A graça de Deus deixa algumas pessoas irritadas – EBD Hoje

A graça de Deus deixará você com raiva ou fará com que você adore.  Quando você sente que pode oferecer uma explicação para seus pecados, você prejudica seu próprio arrependimento. E a tragédia é que quando um homem mina o seu próprio arrependimento, não demorará muito até que ele fique zangado com Deus: “É tudo

Estudo Bíblico: A graça de Deus deixa algumas pessoas irritadas – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico A graça de Deus deixa algumas pessoas irritadas – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | A graça de Deus deixa algumas pessoas irritadas – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

A graça de Deus deixará você com raiva ou fará com que você adore. 

Quando você sente que pode oferecer uma explicação para seus pecados, você prejudica seu próprio arrependimento. E a tragédia é que quando um homem mina o seu próprio arrependimento, não demorará muito até que ele fique zangado com Deus: “É tudo culpa de Deus. Deus me fez assim. Deus me colocou nesta posição.” 

Explicar o pecado é um grande negócio, e a tragédia é que leva muitos ao beco sem saída da raiva duradoura contra Deus.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

Se você foi encorajado de alguma forma a explicar o seu pecado, é aqui que isso leva. Explicar o pecado mina o arrependimento e minar o arrependimento leva à ira de Deus. 

Se você ler a história de Jonas , poderá notar como o tema da raiva perpassa todo o último capítulo: 

  • “Jonas ficou muito descontente e irou-se” (4:1). 
  • Deus pergunta a Jonas: “Você tem algum direito de ficar com raiva?” (4:4). 
  • Deus diz novamente: “Você tem algum direito de ficar com raiva?” (4:9). 
  • Jonas diz “Estou irado o suficiente para morrer” (4:9). 

Jonas está irado com a graça de Deus: “Eu sabia que tu és um  Deus gracioso  e compassivo, lento em irar-se e abundante em amor” (4:2, ênfase acrescentada). Este capítulo nos leva a uma verdade surpreendente: a graça de Deus pode deixar você com raiva.  

Se você quiser descobrir como a graça de Deus pode irritar as pessoas, leia Romanos 9. De todos os capítulos da Bíblia, Romanos 9 é a declaração mais clara do que a graça de Deus realmente significa.

Muitas pessoas pensam que a graça de Deus significa simplesmente que Deus é gentilmente benevolente com todas as pessoas. Mas Paulo deixa claro que a graça de Deus é muito mais pessoal e muito mais maravilhosa do que isso:

Romanos 9 

“Amei Jacó, mas odiei Esaú” (Romanos 9:13). 

Essa é uma das declarações mais difíceis da Bíblia. Há um instinto dentro de nós que quer dizer: “Está tudo bem para você amar Jacó, mas então você tem que fazer o mesmo por Esaú”. 

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

Algumas pessoas pensarão que isso é injusto. Mas Paulo escreve:

O que então diremos? Deus é injusto? De jeito nenhum! Pois [Deus] diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e terei compaixão de quem eu tiver compaixão. (Romanos 9:14-15) 

Em outras palavras, Deus diz: “Cabe a mim decidir onde exercer misericórdia”. A conclusão óbvia é que “não depende, portanto, do desejo ou esforço do homem, mas da misericórdia de Deus” (9:16). A salvação não vem do seu esforço ou desejo de ser salvo, mas da Sua grande misericórdia. 

Paulo continua lidando com uma objeção óbvia: “Um de vocês me dirá: Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois quem resiste à Sua vontade?” (9:19). Observe a resposta bíblica: “Mas quem é você, ó homem, para responder a Deus?” (9:20). Deus diz: “Com licença, você está me dizendo o que posso e o que não posso fazer?” 

Não é uma expressão do nosso orgulho e arrogância o fato de darmos tanto valor à nossa própria liberdade e tão pouco à de Deus? Sentimos que devemos ser livres para escolhê-Lo ou rejeitá-Lo, mas não sentimos que Ele deva ser livre para nos escolher ou rejeitar. 

O fruto de abraçar a liberdade de Deus 

Nosso Deus está no céu; Ele faz tudo o que Lhe agrada. (Salmo 115:3, NVI) 

Se você está realmente lutando com isso, não está sozinho. Uma razão pela qual muitos lutam é que parece que a liberdade de Deus diminui o Seu amor – Jacó eu amei, Esaú eu odiei. Se Deus realmente é amoroso, não deveria Ele tratar todas as pessoas da mesma forma?

Um amor que trata todos da mesma forma é um tipo de amor muito fraco. Deixe-me falar sobre um amor forte: eu amo minha esposa. Isso significa que não trato  ninguém da mesma forma! A Bíblia fala do amor de Cristo assim: Ele tem uma noiva! ( João 3:29 ). 

Algumas pessoas estão tão comprometidas com a ideia de que Deus deve tratar a todos da mesma forma que pensam em Deus abrindo a porta da salvação e depois recuando, esperando para ver quem entrará. 

Mas a Bíblia fala de um amor maior do que aquele, no qual Deus toma a iniciativa, não apenas ao enviar Seu Filho ao mundo, mas ao invadir a vida de determinadas pessoas para salvá-las. 

Foi isso que Deus fez com Seu povo Israel. Ouça esta grande declaração sobre o amor particular de Deus pelo Seu povo da aliança:  

“Vocês são um povo santo para o Senhor, seu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser seu povo, seu bem precioso” (Deuteronômio 7:6). 

Por que Deus os amou dessa maneira especial?  

“O Senhor não se apaixonou por vocês e não os escolheu porque éramos mais numerosos que os outros povos, pois éramos o menor de todos os povos” (7:7). 

Por que então Deus colocou Sua afeição neles?

“Foi porque o Senhor vos amou e cumpriu o juramento que fez aos vossos antepassados, que vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da terra da escravidão, do poder do Faraó, rei do Egito” (7:8).

Por que Deus te amou? 

Por que Deus te amou? Porque Ele amou você – por nenhuma outra razão – não por causa de sua formação, de suas orações, de seu ministério, de seu compromisso, de sua fé ou de sua boa vida.

Deus colocou Seu amor em você simplesmente porque Ele o amou. É por isso que Ele escolheu você dentre todas as pessoas da face da terra para estar entre Seus bens mais preciosos. 

Voltando à história de Jonas, Deus estendeu este amor salvador a Nínive, a capital do terror e da tortura. Por que Nínive? De todas as cidades do mundo, por que Deus enviou um profeta para lá? De todas as cidades que Deus poderia ter escolhido, por que Ele trouxe avivamento a Nínive?

“Nosso Deus está no céu. Ele faz tudo o que Lhe agrada.” Ninguém diz a Ele o que fazer! E isso deixou Jonah furioso.  

Embora possa ser que nos sintamos mais confortáveis ​​com um Deus que opera dentro da nossa estrutura, esse não é o Deus da Bíblia. 

Fonte: BíbliaComentada

Descubra o poder da Palavra de Deus em seu cotidiano com nosso estudo bíblico: A graça de Deus deixa algumas pessoas irritadas – EBD Hoje. Cada página é uma oportunidade de descobrir mais sobre quem você é à luz da fé.

A graça de Deus deixará você com raiva ou fará com que você adore.  Quando você sente que pode oferecer uma explicação para seus pecados, você prejudica seu próprio arrependimento. E a tragédia é que quando um homem mina o seu próprio arrependimento, não demorará muito até que ele fique zangado com Deus: “É tudo.

📑 Seu guia completo para a EBD está aqui! Clique para acessar e mergulhar nas lições que transformam vidas.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *