações, aceitámos o facto de que este Natal conteria poucos presentes e actividades, e maior simplicidade. Contudo, na bondade imerecida

Estudo Bíblico: Você espera mais do que Deus promete? – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Você espera mais do que Deus promete? – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Você espera mais do que Deus promete? – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

Ficamos maravilhados, chocados com a bênção inesperada que o Senhor concedeu à nossa família logo antes do Natal. Depois de entrar nesta época com a dura realidade da falta de rendimentos e do grande peso das provações, aceitámos o facto de que este Natal conteria poucos presentes e actividades, e maior simplicidade.

Contudo, na bondade imerecida do Senhor, ele escolheu pegar nas nossas mãos vazias e enchê-las de presentes inesperados. Um desses presentes foi uma viagem gratuita de última hora para a Flórida. Depois de alguns dias caóticos de planejamento, surpreendemos as crianças e seguimos caminho. Ficamos cheios de gratidão e espanto – até que problema após problema surgiu.

Tempestade de neve. Atraso de voo. Aprisionamento de avião. Criança doente. Crianças gritando. E por fim, uma confusão que nos impediu de entrar na nossa casa de férias até às 2h30. Pensei: Ok, não era isso que eu esperava, mas podemos tirar o melhor proveito disso . Esse pensamento durou pouco, no entanto, pois os dias seguintes trouxeram crianças com febre e vômitos, noites sem dormir, acessos de raiva e uma visita de atendimento de urgência, enquanto observávamos ansiosamente o lindo tempo de dentro de nossa casa de férias.

Quando as expectativas são frustradas

Isto não era o que eu esperava. Por que Deus nos deu esse presente apenas para despedaçá-lo? Entre ajudar crianças doentes e adormecer em pé, comecei a lutar com o que esperava e com o que Deus havia permitido. Será que Deus estava sendo cruel ou eu estava tendo expectativas erradas de algo que, em primeiro lugar, não merecia?

Aquela semana foi difícil, mas me desafiou a ver como espero que o Senhor aja de certas maneiras – maneiras pelas quais Ele nunca prometeu agir.

Você às vezes fica desapontado ou arrasado, lutando para entender como a bondade, a fidelidade e a provisão de Deus se alinham com as suas circunstâncias?

  • Você orou desesperadamente por uma promoção no emprego, mas repetidamente foi rejeitado por um funcionário menos experiente?
  • Você implorou ao Senhor para curar seu ente querido (ou a si mesmo), mas o relatório de cada médico é mais desanimador?
  • Você já orou pedindo sabedoria para tomar uma decisão que mudaria sua vida, mas agora parece que o Senhor o conduziu por um caminho cheio de desafios inesperados?

Se Deus é bom, fiel, justo, amoroso, gentil, misericordioso, gracioso, compassivo e soberano, por que ele permite essas circunstâncias confusas que nos abalam?

Certamente não conheço todos os propósitos de Deus e ainda estou perplexo com as circunstâncias que ele permitiu, mas tenho visto como criei expectativas distorcidas em relação às suas promessas, o que complica essas reviravoltas inesperadas. Uma das principais maneiras pelas quais distorcemos as promessas de Deus é em relação à sua fidelidade (e bondade).

Deus é fiel. Isso é uma promessa (1 Coríntios 1:9). Mas precisamos saber o que ele faz e o que não promete que será fiel em fazer.

14 maneiras pelas quais Deus promete ser fiel a você

Aqui estão várias promessas que a Bíblia nos dá sobre como Deus será fiel:

1. Ele promete ser fiel para salvar você.

Ele não promete nos salvar se formos santos o suficiente, fortes o suficiente ou envolvidos o suficiente no ministério, mas promete ser fiel para nos salvar se confessarmos com a boca que Jesus é o Senhor e crermos em nosso coração que Deus ressuscitou-o dentre os mortos (Romanos 10:9-10).

2. Ele promete ser fiel para santificar você.

Ele não promete que sempre agirá de acordo com o que parece bom e fiel aos nossos olhos, mas promete ser fiel, santificando-nos completamente e preparando-nos para o nosso lar eterno (1 Tessalonicenses 5:23–24).

3. Ele promete ser fiel para te ensinar.

Ele não promete nos salvar de todas as provações, mas promete ser fiel, ensinando-nos na aflição a amá-lo e obedecê-lo (Salmo 119:75).

4. Ele promete ser fiel para protegê-lo.

Ele não nos promete proteção contra todos os ataques de Satanás, mas promete ser fiel, fortalecendo-nos e protegendo-nos contra o inimigo (2 Tessalonicenses 3:3).

5. Ele promete ser fiel em ouvir você.

Ele não promete responder a todas as nossas orações da maneira que desejamos, mas promete ouvir e responder tudo o que estiver de acordo com a sua vontade (1 João 5:14-15).

6. Ele promete ser fiel para fortalecer você.

Ele não promete que seremos confiantes e capazes em tudo o que fizermos, mas promete ser fiel para nos dar sua força, sabedoria e poder para realizar tudo o que ele nos chama a fazer (Filipenses 4:13).

7. Ele promete ser fiel a você quando você não for fiel a ele.

Ele não promete que nunca deixaremos de confiar nele, mas promete ser fiel, mesmo quando formos infiéis (2 Timóteo 2:13).

8. Ele promete ser fiel para caminhar com você.

Ele não promete que nos protegerá de circunstâncias assustadoras, caminhos desorientadores, estações sombrias ou tempos de perda, mas promete nos guiar por caminhos de retidão, restaurar-nos, estar perto de nós, confortar-nos e preencher-nos. consigo mesmo (Salmo 23:1-6).

9. Ele promete ser fiel para ajudá-lo a resistir à tentação.

Ele não promete que não seremos tentados, mas promete ser fiel ao não nos deixar ser tentados além da nossa capacidade (1 Coríntios 10:13).

10. Ele promete ser fiel para perdoar e purificar você.

Ele não promete que não lutaremos contra o pecado, mas promete ser fiel para nos perdoar e nos purificar da injustiça se confessarmos os nossos pecados (1 João 1:9).

11. Ele promete ser fiel para transformar você através do sofrimento.

Ele não promete nos salvar do sofrimento nas mãos de circunstâncias más ou dolorosas, mas promete ser fiel para usar nosso sofrimento à medida que confiamos nele para produzir resistência, caráter e esperança por meio do poder do Espírito Santo. (Romanos 5:1-5).

12. Ele promete ser fiel ao seu bem final.

Ele não promete nos proteger de todos os danos e decepções, mas promete ser fiel para trabalhar todas as coisas juntas para o nosso bem eterno – mesmo quando não podemos ver ou entender isso (Romanos 8:28).

13. Ele promete ser fiel para renovar sua alma.

Ele não promete impedir que nossos corpos, mentes ou esperanças terrenas se esgotem, mas promete ser fiel para renovar nosso eu interior dia após dia, mesmo enquanto nosso eu exterior se desgasta (2 Coríntios 4:16).

14. Ele promete ser fiel para prepará-lo para a glória.

Ele não promete acabar com nosso sofrimento nesta terra, mas promete ser fiel em usar esta aflição momentânea para preparar para nós um peso eterno de glória além de qualquer comparação, ao olharmos não para as coisas que são vistas, mas para as coisas que são vistas. coisas que não são vistas (2 Coríntios 4:17-18).

Como Deus é fiel

Ao refletir sobre essas incríveis promessas da fidelidade de Deus, percebo com que frequência espero que ele aja de maneiras que nunca prometeu agir.

  • Ele deseja que abandonemos este mundo e cresçamos em nosso amor por ele. No entanto, muitas vezes ele faz isso removendo de nós e negando-nos exatamente as coisas que desejamos nesta terra, revelando que ele é verdadeiramente tudo o que precisamos. Essa é a sua fidelidade.
  • Ele deseja que confiemos nele e não em nossa própria força e sabedoria. No entanto, ele muitas vezes faz isso permitindo a fraqueza em nossas vidas ou colocando-nos em situações que nos levam além das habilidades e do conforto. Essa é a sua fidelidade.
  • Ele deseja que confiemos nele completamente e estejamos ancorados na esperança da salvação. No entanto, ele muitas vezes faz isso permitindo circunstâncias que não conseguimos entender, eliminando as esperanças terrenas que nos distraem da esperança segura e eterna que ele deseja que conheçamos. Essa é a sua fidelidade.

Amigos, se vocês estão passando por circunstâncias que parecem contradizer a bondade e a fidelidade de Deus, vocês poderiam se juntar a mim no exame do seu coração para ver como podemos esperar que Deus aja de maneiras que ele nunca prometeu? Ao fazermos isso, confessemos-lhe as nossas expectativas e sejamos consolados por todas as maneiras pelas quais ele prometeu ser fiel a nós como seus filhos. Felizmente, ele é paciente e gracioso conosco à medida que passamos a confiar nele como ele realmente é, e não em quem esperamos que ele seja.

Louve ao Senhor porque mesmo quando somos infiéis, ele permanecerá fiel.

Fonte: BíbliaComentada

Embrace a espiritualidade autêntica através do estudo bíblico: Você espera mais do que Deus promete? – EBD Hoje. Uma experiência emocional que ilumina os caminhos da sua vida com sabedoria divina.

Ficamos maravilhados, chocados com a bênção inesperada que o Senhor concedeu à nossa família logo antes do Natal. Depois de entrar nesta época com a dura realidade da falta de rendimentos e do grande peso das provações, aceitámos o facto de que este Natal conteria poucos presentes e actividades, e maior simplicidade. Contudo, na bondade imerecida.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira fácil e rápida! Clique aqui para ter acesso imediato ao conteúdo completo.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *