Quando a oração piora a ansiedade – EBD Hoje

…não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7) Ano após ano, dados de pesquisa nos principais sites bíblicos

Estudo Bíblico: Quando a oração piora a ansiedade – EBD Hoje

Aprofunde-se no conhecimento das Escrituras com o Estudo Bíblico Quando a oração piora a ansiedade – EBD Hoje, mergulhando na riqueza da Exegese, Contexto Histórico e Mensagem Bíblica. Desenvolva uma base sólida em Teologia, aplicando esses princípios à sua jornada espiritual.

EBD Hoje | Quando a oração piora a ansiedade – EBD Hoje Revista CPAD Adultos | Escola Dominical

…não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

Ano após ano, dados de pesquisa nos principais sites bíblicos mostram que Filipenses 4:6-7 é uma das passagens mais populares das Escrituras, e com razão: mostra-nos o caminho comprovado de Deus da ansiedade à paz.

Infelizmente, nossos corações desesperados facilmente se desviam do caminho em busca de uma solução para o estresse. Tratamos esta passagem preciosa como um talismã, perdendo o verdadeiro significado e o caminho para a paz. Uma situação minha recente ilustra isso.

📩 Receba sua revista por R$ 7,99

Revista EBD Adultos, Jovens, Juvenis, Adolescentes, Juniores, Primários e Maternal
Em formato PDF disponível para Professor e Aluno.

Abrir Whatsapp

Ao pensar na minha situação estressante de forma prática, minha ansiedade piorou. A mesma coisa aconteceu quando tentei fixar minha atenção em outra coisa – a ansiedade voltaria como um bumerangue em um piscar de olhos.

Então Filipenses 4:6-7 me veio à mente. A oração é a resposta!

Então me ajoelhei para orar .

Minha oração começou bem, mas logo me senti como se estivesse preso em um carro quente, respirando o mesmo ar repetidas vezes. Cada linha da minha oração ofegava e trazia um desejo mais profundo de ar fresco. A oração piorou minha ansiedade .

O que aconteceu? A promessa de Deus em Filipenses 4:6–7 foi uma farsa?

Ao refletir sobre esse episódio perturbador, percebi que a promessa de Deus não era uma farsa, mas sim que eu tinha entendido tudo errado.

Uma festa de piedade não o levará à paz.

Minha oração movida pela ansiedade não melhorou as coisas. Isso porque Deus não promete nenhum tipo de oração para ser a solução mágica para parar a ansiedade. Ele prescreve súplica com ação de graças (Filipenses 4:6). Um coração sem gratidão não encontrará a paz de Deus.

EBD Hoje - Revista Escola Dominical 📖

Logo percebi minha falta. Minhas tentativas idiotas de agradecer a Deus não vinham de coração, mas eram sempre seguidas de um “mas…”, como se dissesse: “Deus, eu te agradeço por isso, mas você me deve ”. Evitar a verdadeira ação de graças leva a um coquetel de outros pecados, incluindo resmungos egocêntricos, cinismo, cobiça da situação dos outros, direitos e, em última análise, descrença. Tudo isso é o oposto da gratidão.

Meu grupo de piedade egocêntrico sempre lamentou minha situação, em vez de sempre se alegrar no Senhor (Filipenses 4:4). Devemos orar com ações de graças “em tudo ” (Filipenses 4:6). Um coração agradecido não é apenas um remédio para a ansiedade; faz parte de uma dieta espiritual saudável para todas as circunstâncias (ver 1 Tessalonicenses 5:16–18).

Meditar sobre suas ansiedades não o levará à paz.

Um segundo erro da minha tentativa de oração foi a meditação equivocada. Minhas orações repetiam os detalhes da minha situação de ansiedade diante do Senhor, jogando gasolina no fogo da minha ansiedade.

O que eu estava fazendo era me apoiar no meu próprio entendimento, o que somos ensinados a não fazer por alguns motivos: primeiro, é o oposto da confiança no Senhor e, segundo, pressupõe que temos a capacidade de compreender nossas situações – não não importa quão simples ou complexos pareçam (Provérbios 3:5–6).

A única maneira de apagar o fogo da ansiedade é, felizmente, concentrar nossas mentes nas coisas boas de Filipenses 4:8 (“tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honroso, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é louvável, tudo o que é louvável, se existe alguma excelência, se existe algo digno de elogio, pense nessas coisas”).

Fixar a mente nessas coisas não é uma ação única, pois o fogo da ansiedade pode retornar rapidamente; é uma mediação contínua .

Paulo oferece outro lugar para você definir sua mente: seu exemplo.

O que você aprendeu, recebeu, ouviu e viu em mim – pratique essas coisas e o Deus da paz estará com você. (Filipenses 4:9)

Paulo tinha motivos para ansiedade; ele escreveu Filipenses e várias outras de suas epístolas na prisão. Mas a abordagem de Paulo para combater a ansiedade não apenas adotou a perspectiva de Deus, mas também foi alimentada pelo Seu poder. Ele poderia aprender o contentamento na fome, na abundância ou na necessidade:

Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)

Não é apenas com Paulo que podemos aprender. Temos uma grande nuvem de testemunhas nas Escrituras (Hebreus 11), os exemplos de homens e mulheres fiéis da história da igreja, e de crentes nas nossas igrejas hoje que modelam vidas de paz através da tribulação.

Seguir esses exemplos o ajudará na batalha.

Paz em todos os momentos?

Não nos foi prometida uma vida sem problemas; se alguma coisa, o oposto. O que diferencia a vida cristã é que, embora nos tenham sido prometidos problemas, nosso Salvador superou nossos problemas porque venceu o mundo (João 16:33).

Mesmo quando a nossa compreensão das circunstâncias vai de mal a inimaginavelmente pior, como aconteceu com Habacuque, a nossa paz e alegria podem repousar não nas nossas circunstâncias em si, mas no nosso Pai fiel que julga o mal e salva o Seu povo e é soberano sobre as nossas circunstâncias ( Habacuque 3:17–19).

Nossas ansiedades podem fluir de situações mesquinhas, sérias ou algo intermediário, mas sempre podemos ter confiança em Sua presença fiel e reconfortante (Salmo 23:4; Mateus 20:20).

O caminho da paz

Ao refletir sobre minha análise post-mortem do meu episódio de ansiedade, fiquei menos confiante em meu poder de fabricar a paz e mais confiante na capacidade de Deus de provê-la nas circunstâncias mais sombrias.

O que torna a Sua paz especial não é que uma simples oração elimina todos os nossos problemas imediatamente; é que podemos conhecer Aquele que transcende tudo e podemos chamá-lo de nosso Pai soberano e amoroso. Podemos confiar que Ele muitas vezes permite que as situações da vida nos atraiam para Ele e nos tornem mais semelhantes a Cristo.

Nossas emoções não são escravas de nossas circunstâncias; em vez disso, Cristo as libertou para desfrutarem da paz e da alegria celestiais agora, não importa o que aconteça. Esta é a paz que o mundo anseia, a paz que Deus anseia dar e a paz que é nossa em Cristo.

Fonte: BíbliaComentada

Embarque em uma jornada transformadora de fé e autodescoberta através do estudo bíblico: Quando a oração piora a ansiedade – EBD Hoje. Uma experiência emocional que ilumina os caminhos da sua vida com sabedoria divina.

…não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7) Ano após ano, dados de pesquisa nos principais sites bíblicos.

📑 Encontre sua lição da EBD de maneira simples e eficaz. Clique agora para acessar todo o conhecimento reunido em um só lugar.

❤️ Conta pra gente: O que você achou desse post?

Sua opinião é importante para nós!

💬 Comentar a lição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *